Uma corda ideal AB e uma mola ideal M sustentam, em equilíbrio, uma esfera maciça homogênea de densidade d e volume V através da corda ideal BC sendo que a esfera encontra-se imersa em um recipiente entre os líquidos imiscíveis e de densidade p1e p2 respectivamente, conforme figura abaixo. Na posição de equilíbrio observa-se que 60% do volume da esfera está contido no líquido e 40% no líquido Considerando o módulo da aceleração da gravidade igual a g a intensidade da força de tração na corda AB é:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Sociedad responsable, medios responsables
[1] Con vertiginosidad se aprecia cómo el mundo es
invadido por los medios de comunicación de masas, que cobran
una relevancia especial gracias a los avances tecnológicos. La
[4] familia y la escuela pierden fuerza socializadora al mismo
tiempo que la ganan los medios de comunicación. Esta realidad
implica un desafío para los padres, la familia y la
[7] administración pública ya que la responsabilidad socializadora
es, por igual, de todos los agentes sociales, también de quienes
controlan el poder de los medios de comunicación y de las
[10] grandes cadenas de televisión. Nadie duda de la
responsabilidad legal de los medios de comunicación, pero
poco se habla de su responsabilidad moral y socializadora, de
[13] la importancia que sus mensajes y actuaciones poseen para
quebrar la pasividad, para incitar a la participación ciudadana.
Se hace urgente e imprescindible unir esfuerzos para que los
[16] grandes problemas del mundo en el siglo XXI, que
generalmente tienen que ver con la solidaridad y el respeto,
tanto hacia las personas como hacia el medio ambiente, estén
[19] presentes con criterios de interés global en los medios de
comunicación.
Internet: <www.uhu.es/cine> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgue lo ítem siguiente.
Los posesivos “su” (l.12) y “sus” (l.13) se refieren al mismo poseedor dentro del texto.
- Biologia | 4.2 Citoplasma
A unidade funcional e estrutural do ser vivo é a célula. Ela é caracterizada pela presença de um invólucro celular, organização estrutural complexa, e também por possuir um conjunto de organelas celulares.
Sobre a palavra em destaque no enunciado acima, é correto afirmar que:
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
Leia o texto abaixo para responder à(s) questão(ões) a seguir.
Responsabilidade pelas diferenças é da sociedade atual
No período colonial e imperial brasileiro, um modelo de escravidão extremamente brutal sobre suas vítimas não deixara de lograr mecanismos de mobilidade social para alguns descendentes de escravizados que se tornaram libertos.
No Brasil do século 19, em algumas regiões, eles poderiam chegar mesmo a do total da população livre; dados semelhantes aos de Cuba. No Sul dos Estados Unidos, por exemplo, o índice era de apenas Alguns destes chegaram – de forma ainda hoje inédita – aos altos escalões da vida cultural e politica do país. A lista não e tão pequena assim: Rebouças, Patrocínio, Caldas Barbosa, Machado de Assis.
Na contramão, há quem afirme que a liberdade conquistada pela alforria, em nossa antiga sociedade, era extremamente precária – em razão da cor, tornando as pessoas libertas de tez mais escura no máximo quase-cidadãos.
De qualquer maneira, se é verdade que nossa realidade colonial e imperial guarda uma complexidade própria, o fato é que ao longo do século 20 a antiga sociedade acabaria abrigando um desconcertante paradoxo. O escravismo não tivera nada de harmonioso, mas o sistema de dominação abria margens para infiltrações.
Para as experiências do pós-emancipação, cor, raça e racismo foram paisagens permanentemente reconfiguradas. Ordem, trabalho, disciplina e progresso dialogaram com as políticas públicas de aparato policial e criminalização dos descendentes dos escravizados e suas formas de manifestação cultural e simbólica.
No projeto de nossas elites desse período vigorou a concepção de que o desenvolvimento socioeconômico era incompatível com nossas origens ancestrais em termos étnicos. Países com maiorias não brancas não atingiram, e jamais alcançariam, o tão desejado progresso. Os perniciosos efeitos do sistema escravista foram associados às suas vitimas, ou seja, os escravizados.
No contexto posterior aos anos 1930, a valorização simbólica da mestiçagem seria um importante combustível ideológico do projeto desenvolvimentista. Dado o momento histórico em que fora forjado, se pode até reconhecer que tal discurso poderia abrigar algum tipo de perspectiva progressista. Por outro lado, ao consagrar como natural a convergência das linhas de classe e cor, tal lógica tentou convencer que diferenças sociais derivadas de aparências físicas (cor da pele, traços faciais), conquanto nítidas e persistentes, inexistiam.
