Texto base: Uma praça tem a forma de um losango.
Enunciado:
As diagonais desse losango medem aproximadamente 180 e 240 m. Os lados da praça (losango) medem 150 m. Se uma pessoa pretende fazer uma caminhada contornando um quarto da praça, quantas voltas completas ela deve dar para garantir que 3 km, pelo menos, sejam percorridos?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Fitas de cetim no tamanho de 2,5m cada uma.
- Para cada criança deverá haver uma fita.
- Um mastro onde poderão ser fixadas as fitas.
- Som e/ou CD - escolha músicas de roda para embalar a experiência.
Desenvolvimento:
1 - Apresente aos alunos o que é a dança do Pau de Fitas e sua ligação com o folclore brasileiro: Congada, Festa Junina, por exemplo.
2 - Veja como acontece a dança:
Disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2010/08/dancas-folocloricas-carimbo-ciranda.html. Acesso em: 10 mar.2014.
3 - Aqui também você poderá conferir junto com as crianças como a dança é explorada no Sul do Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=OVI2N32o3nQ.
4 - Comente com as crianças que a dança é de origem portuguesa e consiste em movimentos que todo o grupo faz com as fitas (linhas) formando desenhos no mastro.
5 - Comece a dança e explore com as crianças os seguintes movimentos, lembrando que cada um será responsável por sua fita e não poderá soltá-la enquanto executa a volta em torno do mastro:
- Passando a fita por cima da cabeça do colega;
- Passando por baixo do pé do colega (o colega pula a fita);
- De forma intercalada, um fica parado para o outro passar a fita e vice-versa;
- A direção dos movimentos pode ser alterada também, ora começando pela direita, ora pela esquerda;
- De forma intercalada, um passa por fora do círculo e outro por dentro.
6 - Ao final, as crianças poderão observar o desenho que realizaram com as fitas no mastro.
Observações:
- Professor(a), utilize essa experiência, prioritariamente, pelo aspecto lúdico que ela contém.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto.
Na terra do faz de conta
Lá bem longe, depois da curva, atrás da colina, onde o vento é preguiçoso, existe uma cidade. Ali não é terra de heróis. É uma terra pequenina, de gente miúda. Até parece terra de sonho. Em terra de sonho, ainda existe trem que escala montanhas e apita canções de alegria. Em terra de sonho, o faz de conta é permanente e o que se imagina logo existe. Lá, depois da curva, atrás da colina, onde o vento é preguiçoso, não existe a intriga. A alegria é a notícia de todo dia. [...] JORGE, Carlos. Na terra-do-faz de conta. Belo Horizonte: Dimensão, 1991. s.p.
Enunciado:
Qual é o tema central desse texto?
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(ACAFE) Na Áustria, no início do século XX, um pesquisador chamado Karl Landsteiner, interessado no estudo sobre transfusão sanguínea, misturou o sangue de diferentes pessoas. O resultado de sua pesquisa foi o melhor possível, pois os perigos devidos a incompatibilidade de sangue entre doador e receptor constituíam, naquela época, uma ameaça muitas vezes mortal. Hoje, os tipos sanguíneos podem ser classificados em vários sistemas, dentre eles o sistema ABO, Rh ou sistema D e sistema MN. Em relação ao tema é correto afirmar, exceto:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Canela (Cinnamonum zeylanicum) é uma especiaria muito utilizada em pratos típicos do período junino, tais como a canjica e o mingau de milho, por ter um sabor picante e adocicado e aroma peculiar. Essas características organolépticas são provenientes do aldeído cinâmico (3-fenil propenal) que apresenta duas estruturas distintas em razão de sua isomeria geométrica, sendo o isômero cis o que apresenta as propriedades organolépticas mais intensas.
A análise das informações permite inferir que a canjica apresentará um sabor intenso devido a presença da estrutura
- Química | 1.7 Gases
(UERN) Os refrigerantes são formados por uma mistura de água, gás carbônico e algum tipo de xarope, que dá a cor e o gosto da bebida. Mas essas três coisas não são combinadas de uma vez – primeiro, os fabricantes juntam a água e o gás, em um aparelho chamado carbonizador. Quando esses dois ingredientes se misturam, a água dissolve o CO2 dando origem a uma terceira substância, o ácido carbônico, que tem forma líquida. Depois, acrescenta-se o xarope a esse ácido. O último passo é inserir uma dose extra de CO2 dentro da embalagem para aumentar a pressão interna e conservar a bebida.
(Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-coloca-o-gas-nos-refrigerantes.)
Com relação ao gás dos refrigerantes, é correto afirmar que