No dia 20 de abril de 2010, houve uma explosão numa plataforma petrolífera da British Petroleum, no Golfo do México, provocando o vazamento de petróleo que se espalhou pelo litoral. O poço está localizado a 1500 m abaixo do nível do mar, o que dificultou os trabalhos de reparação. Suponha a densidade da água do mar com valor constante e igual a 1,02 g/cm3 e considere a pressão atmosférica igual a 1,00 x 105 Pa. Com base nesses dados, calcule a pressão na profundidade em que se encontra o poço e assinale a alternativa correta que fornece em quantas vezes essa pressão é múltipla da pressão atmosférica.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Não cobra assinatura. Não cobra para fazer o download. Não tem anúncios. Não tem compras dentro do aplicativo. Mas, então, como o WhatsApp ganha dinheiro? Ou melhor, que tipo de magia fez o Facebook decidir comprar o app por R$ 19 bilhões, em 2014?
Quando fundado em 2009, o WhatsApp cobrava US$ 1 por instalação em alguns países. Em outros, a empresa cobrava US$ 1 por ano como forma simbólica de assinatura. E, em alguns outros, o app era completamente gratuito, caso do Brasil.
Em agosto de 2014, ano da compra pelo Facebook, cerca de 600 milhões de pessoas usavam o aplicativo de mensagens. Até setembro do mesmo ano, os relatórios financeiros do Facebook apontavam que o faturamento da empresa não ultrapassava a casa do US$ 1,3 milhão, menos de um centésimo do valor da compra. Se você pensou “então o WhatsApp não dá dinheiro”, isso faz algum sentido. O que levou o Facebook a gastar tanto, então?
Especialistas apontam o “big data” — campo da tecnologia que lida com grandes volumes de dados digitais
— como impulsionador da compra. Com mais informações, a empresa pode analisar melhor o comportamento dos usuários.
Em agosto de 2016, o WhatsApp começou a compartilhar dados com o Facebook. O objetivo? Fomentar relações entre as bases de Facebook, WhatsApp e Instagram — sugerir amizades em uma rede com base em contatos da outra, por exemplo — mas, principalmente, otimizar a recomendação de publicidade. Afinal, é aí que está o maior volume de faturamento do Facebook atualmente.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br. Acesso em: 4 jun. 2019 (adaptado).
As estratégias descritas no texto para a obtenção de lucro de forma indireta fundamentam-se no(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Cartum
Leia o cartum e o artigo 5.º do Estatuto da Criança e do Adolescente para responder à questão. Art. 5º – Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 23 out. 2013. Disponível em: <http://www.charge.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013.
Relacione a crítica expressa no cartum ao artigo 5.º (ECA). Nessa resposta, você deve considerar as dificuldades que o País encontra para garantir que essas leis sejam cumpridas.
- Biologia | 15.2 Mutações
(UFRGS) A sequência abaixo corresponde a um trecho de DNA específico que sofreu uma mutação gênica por substituição de um nucleotídeo na 5a posição.
Sobre a mutação que ocorreu na sequência de DNA acima, é correto afirmar que
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Vamos descobrir o Brasil.
Divida a turma em cinco grupos, cada grupo será uma região geográfica de nosso país. Eles devem pesquisar e descobrir os seguintes elementos culturais de cada região:
- Pesquise ritmos musicais da sua região - mínimo 3 ritmos. Dos três pesquisados, escolha um para aprofundar. Justifique.
- Faça um cartaz explicando as características desse ritmo:
1 - Qual o nome e a origem do ritmo?
2 - Se manifestam em uma data específica? Qual? Por quê?
3 - Qual o tipo de roupa é utilizado?
4 - Selecione uma música para apresentar para a turma.
5 - Façam uma ilustração em cartolina ilustrando o ritmo escolhido.
- Geografia | 6.1 Agricultura
) Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário.
São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem: