Meninos carvoeiros
Os meninos carvoeiros
Passam a caminho da cidade.
– Eh, carvoero!
E vão tocando os animais com um relho enorme.
[...]
– Eh, carvoero!
Só mesmo estas crianças raquíticas
Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita para eles...
Pequenina, ingênua miséria!
Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!
– Eh, carvoero!
[...]
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1983. p. 192.
O poeta utilizou a grafia “carvoero” com o objetivo de
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 2.2 Adição e Subtração com Números Inteiros
Texto base: A figura abaixo mostra um quadrado mágico: é que um quadrado com números, de tal forma que a soma dos números de qualquer linha, coluna e diagonal possui sempre o mesmo resultado. No quadrado abaixo, essas somas valem todas – 6 (menos seis).
Enunciado:
Como você pode perceber, esse quadrado está incompleto, sendo que alguns números deverão ser colocados nas casas vazias. Após completá-lo, qual é a posição ocupada pelo número zero (0)?
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(UEMG) Analise a representação gráfica do ciclo ovariano regular de 28 dias, mostrado a seguir.
O hormônio 4 tem como função
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
As pessoas não têm iguais condições de acesso à educação de qualidade e a outros serviços essenciais, muitos estão, atualmente, à margem dessa era da informação. São os chamados “excluídos tecnológicos”.
De acordo com o mapa a seguir, alguns países têm a posse, o conhecimento e o desenvolvimento da informação, enquanto outros são receptores ou consumidores da tecnologia, muitos excluídos desse processo.
Observando a legenda e a distribuição da tecnologia no espaço mundial, complete as frases:
a) No mapa-múndi, podemos observar que o Brasil tem grande parte de ................................................ ............................................
b) Na América do Sul, os ...................................................................................concentram-se na parte mais ao sul do continente, e os ...................................................................................ficam na parte mais ao norte.
c) Os grandes inovadores tecnológicos estão na................................................................................................................., na ................................................................................... e na ...................................................................................
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
TEXTO I
Não busques fora de ti; entra em ti mesmo. A verdade está no interior da alma humana. E, se achares mutável a tua natureza, transcende‑te a ti mesmo. E, efetivamente, aonde chega um bom raciocinar senão à verdade?
AGOSTINHO, Aurelio. A verdadeira religião. In: REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia I: da Antiguidade à Idade Média. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 1990. (adaptado)
TEXTO II
Já há algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera grande quantidade de falsas opiniões como verdadeiras, e que o que depois fundei sobre princípios tão mal assegurados não podia ser senão muito duvidoso e incerto; de forma que me era preciso seriamente, uma vez em minha vida, desfazer‑me de todas as opiniões que até então aceitara em minha crença e começar tudo de novo desde os fundamentos, se quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas ciências.
DESCARTES, René. Meditações Metafísicas I.
O pensamento apresentado no texto II se diferencia do pensamento apresentado no texto I ao defender que a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
COMO FUNCIONA O TESTE
Apesar de toda essa complexidade, um grupo de cientistas brasileiros vem tentando decifrar o quebra-cabeças que forma um medalhista. Baseados em pesquisas, eles elaboraram um método para encontrar em crianças e jovens as características de um campeão. Agora, querem usá-lo para ajudar na montagem da equipe brasileira para a Olimpíada do Rio.
O método brasileiro para identificação de potenciais atletas de elite é o DTE (Detecção de Talentos Esportivos). Ele foi desenvolvido por pesquisadores de várias universidades. Também colaboraram ONGs e técnicos da seleção brasileira de atletismo.
O DTE consiste em uma bateria de 80 testes, divididos em cinco categorias: físico-motor, biométrico, psicológico, ambiental e genético. Todo o processo dura até um ano. É feita uma avaliação completa das crianças, transformando o perfil delas em números que são jogados em uma tabela com estatísticas.
A partir disso, crianças e jovens entre 8 e 18 anos têm sua aptidão esportiva detectada e podem ser encaminhadas diretamente para um treinamento específico da modalidade que mais se adéquem: ginástica, esportes individuais (natação, atletismo etc); esportes coletivos (futebol e vôlei, por exemplo) ou lutas.
DO QUE É FEITO UM ATLETA
O resultado dos testes não garante que todos os aprovados serão atletas olímpicos. Variáveis que não podem ser medidas também influenciam nisso.
Alguns pesquisadores, agora, tentam espalhar a metodologia e levá-la a possíveis celeiros de novos atletas. Para isso, montaram um projeto, o Brasil Rumo a 2016, e estão fazendo parcerias com governos e prefeituras para fazer testes com crianças em escolas públicas e centros esportivos. A meta do Brasil Rumo a 2016 é avaliar 300 mil crianças e jovens. Dessas avaliações, quem sabe, ele pode encontrar um membro da equipe brasileira na Olimpíada do Rio.
Disponível em: http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2012/04/15/cientistas-brasileiros-criam-teste-para-encontrar-criancas-que-podem-ser-atletas-da-rio-2016.htm Acesso em: 20 abr. 2012 (adaptação).
a) Escreva um parágrafo organizando as informações da reportagem sobre esse programa.
b) Em sua opinião, o programa como o Brasil Rumo a 2016 é importante para o nosso país? Justifique seu ponto de vista através de bons argumentos.