BONACOSSA, Cynthia. Disponível em: <http://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/page/11>. Acesso em: 10 jun. 2016.
Nesse texto, a expressão “Minha senhora” apresenta um valor discursivo que foi utilizado para
Questões relacionadas
- História | 6.12 NazifascismoA eugenia, tal como originalmente concebida, era a aplicação de "boas práticas de melhoramento" ao aprimoramento da espécie humana. Francis Galton foi o primeiro a sugerir com destaque o valor da reprodução humana controlada, considerando-a produtora do aperfeiçoamento da espécie.ROSE, M. O espectro de Darwin. Rio de Janeiro: Zahar, 2000 (adaptado).Um resultado da aplicação dessa teoria, disseminada a partir da segunda metade do século XIX, foi o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Resenha e Sinopse
Exposição traz esfinges, sarcófagos e outros segredos do Egito
Joias, esfinges e sarcófagos. Réplicas e peças originais de objetos utilizados no dia a dia, em guerras ou cultuados pela civilização egípcia são algumas das atrações da exposição “Segredos do Egito”, em cartaz no shopping Anália Franco até o dia 3 de novembro.
Além disso, ferramentas utilizadas pelos egípcios serão expostas. Apesar de formar uma das primeiras civilizações do mundo, esse povo possuía técnicas avançadas de construção — é só se lembrar das pirâmides — e de navegação.
Estátuas de mais de dois metros de altura das divindades Anúbis, Hórus, Amon e Thot fazem parte da mostra e retratam a forte espiritualidade desse povo que era politeísta, ou seja, acreditava em vários deuses.
As pinturas em papiro também ganham destaque. Na época, esse material era feito do caule de uma planta típica do Egito, encontrada nas margens do rio Nilo.
A finalidade principal do texto é
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
(UNIFESP) Para responder à questão, leia o trecho do livro O homem cordial, de Sérgio Buarque de Holanda.
Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade — daremos ao mundo o “homem cordial”. A lhaneza (afabilidade) no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal. Seria engano supor que essas virtudes possam significar “boas maneiras”, civilidade. São antes de tudo expressões legítimas de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante. Na civilidade há qualquer coisa de coercitivo — ela pode exprimir-se em mandamentos e em sentenças. Entre os japoneses, onde, como se sabe, a polidez envolve os aspectos mais ordinários do convívio social, chega a ponto de confundir-se, por vezes, com a reverência religiosa. Já houve quem notasse este fato significativo, de que as formas exteriores de veneração à divindade, no cerimonial xintoísta, não diferem essencialmente das maneiras sociais de demonstrar respeito.
Nenhum povo está mais distante dessa noção ritualista da vida do que o brasileiro. Nossa forma ordinária de convívio social é, no fundo, justamente o contrário da polidez. Ela pode iludir na aparência — e isso se explica pelo fato de a atitude polida consistir precisamente em uma espécie de mímica deliberada de manifestações que são espontâneas no “homem cordial”: é a forma natural e viva que se converteu em fórmula. Além disso a polidez é, de algum modo, organização de defesa ante a sociedade. Detém-se na parte exterior, epidérmica do indivíduo, podendo mesmo servir, quando necessário, de peça de resistência. Equivale a um disfarce que permitirá a cada qual preservar intatas sua sensibilidade e suas emoções.
Por meio de semelhante padronização das formas exteriores da cordialidade, que não precisam ser legítimas para se manifestarem, revela-se um decisivo triunfo do espírito sobre a vida. Armado dessa máscara, o indivíduo consegue manter sua supremacia ante o social. E, efetivamente, a polidez implica uma presença contínua e soberana do indivíduo.
No “homem cordial”, a vida em sociedade é, de certo modo, uma verdadeira libertação do pavor que ele sente em viver consigo mesmo, em apoiar-se sobre si próprio em todas as circunstâncias da existência. Sua maneira de expansão para com os outros reduz o indivíduo, cada vez mais, à parcela social, periférica, que no brasileiro — como bom americano — tende a ser a que mais importa. Ela é antes um viver nos outros.
Holanda, Sérgio Buarque de. O homem cordial, 2012.
Aproxima-se do argumento exposto no último parágrafo do texto a seguinte citação do filósofo Friedrich Nietzsche:
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UNESP) O gráfico mostra o fluxo térmico do ser humano em função da temperatura ambiente em um experimento no qual o metabolismo basal foi mantido constante. A linha azul representa o calor trocado com o meio por evaporação (E) e a linha vermelha, o calor trocado com o meio por radiação e convecção (RC).
Sabendo que os valores positivos indicam calor recebido pelo corpo e os valores negativos indicam o calor perdido pelo corpo, conclui-se que:
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(UERJ) No ano letivo de 2014, em uma turma de 40 alunos, 60% eram meninas. Nessa turma, ao final do ano, todas as meninas foram aprovadas e alguns meninos foram reprovados. Em 2015,nenhum aluno novo foi matriculado, e todos os aprovados confirmaram suas matrículas. Com essa nova composição, em 2015, a turma passou a ter 20% de meninos.O número de meninos aprovados em 2014 foi igual a: