Texto base: O cartaz a seguir foi escrito de forma. Leia-o e responda a questão.
Enunciado:
De acordo com a gramática normativa, as classes de palavras devem ser dispostas num cartaz, por exemplo, na seguinte ordem:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Acafe) Fungos contra baratas
Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal descobriram que o fungo Aspergillus westerdijkia tem grande potencial para infectar baratas ainda em sua fase embrionária, nas ootecas, as estruturas que abrigam seus ovos.
A pesquisa, realizada com apoio da FAPESP, trata-se de uma dupla inovação: além de poder se transformar em uma alternativa aos riscos provocados por inseticidas químicos ao meio ambiente, o fungo ataca o inseto em uma fase crítica do seu desenvolvimento, quebrando seu ciclo de multiplicação.
Fonte: Biologia & Ciências, 19/04/2016 Disponível em:http://www.biologia.seed.pr.gov.br
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I. Os fungos são organismos eucariontes, heterótrofos, existindo espécies unicelulares e pluricelulares. Externamente, as células dos fungos são impregnadas, em sua grande maioria por quitina, um polissacarídeo nitrogenado.
II. Os fungos pluricelulares apresentam estrutura formada por uma malha filamentosa, chamada de hifa, agrupada, formando um pseudo tecido denominado micélio.
III. Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, como parasitas ou estabelecendo associações mutualísticas com outros organismos. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores.
IV. O controle biológico é uma técnica que utiliza meios naturais, criada para diminuir a população de organismos considerados pragas. Devido ao uso de inimigos naturais para controlar a população e propagação das pragas, não há desvantagens na utilização dessa técnica.
V. Micose é o nome genérico dado às infecções provocadas por fungos. Entre as micoses que afetam os seres humanos podemos citar: candidíase, tricomoníase e pitiríase.
Todas as afirmações corretas estão em:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
A proteína da soja foi classificada como proteína de alto valor biológico, por fornecer os aminoácidos essenciais que o organismo não fabrica. Vários estudos já demonstraram os efeitos da soja na redução do risco cardiovascular, como redução do LDL, aumento da concentração do HDL, diminuição da formação de coágulos na circulação, inibição da formação de placas de gordura nas artérias e diminuição da pressão arterial. Essa ação é executada por um fitohormônio chamado isoflavina.
(LUCCHESE, 2011, p.96).A partir do exposto no texto e considerando os conhecimentos atuais a respeito dos fatores geradores de complicações cardiovasculares, é correto afirmar: - Biologia | 14. Biotecnologia
A tecnologia do DNA recombinante permitiu a criação do milho Bt, resistente ao ataque de determinados tipos de insetos. Considerando que foi introduzido um gene da bactéria Bacillus thuringiensis, que promove na planta a produção de uma proteína tóxica aos insetos, mas inofensiva aos mamíferos.
Do ponto de vista da biotecnologia, essa planta é considerada
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(FAC. ALBERT EINSTEIN) O proprietário de uma residência tem em seu quintal uma laranjeira e pretende que a árvore aumente a produção de frutos. Para isso, ele deverá:
- Geografia - Fundamental | 4.03 Estrutura Geológica e Relevo do Continente Americano
57.
A) Você estudou que o solo brasileiro é bastante antigo, pois foi formado há milhares de anos e que nosso território está longe do encontro das placas tectônicas, portanto está livre de grandes terremotos. No entanto, conforme o mapa apresenta, podemos verificar que em nosso território ocorrem muitos abalos sísmicos. EXPLIQUE a principal causa para a ocorrência desses abalos em nosso território.
B) JULGUE a frase como verdadeira ou falsa e EXPLIQUE sua opinião
“Mesmo terremotos de baixas magnitudes podem ser perigosos no território brasileiro.