. “[...] Além desse raciocínio puro, Aristóteles forneceu argumentos empíricos – baseados na observação – para justificar o formato esférico da Terra. Um deles é a observação de eclipses lunares. Já era aceito que a Lua reflete a luz do Sol, ou seja, ela não tem luz própria, ideia proposta pela primeira vez pelo também filósofo grego Anaxágoras (500 a.C. – 428 a.C.).” (Ciência Hoje)
É um indicativo de que a Terra é esférica o fato de eclipses lunares apresentarem sempre o formato de
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT) A figura representa uma etapa de um processo de divisão celular presente em células de seres eucariontes.
Com base na análise dessa imagem e no conhecimento a respeito desse tipo de divisão celular, é possível afirmar:
- Geografia - Fundamental | 06. Fontes de Energia
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão.
NOVOS ARES
No topo dos prédios, turbinas de eixo vertical podem gerar energia eólica em áreas urbanas Regina Valente
Revista Arquitetura & Construção – 09/2009 No começo deste ano, a empresa israelense Sovna, que atua no campo de energias alternativas, passou a obter eletricidade de turbinas eólicas de eixo vertical instaladas sobre sua sede, em Tel Aviv. Estudada desde a década de 20, essa tecnologia ainda está em desenvolvimento, já que o equipamento exige um sistema complexo para aproveitar melhor os ventos típicos das cidades, que sopram em todas as direções. Menores do que os modelos mais conhecidos atualmente, que lembram moinhos de vento, os de eixo vertical são ideais para funcionar no topo de edifícios, desde que a estrutura suporte a carga e que a região receba ventos com velocidade média anual de 6 a 7 m/s. (...) (...)
Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/topo-predios-turbinas-eixo-vertical-podem-gerar-energia-eolica-502113.shtml> Acesso em 10/11/2009
Enunciado:
Que impactos sobre o espaço geográfico essa nova tecnologia pode trazer?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Disponível em: <http://www.portugues.com.br/redacao/o-anuncio-publicitario---uma-analise-linguistica-.html>. Acesso em: 31 out. 2014.
Trata-se de um texto do gênero
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia a tirinha a seguir.
WATTERSON, Bill. Calvin e Haroldo. Disponível: http://www.alinevalek.com.br/blog/tag/recomendo/.Acesso em: 19 jul. 2013.
A passagem “Claro que você já vai ter batido as botas...”, no terceiro quadrinho, é marca de linguagem
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Em primeiro lugar gostaria de manifestar os meus agradecimentos pela honra de vir outra vez à Galiza e conversar não só com os antigos colegas, alguns dos quais fazem parte da mesa, mas também com novos colegas, que pertencem à nova geração, em cujas mãos, com toda certeza, está também o destino do Galego na Galiza, e principalmente o destino do Galego incorporado à grande família lusófona.
E, portanto, é com muito prazer que teço algumas considerações sobre o tema apresentado. Escolhi como tema como os fundadores da Academia Brasileira de Letras viam a língua portuguesa no seu tempo. Como sabem, a nossa Academia, fundada em 1897, está agora completando 110 anos, foi organizada por uma reunião de jornalistas, literatos, poetas que se reuniam na secretaria da Revista Brasileira, dirigida por um crítico literário e por um literato chamado José Veríssimo, natural do Pará, e desse entusiasmo saiu a ideia de se criar a Academia Brasileira, depois anexada ao seu título: Academia Brasileira de Letras.
Nesse sentido, Machado de Assis, que foi o primeiro presidente desde a sua inauguração até a data de sua morte, em 1908, imaginava que a nossa Academia deveria ser uma academia de Letras, portanto, de literatos.
BECHARA, E. Disponível em: www.academiagalega.org. Acesso em: 31 jul. 2012.
No trecho da palestra proferida por Evanildo Bechara, na Academia Galega da Língua Portuguesa, verifica-se o uso de estruturas gramaticais típicas da norma padrão da língua. Esse uso: