Enunciado:
Qual conjunção pode ser usada para substituir o primeiro ponto final do trecho sem alterar o seu sentido?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Fábula é uma narrativa figurada, na qual seres irracionais, objetos inanimados ou situações fictícias ganham características humanas ou existência imaginária, com o propósito de instrução moral, que sustenta toda a história e, em geral, é revelada ao seu fim. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. Esopo, o mais conhecido entre os fabulistas, foi sem dúvida um grande sábio que viveu na Grécia, na antiguidade. Sua origem é um mistério cercado de muitas lendas. Acredita-se que já nasceu escravo, e pertenceu a dois senhores. Em suas fábulas ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo, em vários contos, os personagens humanos por animais, objetos, ou coisas do reino vegetal e mineral.
A mensagem transmitida pela fábula informa aos leitores que cada pessoa encontra um tesouro em sua vida quando
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Entre o século XVII e os primeiros anos do século XVIII, ocorreram rebeliões em diferentes áreas da colônia, devido à insatisfação em relação ao valor alto dos impostos. Isso exigia muito sacrifício da população colonial e os conflitos com a metrópole começaram a acontecer:
Em fins do século XVIII, ocorreram novos conflitos entre a população colonial e a Coroa, em função de maior exploração por parte da metrópole, e ao mesmo tempo, a divulgação de ideias de liberdade, vindas da Europa, dando origem a movimentos conhecidos como conjurações ou inconfidências.
Escreva dois motivos que deram origem a movimentos como conjurações ou inconfidências.
- Língua Espanhola | 2.07 Advérbios e Adjetivos
(UECE) En la frase: “Solamente una vez se entrega el alma”, la palabra subrayada puede ser sustituida por:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Era melhor chorar diante da pia do banheiro. Porta trancada para ninguém perceber. Não podia chorar. Até podia, mas ninguém podia saber. Ou ver. Era alto, forte, chamava a atenção das garotas. A franja de lado dava um ar de superioridade. Era definitivamente invejável. Tinha tudo que um garoto da sua idade queria ter. Até a moto, com que ia à escola e depois dava carona para uma menina bonita. Garoto assim não tem fraqueza. Garoto assim não tem por que chorar. Chora quem tem fome, quem sofre, quem não tem o que quer. Se o vissem chorando iam pensar o quê? Era preciso manter a imagem diante de todos.
Disponível em: https://www.google.com. Acesso em: 12 mar. 2022.
As narrativas são conduzidas por um narrador, que apresenta as cenas utilizando determinadas perspectivas, determinadas formas de olhar. No texto, a descrição da personagem é orientada por um olhar que
- Matemática | 3.6 Exponencial
(UDESC) O conjunto solução da inequação é: