Texto base: O apresentador do “Globo Repórter”, Sérgio Chapelin, em 18 de abril de 2014, apresentou o tema do programa — África — com a seguinte frase: “Durante quatro anos, cinegrafistas, produtores e especialistas da BBC* investigaram a vida no continente berço.”
Enunciado:
Assinale a alternativa que explica o motivo do programa se referir à África como continente berço.
Questões relacionadas
- História | 6.03 Revolução Industrial
(FUVEST 2012 1ª FASE) No século XIX, o surgimento do transporte ferroviário provocou profundas modificações em diversas partes do mundo, possibilitando maior e melhor circulação de pessoas e mercadorias entre grandes distâncias.
Dentre tais modificações, as ferrovias
- Matemática | 15. Geometria Analítica
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) O gráfico a seguir mostra o início da trajetória de um robô que parte do ponto A (2, 0), movimentando-se para cima ou para a direita, com velocidade de uma unidade de comprimento por segundo no plano cartesiano. O gráfico exemplifica uma trajetória desse robô, durante 6 segundos.
Supondo que esse robô continue essa mesma trajetória, qual será sua coordenada após 18 segundos de caminhada, contando o tempo a partir do ponto A?
- Química
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo são de origem fóssil. Essas substâncias são encontradas em diversas regiões do planeta, no estado sólido, líquido e gasoso e são processadas e empregadas de diversas formas.
(www.brasilescola.com/geografia/combustiveis-fosseis.htm. Adaptado)
Por meio de processo de destilação seca, o combustível I dá origem à matéria-prima para a indústria de produção de aço e alumínio.
O combustível II é utilizado como combustível veicular, em usos domésticos, na geração de energia elétrica e também como matéria-prima em processos industriais.
O combustível III é obtido por processo de destilação fracionada ou por reação química, e é usado como combustível veicular.
Os combustíveis de origem fóssil I, II e III são, correta e respectivamente,
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
O abandono escolar no ensino médio é um dos principais problemas da educação no Brasil. Reduzir as taxas de abandono tem sido uma tarefa que exige persistência e ações continuadas dos organismos responsáveis pela educação no país.
O gráfico apresentado a seguir mostra as taxas percentuais de abandono no ensino médio, para todo o país, no período de 2007 a 2010, em que se percebe uma queda a partir de 2008. Com o objetivo de reduzir de forma mais acentuada a evasão escolar são investidos mais recursos e intensificadas as ações, para se chegar a uma taxa em torno de 5,2% ao final do ano de 2013.
Qual a taxa de redução anual que deve ser obtida para que se chegue ao patamar desejado para o final de 2013? Considere (0,8)3 = 0,51.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(BAHIANA) Em 1665, apoiado em estudos de seus antecessores ‒ Copérnico, Galileu, Tycho Brahe, Kepler ‒ Isaac Newton enunciou uma lei de âmbito universal, conhecida como a Lei da Atração das Massas, que deu sustentação matemática às teorias da Mecânica Clássica. Sabendo-se que a intensidade da força de atração, F, é diretamente proporcional às massas, m1 e m2, e inversamente proporcional ao quadrado da distância, d, que as separa, é correto afirmar: