Considere um capacitor de placas paralelas ao plano yz tendo um campo elétrico de intensidade E entre elas, medido por um referencial S em repouso em relação ao capacitor. Dois outros referenciais, S′ e S′′, que se movem com velocidade de módulo v constante em relação a S nas direções de x e y, nesta ordem, medem as respectivas intensidades E′ e E′′ dos campos elétricos entre as placas do capacitor. Sendo pode-se dizer que E′/E e E′′/E são, respectivamente, iguais a
Questões relacionadas
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
(ENEM 2009 2º APLICAÇÃO)
Os temas frequentes nas pinturas de Emmanuel Nassar são objetos banais, detalhes de artesanatos encontrados nas feiras da cidade de Belém do Pará. O artista desloca elementos do campo da visualidade popular e suburbana para o campo da visualidade de suas pinturas. Ao traduzir esses elementos para as suas pinturas, o artista produz metáforas, onde essas imagens não se exaurem em si mesmas ou em conotações socioculturais. Nassar valoriza a diversidade artística, seja ela popular ou erudita, por meio da inter-relação de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais.
MATTAR, Denise. Catálogo da Exposição: Emmanuel Nassar — A Poesia da Gambiarra.
Rio de Janeiro: CCBB, 2003 (adaptado).Considerando-se as informações do texto e a pintura Arraial, do artista Emmanuel Nassar, percebe-se que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Os seres humanos têm necessidade de medir e registrar a passagem do tempo. Marque a afirmativa verdadeira sobre os instrumentos de marcação de tempo.
- Física | A. Leis de Newton
(UERN) De maneira geral, quando a superfície de um corpo desliza sobre a superfície de outro, há um movimento relativo entre as superfícies e os corpos exercem entre si forças tangenciais às superfícies em contato, que se opõem ao deslizamento. Essas forças são chamadas Forças de Atrito de Deslizamento.
Com base nos conhecimentos sobre as Leis de Newton, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A intensidade da força de atrito depende da área de contato entre os corpos.
( ) A força é uma grandeza física que pode causar a variação da velocidade vetorial de um corpo.
( ) A força normal e a força de atrito são os componentes da força de reação da superfície de apoio sobre o corpo que se encontra sobre ela.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Química | A. Equilíbrio Químico
As reações químicas dependem de colisões eficazes que ocorrem entre as moléculas dos reagentes. Quando se pensa em sistema fechado, é de se esperar que as colisões ocorram entre as moléculas dos produtos em menor ou maior grau, até que se atinja o equilíbrio químico. À temperatura ambiente, o NO2(g), gás castanho-avermelhado, está sempre em equilíbrio com o seu dímero, o N2O4(g), gás incolor. Em um experimento envolvendo a dissociação de N2O4(g) em NO2(g) coletaram-se os seguintes dados: a amostra inicial de N2O4(g) utilizada foi de 92g, em um dado momento a soma dos componentes N2O4(g) e NO2(g) foi de 1,10 mol.
Com base nesses dados, pode-se dizer que a quantidade dissociada em mols de N2O4(g) é:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
O plasma sanguíneo apresenta uma pressão osmótica bem definida e igual a de líquidos presentes no interior de uma célula, que, em meio isotônico, não corre o risco de murchar ou de estourar. Uma solução aquosa de cloreto de sódio, soro fisiológico, de concentração 0,9% (massa/volume) equivalente à massa do soluto, em gramas, em 100 mL de solução, é isotônica ao plasma sanguíneo e por isso pode ser usada em inaloterapia, porém na sua falta pode ser utilizado uma solução hipertônica de concentração 27 g/L, desde que a mesma seja previamente diluída. Para realizar uma inaloterapia em um paciente a enfermeira necessitava de 30 mL de uma solução NaCl, com a concentração adequada.
O volume de solução hipertônica necessária para realizar a inaloterapia no paciente é