Leia o texto a seguir.
[...] é um pequeno estado soberano que compreende uma cidade e o campo ao redor e, eventualmente, alguns povoados urbanos secundários. A cidade e define, de fato, pelo povo – demos – que a compõe: uma coletividade de indivíduos submetidos aos mesmos costumes fundamentais e unidos por um culto comum às mesmas divindades protetoras. Em feral uma cidade, ao formar-se, compreende várias tribos; a tribo está dividida em diversas fratrias e estas em clãs, estes, por sua vez, compostos de muitas famílias no sentido estrito do termo (pai, mãe e filhos). A cada nível, os membros desses agrupamentos acreditam descender de um ancestral comum. E se encontram ligados por estreitos laços de solidariedade. As pessoas que não fazem parte destes grupos são estrangeiros na cidade, e não lhes cabe nem direitos, nem proteção.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2007. p. 25.(Fragmento)
a) Identifique quais são os elementos que, de acordo com o texto, foram fundamentais para a constituição das cidades gregas.
b) Identifique que grupo era excluído socialmente nas cidades gregas e explique que consequências sociais decorriam desta exclusão.