Na Língua Portuguesa, há diferentes palavras com o mesmo sentido. Então, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, trocando as palavras grifadas por outras de mesmo sentido.
(1) enorme
( ) A mãe desculpou o filho pela bagunça.
(2) perdoou
( ) Ontem eu vi um desastre de carro na estrada.
(3) acidente
( ) Havia um engarrafamento imenso na saída da cidade.
Disponível em: <http://estacaodapalavra.blogspot.com.br/2011/04/sinonimos.html>. Acesso em: 29 out. 2013
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3.03 Verbos Poner, Poder, Decir, Dar y Contar (Verbos Definir, Poder, Dizer, Dar e Contar)
___________ todas las noches las historias de mi infancia para mis hijos.
- Matemática - Fundamental | 07. Razão e Grandezas
Helena estava olhando seu álbum de fotografias e se lembrou de que, quando entrou na escola, tinha 7 anos e 11 anos depois entrou para a faculdade. Ela se lembrou, também, do nascimento da neta que ocorreu 2 anos atrás. Ficou curiosa ao perceber que, quando entrou para a faculdade, tinha um ano a menos que a terça parte da idade que tem hoje. Quantos anos Helena tinha quando sua neta nasceu?
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão. São Paulo, sábado, 3 de outubro de 2009 TEMPOS DE REINVENÇÃO Mesmo com TV, internet e videogame, crianças ainda brincam – e muito –, mas não mais exatamente como seus pais e seus avós Depois de cinco meses levando brincadeira a sério, a Folhinha lança o Mapa do Brincar, com reportagens especiais de seis Estados brasileiros, nesta edição, e um site com mais de 550 brincadeiras. Mas a Folhinha não brincou sozinha, não. Nessa roda entraram crianças das cinco regiões brasileiras, que contaram como são suas brincadeiras em mais de 10.204 cartas e e-mails, enviados de 192 cidades. Esse mapeamento deixou algo bem claro: mesmo em tempos de TV, internet e videogame, é grande a necessidade que meninos e meninas têm em dominar o chão (nas amarelinhas), entender a natureza (no simples voo da pipa) e interagir com o outro (nas tantas brincadeiras de roda). Em textos, desenhos e vídeos, as crianças deixaram claro que brincam sim - e muito. Só talvez não brinquem exatamente como brincavam seus pais e seus avós. (...) Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di03100901.htm> Acesso em 10/11/2009
Enunciado:
Depois de cinco meses levando brincadeira a sério, a Folhinha lança o Mapa do Brincar e nele são descritas brincadeiras de cada um dos estados brasileiros. Veja alguns exemplos.
Mato Grosso do Sul
Na capital, Campo Grande, Jhonny Maia, 8, brinca de pique de cores, um pega-pega. Nele, o pegador escolhe uma cor e diz aos outros. Depois, todos têm que sair correndo e tocar a cor que foi pedida. Quem conseguir não pode ser pego. Aquele que for capturado antes de achar a cor será o novo pegador.
Minas Gerais
Em Araguari, Maria Isabela Carísio, 10, brinca de Deus, o diabinho e os anjinhos. Uma pessoa, que é o diabinho, tem que fazer graça para os anjinhos, que são o restante do grupo. Eles têm que tentar passar sem rir pelo diabo e chegar no céu, onde está a criança sorteada para ser Deus. Quem rir sai.
Paraná
As crianças de Londrina e Ibiporã brincam de amarelão desenhando no chão um tipo de amarelinha com os números fora de ordem. Sem mudá-los de posição, o jogador começa com os dois pés no número 1 e pulam para o número 2. E assim por diante. Se o número estiver atrás, tem que pular de costas. Quem chega no 9 sem errar escreve o nome em uma casa e será o único que poderá pisá-la.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di03100902.htm> Acesso em 10/11/2009
a) Como a Folhinha fez para montar o Mapa do Brincar?
b) O que é um Mapa do Brincar?
c) Por que a Folhinha quis ouvir crianças de todas as regiões do Brasil para fazer um Mapa do Brincar do Brasil?
- Geografia - Fundamental | 04. Características naturais do território brasileiro
Leia a letra da música a seguir que fala sobre o Pantanal.
Pantanal
(Paulo Sérgio e Adriano)
No meu estado a natureza ainda vive no seu pedaço de chão
Ainda existe boiadeiro tocando a boiada pelo estradão
(...) Pantanal, vejo no horizonte azul
Aos mato-grossenses do sul
Motivo pra ser feliz
Pantanal, você é nossa paixão (...)
Coração do meu país
No meu estado o violeiro ainda toca forte, espanta solidão
Os animais ainda enfeitam as paisagens lindas dessa região
As grutas cheias de mistérios, os rios cristalinos em Bonito
Tem ainda muita beleza, mas pouca cabeça que pensa no bem
(...) Viajo nesse mundo afora mas não acho nada pra se comparar
Ao vôo de um tuiuiú, Mato Grosso do Sul onde é o meu lugar
Disponível em: http://www.vagalume.com.br .Acesso em: 05 abr. 2012.
(A) Complete as lacunas com as informações sobre o Pantanal.
O Pantanal está localizado na região ____________ do Brasil, no estado do _____________.
(B) Retire da música três características do Pantanal.
(C) Cite os estados que fazem parte da região centro oeste brasileira.
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Ricardo recebeu de seu irmão o seguinte desafio: substituir o número 6 da expressão matemática 6 + 2 = 8 por dois números, sem alterar o resultado.
Quais números ele não poderá usar?