(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) O gráfico a seguir mostra o início da trajetória de um robô que parte do ponto A (2, 0), movimentando-se para cima ou para a direita, com velocidade de uma unidade de comprimento por segundo no plano cartesiano. O gráfico exemplifica uma trajetória desse robô, durante 6 segundos.
Supondo que esse robô continue essa mesma trajetória, qual será sua coordenada após 18 segundos de caminhada, contando o tempo a partir do ponto A?
Questões relacionadas
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
Na reprodução de angiospermas, cada óvulo desenvolve uma semente após a fecundação, e o ovário forma um __________ que encerra as sementes. A semente armazena vários nutrientes, como proteínas, óleos e amido, enquanto o embrião se desenvolve a partir do __________. Inicialmente, esses nutrientes são estocados no __________ da semente.
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(UNICAMP) A figura abaixo exibe, em porcentagem, a previsão da oferta de energia no Brasil em 2030, segundo o Plano Nacional de Energia.
Segundo o plano, em 2030, a oferta total de energia do país irá atingir 557 milhões de tep (toneladas equivalentes de petróleo). Nesse caso, podemos prever que a parcela oriunda de fontes renováveis, indicada em cinza na figura, equivalerá a:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
ESCOLA
21. MATERIAL
- Terras de várias cores – coletadas com os alunos
- Água
- Potes plásticos
- Cola
- Colher
- Pincel
- Papel Canson
PROCEDIMENTOS
- Em uma roda de conversa, o professor vai perguntar as crianças do que são feitas as
tintas e se existe formas de extrair tinta de elementos da natureza. Falar sobre as
tintas vendidas prontas, mostrar as tintas que são mais utilizadas na sala de aula e ler
o rótulo para mostrar a composição do produto.
- Explicar as crianças a existência, de corantes e que alguns vegetais podem ser
utilizados para extrair tintas como o urucum, açafrão, pó de café, beterraba e carvão
vegetal.
- O professor vai explicar as crianças que a terra é mais um elemento com o qual
podemos fazer tinta. O professor vai convidar as crianças para irem ao entorno da
escola e coletar terras de várias cores.
- O professor deverá entregar para cada criança um potinho de plástico e uma colher
para esta coleta. Cada um coletará apenas uma cor de terra pois a tinta será para o
uso coletivo.
- Em várias mesas o professor disponibilizará o material descrito acima e ensinará as
crianças a fazerem a tinta de terra conforme receita abaixo:
RECEITA DE TINTA DE TERRA
Uma colher de terra, duas ou três colheres de água e meia colher de cola.
Modo de preparo: misture tudo em um pote de plástico e a tinta estará pronta.
- Depois da tinta preparada, o professor vai pedir as crianças para fazerem desenhos
com a tinta de terra.
- Esta atividade será realizada coletivamente.
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37203
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNEB) Uma prancha alisadora possui placa de cerâmica, com corpo de material plástico, cabo de superfície emborrachada, especificação 127,0V — 40,0W e com o controle de temperatura de 120°C e 210°C.
Admitindo-se que a prancha se encontra em um ambiente climatizado a 20°C, permanece ligada, corretamente, durante 30min, com o controle de temperatura acionado para 120°C e, considerando-se 1cal igual a 4,0J, desprezando-se as perdas de calor para o ambiente, pode-se afirmar que a capacidade térmica da placa de cerâmica é igual, em cal/°C, a
- Química | 1.7 Gases
Para descrever o comportamento dos gases ideais em função do volume V, da pressão P e da temperatura T, podem ser utilizadas as seguintes equações:
Equação de Clapeyron
Equação de Boltzmann
P x V = n x R x T
P x V = V z k x T
n – número de mols
N – número de moléculas
r – constante de gases
k – constante de Boltzmann
De acordo com essas equações, a razão R/k é aproximadamente igual a: