Texto base:
Enunciado:
A partir das informações do mapa e do texto, Mesopotâmia significa:
Questões relacionadas
- Matemática | A.2 Segundo Grau
Dado o polinômio axk + 2x2 – t, com a < k e sabendo que P(1) = 0, P(-2) = 51, determine a soma dos algarismos do número w = t15 (a - 1)20 e, a seguir, assinale a opção correta.
- História
De acordo com o historiador Stuart B. Schwarcz, durante o período da colonização, havia um ditado popular que dizia: “Sem açúcar, não há Brasil; sem a escravidão, não há açúcar; sem Angola, não há escravos”.
(http://tinyurl.com/njyvll6 Acesso em: 30.06.2014.)
Esse ditado traz elementos que permitem concluir que a organização colonial
- Física
A figura a seguir ilustra duas pessoas(representadas por círculos), uma em cada margem de um rio, puxando um bote demassa 600 kg através de cordas ideais paralelas ao solo. Neste instante, oângulo que cada corda faz com a direção da correnteza do rio vale = 37°, o módulo da força de tensão em cada corda é F =80 N, e o bote possui aceleração de módulo 0,02 m/s2, no sentidocontrário ao da correnteza (o sentido da correnteza está indicado por setastracejadas). Considerando sen(37°) = 0,6 e cos(37°) = 0,8, qual é o módulo daforça que a correnteza exerce no bote?
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(Ufpa) Uma das formas mais agudas de desemprego presentes na contemporaneidade é o desemprego provocado pela mudança na configuração da estrutura ocupacional e na demanda da força de trabalho, em razão da adoção pelas empresas públicas e privadas de novos programas de gestão e organização do trabalho, de novas tecnologias, de ruptura da parte das cadeias produtivas, com o fechamento de empresas, e da desnacionalização de parte do parque produtivo.
Sobre as consequências desse processo de desemprego, considere os fatos citados nos itens abaixo:
I. a não inclusão dos jovens e a exclusão dos idosos do mercado de trabalho.
II. a expansão do trabalho em domicilio.
III. a ocorrência da expansão de oportunidades de trabalho no chamado “Terceiro Setor” (iniciativas privadas com fins públicos), especialmente em países capitalistas avançados.
IV. a intensa atividade sindical.
V. a aceitação dos trabalhadores herdeiros de uma “cultura fordista” em detrimento de trabalhadores “polivalentes e multifuncionais“ da era toyotista.
Está correto o que se apresenta no(s) item(ns):
- Língua Inglesa | 1.3 Modelo de Questão: Enem x Tradicional
If You Can’t Master English, Try Globish
PARIS — It happens all the time: during an airport delay the man to the left, a Korean perhaps, starts talking to the man opposite, who might be Colombian, and soon they are chatting away in what seems to be English. But the native English speaker sitting between them cannot understand a word.
They don’t know it, but the Korean and the Colombian are speaking Globish, the latest addition to the 6,800 languages that are said to be spoken across the world. Not that its inventor, Jean-Paul Nerrière, considers it a proper language.
“It is not a language, it is a tool,” he says. “A language is the vehicle of a culture. Globish doesn’t want to be that at all. It is a means of communication.”
Nerrière doesn’t see Globish in the same light as utopian efforts such as Kosmos, Volapuk, Novial or staunch Esperanto. Nor should it be confused with barbaric Algol (for Algorithmic language). It is a sort of English lite: a means of simplifying the language and giving it rules so it can be understood by all.
BLUME, M. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 28 out. 2013 (fragmento).
Considerando as ideias apresentadas no texto, o Globish (Global English) é uma variedade da língua inglesa que: