Dentre os monômios que aparecem nos retângulos a seguir, só existem dois semelhantes. Marque a afirmativa que apresenta, corretamente, os números correspondentes a esses monômios.
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(ENEM 2014 3ª APLICAÇÃO) Meios de cultura são utilizados como fontes de nutrientes para o crescimento de microrganismos em laboratórios. Pesquisadores brasileiros avaliaram a viabilidade da produção de acido lático pela bactéria Leuconostoc mesenteroides B512F, utilizando na composição do meio de cultura um substrato a base de material obtido do aproveitamento de excedentes da agroindústria tropical local de caju. Os resultados obtidos mostraram que o meio de cultura enriquecido com xarope de caju propiciou um crescimento adequado desta bactéria.
GUILHERME. A.A.; PINTO, G.A.S.; RODRIGUES, S. AveUndo da produção de acido lático por Leuconostoc mesenteroides B512F em xarope de caju.
Ciência Tecnologia de Alimentos, 29(4), 2009 (adaptado).
O carboidrato presente no xarope de caju que auxiliou no crescimento desta bactéria foi a:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UERN) “Atualmente, a administração de carbonato de Lítio (Li2CO3), controlada por médicos especializados, tem sido a forma mais segura para o tratamento de alguns tipos de psicose. Aparentemente, o Lítio interfere em mecanismos biológicos nos quais o íon magnésio estaria envolvido, mas sua função específica no cérebro ainda é desconhecida. Excesso de Lítio no organismo pode levar à parada cardíaca e, consequentemente, à morte do paciente”.
(Química, Coleção Base, Tito e Canto, pág. 48)
Assinale a sequência de elementos que possuem propriedades químicas semelhantes às do Lítio
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(UEFS)
A figura representa um esboço do gráfico da velocidade de propagação da luz em função da frequência, no meio material e no vácuo. Uma análise da figura permite afirmar:
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(UCS) Um cientista colocou em uma caixa uma certa quantidade de alimento, em outra caixa idêntica ele colocou quatro vezes mais alimentos do que na primeira. Adicionou às caixas o mesmo número de uma espécie de coleópteros. Após 150 dias, contando diariamente os insetos, observou que o tamanho das populações variou de acordo com o alimento. Pode-se concluir que
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, analise a imagem a seguir, que representa a comparação entre os calendários hebreu, cristão e muçulmano.
Disponível em: BRAICK, Patrícia Ramos. Das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2000. p.22.
Explique por que o calendário adotado no Ocidente é chamado de calendário cristão.