O diamante é um dos minerais mais valiosos do mundo. Sua comercialização para a produção de joias movimenta centenas de milhões de dólares todos os anos no mundo. Abaixo, há uma tabela que mostra os principais produtores de diamantes e sua posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A partir da tabela, podemos afirmar que
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UFRN) A betaglobina, uma das unidades proteicas que formam a hemoglobina, é sintetizada nas células vermelhas do sangue, durante sua formação na medula. Embora o material genético das hemácias se perca, quando elas se tornam adultas, o gene da betaglobina ainda pode ser estudado, pois
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(IFAL) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) à seguir, considere o texto abaixo.
Minha vida
Minha vida
não é tempo que corre
do meu natal
à minha morte
Minha vida é o meu dia de natal
- Dia da minha morte
In:COOPER, Jorge. Poesia Completa. Maceió: Cepal, 2010, p. 41.
No poema, aparecem os vocábulos “vida” e “morte”, que, sendo antônimos, contribuem para o desfecho paradoxal expresso nos dois últimos versos. Quanto às relações semânticas dos pares de palavras abaixo, qual das alternativas apresenta um erro?
- Arte - Fundamental | 01. Por que Estudar Artes?
A História da Arte é formada por vários movimentos e períodos diferentes que influenciam a expressão do artista. Cite o nome de três desses períodos ou movimentos artísticos.
- História - Fundamental | 02.1. O brasil indígena
O trecho abaixo fala de um ritual muito utilizado por algumas tribos de Ameríndios na época do descobrimento e que aterrorizava os europeus. Leia-o com atenção.
Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/indios/> Acesso em: 14 out. 2014.
Para os europeus, esse ritual era sangrento e desumano, porém para os povos indígenas essa era uma forma de
- Ciências - Fundamental | 13. A Esfericidade e Os Movimentos da Terra
. “[...] Além desse raciocínio puro, Aristóteles forneceu argumentos empíricos – baseados na observação – para justificar o formato esférico da Terra. Um deles é a observação de eclipses lunares. Já era aceito que a Lua reflete a luz do Sol, ou seja, ela não tem luz própria, ideia proposta pela primeira vez pelo também filósofo grego Anaxágoras (500 a.C. – 428 a.C.).” (Ciência Hoje)
É um indicativo de que a Terra é esférica o fato de eclipses lunares apresentarem sempre o formato de