Ou se existiam eram para ser esquecidas, abafadas ou comentadas no íntimo do lar. Como tal, o mito da democracia racial serviu não apenas ao projeto de industrialização do país. Também se associou a um modelo de desenvolvimento que viria a ser assumidamente concentrador de renda e poder político em termos sociorraciais, dado que tais assimetrias passaram a ser incorporadas à paisagem das coisas.
Após o fim do mito da democracia racial, parece que se torna necessário romper com uma segunda lenda. A de que as assimetrias de cor ou raça sejam decorrência direta do escravismo, findado há 120 anos.
Tal compreensão retira da sociedade do presente a responsabilidade pela construção de um quadro social extremamente injusto gerado a cada instante, colocando tal fardo apenas nos ombros do distante passado. Nosso racismo está embebido de uma forte associação entre cor da pele e uma condição social esperada ou desejada. Tal correlação atua nos diversos momentos da vida social, econômica e institucional.
A leitura dos indicadores sociais decompostos pela variável cor ou raça expressa a dimensão de tais práticas sociais inaceitáveis. Se os afrodescendentes se conformam com tal realidade, fica então ratificado o mito. Se não se conformam, dizem os maus presságios: haverá ruptura de nossa paz social.
O racismo e as assimetrias de cor ou raça do presente não são produtos da escravidão, muito embora tenham sido vitais para o seu funcionamento. Em sendo uma herança perpétua e acriticamente atual.
O que fazer para superar este legado? Este é o desafio de todos nós, habitantes deste sexto século brasileiro que há pouco despertou.
(Unimontes) No Brasil, o problema das desigualdades sociais ocupa a agenda de pesquisa e reflexão dos principais cientistas sociais do país. Jessé Souza, um dos mais destacados sociólogos da atualidade, enxerga, na fragmentação do conhecimento e na fragmentação da percepção da realidade, os principais obstáculos para o enfrentamento do problema.
Considerando esse ponto de vista do sociólogo, pode-se afirmar:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- Apresente para os alunos as seguintes obras fotográficas. Acrescente outras se achar interessante.
- Fotoforma, Estação da Luz, 1949
- Figura 1 - Geraldo de Barros, Fotoforma, Estação da Luz, 1949. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/moderna-para-sempre-fotografia-modernista-brasileira-na-colecao-itau-cultural-no-rio-de-janeiro-rj/>, acesso 28 nov. 2016.
- Paralelas e Diagonais (ca. 1950), de José Yalenti
- Figura 2- José Yalenti, Paralelas e Diagonais, (ca. 1950). Fotografia. Disponível em: < http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2014/01/Paralelas-e-Diagonais-c1950_Jos%C3%A9-Yalenti_reprodu%C3%A7%C3%A3o-fotogr%C3%A1fica-Jo%C3%A3o-L-Musa.jpg>, acesso 28 nov. 2016.
- Figura 3- Geraldo de Barros, Sem título (Fios telegráficos), ca. 1950.Fotografia. Disponível em: < http://www.tate.org.uk/art/artworks/barros-sem-titlo-fios-telegraficos-l02981>, acesso 28 nov. 2016.
- Figura 4 - Geraldo de Barros, Sem título (Fios telegráficos), ca. 1950.Fotografia. Disponível em: < http://www.ims.com.br/images/86/58/prog_imginterna_1413918658.jpg>, acesso 28 nov. 2016.
2. Faça um debate com a turma sobre as linhas das imagens: os tipos, como foram obtidas, linhas similares vistas na sala de aula.
3.Proponha que saiam em grupos de até quatro alunos pela escola, em busca de imagens inspiradas nas fotografias vistas.
4.Cada grupo deve selecionar até três imagens para uma apresentação e debate com a turma.
- História | 1. Colônia
Sobre o Tratado de Madri, assinado em 1750 por Portugal e Espanha, considere as seguintes afirmações.
I. A Colônia de Sacramento passou para a Espanha, e os Setes Povos das Missões passaram para Portugal, consagrando o princípio do uti possidetis.
II. A expulsão dos jesuítas foi fator importante para a eclosão da chamada guerra guaranítica (1752-1756), reduzindo os efeitos do Tratado.
III. As Missões retornaram para a Província do Paraguai.
Quais estão corretas?