. Leia a seguir a manchete de uma notícia publicada no site de um jornal de circulação nacional.
Disponível em: <folha.com.br/notícias>. Acesso em: 30 nov. 2012.
A) Justifique o uso da voz passiva nesse gênero de texto.
B) Passe a oração para a voz ativa.
Questões relacionadas
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
Motores a combustão interna apresentam melhor rendimento quando podem ser adotadas taxas de compressão mais altas nas suas câmaras de combustão, sem que o combustível sofra ignição espontânea. Combustíveis com maiores índices de resistência à compressão, ou seja, maior octanagem, estão associados a compostos com cadeias carbônicas menores, com maior número de ramificações e com ramificações mais afastadas das extremidades da cadeia. Adota-se como valor padrão de 100% de octanagem o isômero do octano mais resistente à compressão.
Com base nas informações do texto, qual dentre os isômeros seguintes seria esse composto?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.1 Metáfora e Comparação
Texto base: Leia o texto.
Montanha-russa mais alta e rápida do mundo é inaugurada nos EUA
Nova atração conta com vagões com capacidade para 32 pessoas.
Passageiros alcançam altura de 98 m, que equivale a prédio de 30 andares.
Da Agência Efe
Um parque de diversões no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, inaugurou neste sábado a montanha-russa mais alta e rápida do mundo, a Fury 325, que alcança uma velocidade de até 150 km por hora. [...] A nova atração conta com vagões com capacidade para 32 pessoas e um longo percurso que simula o voo espontâneo de uma vespa. O trajeto, de 1,92 quilômetros, é feito em três minutos e 25 segundos. Os passageiros chegarão a uma altura de 98 metros, que equivale a um prédio de 30 andares, depois descerão por um caminho em um ângulo de 81 graus. Em seguida, percorrerão uma série de subidas, curvas e transições rápidas. [...] Disponível em: <http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/03/montanha-russa-mais-alta-e-rapida-do-mundo-e-inaugurada-nos-eua.html>. Acesso em: 28 mar. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Um dos recursos do texto é a comparação, utilizada com o objetivo de que o leitor
- Física | E. Geradores e Receptores
(UNIT) Os metais são materiais condutores que apresentam baixa resistência em relação à passagem da corrente elétrica. Com base nos conhecimentos sobre a Eletricidade, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os geradores encontrados em usinas hidroelétricas transformam energia mecânica em energia elétrica.
( ) Os resistores têm a função de transformar a energia térmica em energia elétrica, e esse efeito é denominado de Efeito Joule.
( ) Para os condutores ôhmicos, a intensidade da corrente elétrica é inversamente proporcional à ddp aplicada entre seus terminais.
( ) Ao aplicar uma diferença de potencial a um capacitor, é acumulada, em uma das placas, uma carga + Q e, na outra placa, uma carga -Q, proporcionais à diferença de potencial aplicada.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Leia o texto referente a uma das aplicações dos polígonos.
Curiosidade sobre a aplicação dos polígonos
Você já deve ter reparado em alguns vídeos de criação de jogos a presença de uma malha ou rede de pequenos polígonos, que, em conjunto, formam os personagens e cenários. A esta ferramenta dá-se o nome de Polygon Mesh, uma das formas mais utilizadas na criação dos games.
Desta forma, o grande avanço envolvido na elaboração dos games se dá pelo fato de se conseguir processar o maior número possível de polígonos em uma imagem, aumentando a qualidade dos elementos que a compõem e, consequentemente, a demanda por processamento.
De acordo com o texto quanto maior o número de polígonos que formam uma imagem:
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
O filósofo reconhece-se pela posse inseparável do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma filosofia absolutamente positiva, só conseguiram ser filósofos na medida em que, simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no saber absoluto. O que caracteriza o filósofo é o movimento que leva incessantemente do saber à ignorância, da ignorância ao saber, e um certo repouso neste movimento.
MERLEAU-PONTY, M. Elogio da filosofia. Lisboa; Guimarães, 1998 (adaptado).
O texto apresenta um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade do filósofo, que se caracteriza por