Algumas cafeteiras industriais possuem um tubo de vidro transparente para facilitar a verificação da quantidade de café no reservatório, como mostra a figura. Observe que os pontos A e B correspondem a aberturas na máquina.
Admita que a área da seção reta horizontal do reservatório seja 20 vezes maior do que a do tubo de vidro.Quando a altura alcançada pelo café no tubo é x, a altura do café no interior do reservatório corresponde a:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Uma pessoa precisa contratar um operário para fazer um serviço em sua casa. Para isso, ela postou um anúncio em uma rede social.
Cinco pessoas responderam informando preços por hora trabalhada, gasto diário com transporte e tempo necessário para conclusão do serviço, conforme valores apresentados no quadro.
Operário
Preço por hora (real)
Preço de transporte (real)
Tempo até conclusão (real)
I
120
0,00
8
II
180
0,00
6
III
170
20,00
6
IV
110
10,00
9
V
110
0,00
10
Se a pessoa pretende gastar o mínimo possível com essa contratação, irá contratar o operário
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: Observe a obra de Dióscoro Teófilo Puebla Tilín, intitulada “Primeiro desembarque de Cristóvão Colombo na América”, produzida em 1862. Disponível em:< http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/11.127/3706.> Acesso em: 17 abr. 2015.
Enunciado:
O autor da obra procurou retratar
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
O fotógrafo e editor de vídeo Eli Rezkallah, do Líbano, resolveu inverter os protagonistas de anúncios dos anos 1950 que apresentam teor sexista. Na comparação anterior, o anúncio original apresenta um convite de um restaurante aos rapazes que ainda não têm esposas que cozinhem para eles, afirmando que “lugar de mulher é em casa cozinhando para o marido”.
As alterações feitas no cartaz promovem uma reflexão relacionada, principalmente, à
- Arte - Fundamental | 09. Arte Com Papel
(...) O livro de artista é lugar, suporte de representação, campo primário que aloja a ideia, o conceito, a representação e não a reprodução da obra original.
Dentro desse paradigma, de o livro de artista falar de si próprio e de o artista explorar em seus livros certas particularidades do campo da arte, o livro de arte apropria-se de características inerentes ao livro, como a de ser um múltiplo e a de ser acessível a um grande público.
Sobre o livro-objeto
Os livros-objeto não se prendem a padrões de forma ou funcionalidade, extrapolam o conceito livro rompendo as fronteiras comumente atribuídas aos livros de leitura para se assumirem como objetos de arte. São objetos de percepção. Normalmente, são obras raras, muitas vezes únicas, ou com tiragens extremamente reduzidas. Resistem na contramão em relação aos veículos reproduzidos em massa.
Projeto Alfarrábio
- livro de artista -
Alguns artistas levam consigo um caderno onde fazem anotações, desenhos, registros, onde armazenam histórias do seu dia-a-dia, do seu fazer cotidiano. Estes cadernos-livros podem conter a gênese do processo criativo, revelam o processo da criação, do pensamento e, muitas vezes, tornam-se a própria obra. A nossa proposta é reunir artistas residentes em Brasília (a princípio) para a troca de poéticas, troca de registros, troca de olhares.
Livro de Artista Coletivo
Cada artista inicia o seu livro, que será trocado com outro artista, que por sua vez constrói suas próprias imagens e depois o passa adiante, e assim o livro segue até voltar para as mãos de quem o deu início. É a poética circulante. Híbrida. De mão em mão. De pena em pena. De pincel em pincel. De olhar em olhar.
Como irá acontecer na prática:
1. Cada um que recebe um caderno, fica com ele durante um mês e usa algumas páginas como lhe convier... Pode tudo: desenhar, escrever, pintar, colar, rasgar, etc.
2. O suporte para o livro não precisa necessariamente ser um caderno.
3. Uma vez por mês, o grupo volta a se encontrar para que novas trocas sejam feitas. O local será definido a cada vez. Pode ser uma praça, na casa de um dos artistas, num bar, numa galeria, etc.
4. A cada encontro, outros artistas podem integrar o grupo
5. Esses momentos favorecerão a troca não só de cadernos, mas de experiências, ideias, fluidos...
6. Depois de um longo ciclo de trocas estes livros farão parte de uma mostra.
http://www.livrodeartista.blogspot.com/
Converse com a turma sobre o assunto e peça que pesquisem sobre o livro de artista em livros, revistas, jornais e sites da internet, e depois abra uma roda de discussão para que troquem as informações coletadas, as imagens interessantes que acharem e queiram compartilhar, peça que levem em arquivo digital para visualizar em sala. No texto acima, retirado do blog do livro de artista, existem duas ideias que servirão de inspiração para a atividade a ser proposta para os alunos. Sugira a eles que cada um comece um livro de artista e depois passem para um colega. Combine um tempo para cada aluno ficar com o livro, que não deverá ultrapassar uma semana, para que haja tempo do livro passar por todos os alunos da turma. E marque também uma conversa periódica, quinzenal ou mensal, para que compartilhem as experiências ao longo do projeto.
Combine uma mostra dos livros de artistas coletivos no espaço cultural da escola.
- Biologia
As protozooses são doenças causadas por protozoários parasitas que envolvem, basicamente, dois locais de parasitismo: o sangue e o tubo digestório. No entanto, a pele, o coração, os órgãos do sistema genital e o sistema linfático também constituem locais em que os parasitas podem se instalar. Essas doenças envolvem, em seu ciclo, hospedeiros, isto é, organismos vivos em que os parasitas se desenvolvem.
Das parasitoses mais frequentem em nosso pais, aquela que não é causada por um protozoário é