Texto base: A professora Luiza propôs um sorteio no qual são lançados dois dados. Cada um deles possui 6 faces numeradas de 1 a 6.
Enunciado:
- A) Determine o espaço amostral desse sorteio na forma de tabela.
- B) Marque na tabela os eventos nos quais os dois dados saem com números iguais.
- C) Qual é a probabilidade de saírem números iguais nos dados?
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UNIT)
A mistura de arroz, um cereal de origem asiática, com feijão, uma leguminosa do antigo Egito, é perfeita na composição do prato, em uma alimentação nutricional balanceada. Enquanto o arroz é rico em metionina e deficiente em lisina, o feijão possui bastante lisina e é pobre em metionina, ambos aminoácidos essenciais ao organismo, representados pelas fórmulas químicas em bastão. O hábito cultural de consumi-los juntos, muitas vezes com farinha de mandioca, rica em fibras e carboidratos, remonta à época da colonização.
Considerando-se essas informações e com base em uma alimentação nutritiva e balanceada para a saúde do organismo, é correto afirmar:
- Matemática | 09. Probabilidade
Um índice de inflação de 25% em um determinado período de tempo indica que, em média, os preços aumentaram 25% nesse período. Um trabalhador que antes podia comprar uma quantidade X de produtos, com a inflação e sem aumento salarial, só poderá comprar agora uma quantidade Y dos mesmos produtos, sendo Y < X.
Com a inflação de 25%, a perda do poder de compra desse trabalhador é de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Responda:
(A) Quantas filas se formaram na praça, esperando o ônibus?
(B) Para que se formou cada uma das filas?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
COMO VIVEM
OS POVOS INDÍGENAS QUE VIVEM NO BRASIL APRESENTAM SEMELHANÇAS, MAS TAMBÉM SÃO MUITO DIFERENTES ENTRE SI.
[...]
OS POVOS INDÍGENAS CONSTROEM CASAS DE DIVERSOS JEITOS E MORAM EM REGIÕES COM PAISAGENS MUITO DIFERENTES. ALGUMAS FAMÍLIAS INDÍGENAS MORAM EM OCAS.
A ALIMENTAÇÃO DE CADA GRUPO TAMBÉM VARIA MUITO, ALGUNS GRUPOS SÓ COMEM PEIXE, OUTROS CAÇAM VÁRIOS TIPOS DE ANIMAIS, OUTROS AINDA CRIAM GADO E GALINHAS PARA COMER.
[...]
COMO VIVEM. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://MIRIM.ORG/COMO-VIVEM>. ACESSO EM: 29 ABR. 2017. ADAPTADO.
COM BASE NAS INFORMAÇÕES DO TEXTO, COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO.
OCAS CAÇA PESCA
ALGUMAS FAMÍLIAS INDÍGENAS SE ALIMENTAM POR MEIO DA ___________ OU ___________ DA .
ALGUNS GRUPOS INDÍGENAS MORAM EM ____________.
DE ACORDO COM O TEXTO, MARQUE V PARA AS FRASES VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.
- Filosofia | 2. Antiga
(UEMA) Leia a fábula de La Fontaine, uma possível explicação para a expressão ¯ ”o amor é cego”.
No amor tudo é mistério: suas flechas e sua aljava, sua chama e sua infância eterna. Mas por que o amor é cego? Aconteceu que num certo dia o Amor e a Loucura brincavam juntos. Aquele ainda não era cego. Surgiu entre eles um desentendimento qualquer. Pretendeu então o Amor que se reunisse para tratar do assunto o conselho dos deuses. Mas a Loucura, impaciente, deu-lhe uma pancada tão violenta que lhe privou da visão. Vênus, mãe e mulher, pôs-se a clamar por vingança, aos gritos. Diante de Júpiter, de Nêmesis – a deusa da vingança – e de todos os juízos do inferno, Vênus exigiu que aquele crime fosse reparado. Seu filho não podia ficar cego. Depois de estudar detalhadamente o caso, a sentença do supremo tribunal celeste consistiu em declarar a loucura a servir de guia ao Amor.
Fonte: LA FONTAINE, Jean de. O amor e a loucura. In: Os melhores contos de loucura. Flávio Moreira da Costa (Org.). Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
A fábula traz uma explicação oriunda dos deuses para uma realidade humana. Esse tipo de explicação classifica-se como