(UEMG) Analise a representação gráfica do ciclo ovariano regular de 28 dias, mostrado a seguir.
O hormônio 4 tem como função
Questões relacionadas
- Física
A figura representa uma parte de um toca-discos que opera nas frequências de 33rpm, 45rpm e 78rpm. Uma peça metálica, cilíndrica C, apresentando três regiões I, II e III de raios, respectivamente, iguais a R1,R2 e R3, que gira no sentido indicado, acoplada ao eixo de um motor. Um disco rígido de borracha D, de raio RD, entra em contato com uma das regiões da peça C, adquirindo, assim, um movimento de rotação. Esse disco também está em contato com o prato P, sobre o qual é colocado o disco fonográfico. Quando se aciona o comando para passar de uma frequência para outra, o disco D desloca-se para cima ou para baixo, entrando em contato com outra região da peça C.
A análise da figura, com base nos conhecimentos sobre movimento circular uniforme, permite afirmar:
- Geografia | 6.1 Agricultura
A imagem ilustra uma prática agrícola da civilização inca, que é o(a)
- Geografia | 2. Cartografia
Você está fazendo um ‘tour’ turístico pelo centro da cidade de São Paulo, visitando pontos históricos e museus. O ponto de saída é a Praça da Luz, na Estação da Luz. Seu roteiro segue pela Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra e termina no Pátio do Colégio.
Recorte da Planta da Área Central da Cidade de São Paulo
Para percorrer todo o trajeto, a distância, em metros, que terá de fazer é, aproximadamente,
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As fábulas eram característica cultural de assírios e babilônios, contudo, graças a Esopo, um escravo grego que viveu no século VI a.C., essas histórias se consagraram como um gênero. Ele é considerado por Martins (1986), o “pai” do gênero. Suas fábulas atravessaram séculos, e em seus textos utilizava animais com características humanas objetivando dar exemplos através de ações e comportamentos de animais. Estas fábulas são conhecidas ainda hoje. O gênero fábula pode ser definido do Latim – fábula, narração. Narrativa curta, não raro, identificada com o apólogo e a parábola, em razão da moral implícita ou explícita, que deve encerrá-la, e de sua estrutura dramática. Em geral, é “protagonizada por animais irracionais, cujo comportamento, preservando as características próprias, deixa transparecer uma alusão, via de regra, satírica ou pedagógica, aos seres humanos” (MOISÉS, 1999, p. 226). Podemos ver as fábulas como gênero universal devido a sua íntima ligação com o saber popular. Esse gênero refere-se então a “uma pequena narrativa que serve para ilustrar algum vício ou alguma virtude, e termina, invariavelmente, com uma lição de moral” (BAGNO, 2006, p. 51). Percebe-se que este gênero tem acompanhado a humanidade nas mais diversas sociedades. A produção ou a reprodução de histórias dentro de determinado momento pode dizer muito sobre o pensar ou sobre a vida de uma sociedade em certa época.
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em: 20 out. 2021.
O texto apresenta caracterizações do gênero “fábula”. Considerando-se as informações abordadas no texto, a fábula
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(UERN) Em 1955, os países africanos e asiáticos recém-independentes reuniram-se em Bandung, na Indonésia, para lançar os princípios do “não alinhamento”. A Conferência de Bandung teve a importância de destacar que havia um conflito entre países ricos e países pobres, entre outros conflitos da época. O “não alinhamento”, a que se refere o enunciado, é a