As rodas da bicicleta de Anderson têm raios de 30 cm. Certa vez, ele colocou
um barbante em volta da roda para medir o seu perímetro e encontrou 2,10 m.
Ele mediu corretamente esse perímetro? Justifique por escrito sua resposta utilizando argumentos matemáticos.
Questões relacionadas
- História | A. Grécia
Então Alexandre aproximou-se ainda mais dos costumes bárbaros que ele também se esforçou em modificar mediante a introdução de hábitos gregos, com a ideia de que essa mistura e essa comunicação recíproca de costumes dos dois povos... contribuiria mais do que a força para solidificar seu poder...
PLUTARCO. Vidas paralelas. Porto Alegre: L&PM, 2016.
Alexandre Magno fora educado pelo grande pensador Aristóteles. Em seu processo expansionista conheceu diversas culturas diferentes da cultura grega. Diante da percepção da cultura persa seu objetivo foi:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
O coronelismo e o cangaço eram, dessa maneira, um lado sombrio de nossa “belle époque” e indicam o caráter excepcional das transformações registradas no meio urbano, que aliás, até a década de 1920 concentra apenas 20% da população brasileira. Trata-se de fato de uma ironia da história: na maioria das regiões brasileiras, o regime nascido em 1889 inverte, em vez de acentuar, a tendência europeizante da segunda metade do século XIX. Não é, portanto, de estranhar que a República velha, mesmo quando “nova”, tenha gerado inúmeros críticos, a começar pela instituição que lhe deu origem: o Exército.
DEL PRIORE, Mary “e” VENÃNCIO, Renato. Uma Breve História do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010. VOT2022.
A historiadora Mary Del Priore enfatiza que a implantação da República no Brasil “inverteu a tendência europeizante”. Tal afirmativa se comprovou por que?
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(FUVEST 2010 1ª FASE) Astrônomos observaram que a nossa galáxia, a Via Láctea, está a 2,5×106 anos-luz de Andrômeda, a galáxia mais próxima da nossa.
Com base nessa informação, estudantes em uma sala de aula afirmaram o seguinte:
I. A distância entre a Via Láctea e Andrômeda é de 2,5 milhões de km.
II. A distância entre a Via Láctea e Andrômeda é maior que 2×1019 km.
III. A luz proveniente de Andrômeda leva 2,5 milhões de anos para chegar à Via Láctea.
Dado: 1 ano tem aproximadamente 3×107 s.
Está correto apenas o que se afirma em
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UFU) O esquema a seguir representa a mitose normal e a mitose induzida pelo herbicida orizalina, que constitui uma técnica utilizada na seleção de características desejáveis para o melhoramento genético de rosas, tais como: atratividade, cor, formato, aroma, precocidade na floração, senescência tardia e resistência a fungos e a outros estresses ambientais.
Com base nas informações apresentadas, considere as afirmações a seguir.
I. A técnica apresentada possibilita a obtenção de poliploides por indução, que é acompanhada pelo aumento dos volumes do núcleo e da célula, permitindo selecionar uma característica desejável.
II. Na mitose normal, conforme o esquema, há a representação da anáfase com a segregação dos cromossomos homólogos para os polos opostos da célula.
III. A célula diploide dessa espécie de rosa apresenta dois conjuntos cromossômicos: 2n = 14.
IV. A orizalina, ao impedir a formação das fibras do fuso mitótico, dá origem a uma única célula com 7 conjuntos de cromossomos: 7n = 28.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
Para Caio Prado Jr., a formação brasileira se completaria no momento em que fosse superada a nossa herança de inorganicidade social – o oposto da interligação com objetivos internos – trazida da colônia. Este momento alto estaria, ou esteve, no futuro. Se passarmos a Sérgio Buarque de Holanda, encontraremos algo análogo. O país será moderno e estará formado quando superar a sua herança portuguesa, rural e autoritária, quando então teríamos um país democrático. Também aqui o ponto de chegada está mais adiante, na dependência das decisões do presente. Celso Furtado, por seu turno, dirá que a nação não se completa enquanto as alavancas do comando, principalmente do econômico, não passarem para dentro do país. Como para os outros dois, a conclusão do processo encontra-se no futuro, que agora parece remoto.
SCHWARZ, R. Os sete fôlegos de um livro. Sequências brasileiras. São Paulo: Cia. das Letras, 1999 (adaptado).
Acerca das expectativas quanto a formação do Brasil, a sentença que sintetiza os pontos de vista apresentados no texto é: