Botânica é o estudo da fisiologia, da morfologia, da ecologia, da evolução, da anatomia, da classificação, das doenças, da distribuição, dentre outros aspectos das plantas.
Essa ciência foi reconhecida como tal em 1979, juntamente com os cursos de Biologia. A história dessa área das ciências naturais nos remete a um passado bem longínquo: sabe-se, por exemplo, que no ano 370 antes de Cristo, um filósofo grego chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles - este que havia classificado as plantas em “com flores” e “sem flores” - escreveu dois tratados: "Sobre a História das Plantas" (HistoriaPlantarum) e "Sobre as Causas das Plantas".
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/botanica.htm. Acesso em: 31 ago. 2010.
Dos grupos abaixo, é corretoafirmar que possuem somente flores...
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O pai de Ana Paula é carroceiro. Recolhe madeira, papelão, alumínio, latas que as pessoas jogam fora e vende para depósitos. Dizem que é um dos primeiros moradores da favela; chegou há seis anos. O pai de Fernanda é técnico em eletricidade. Ele trabalha fazendo manutenção das redes elétricas da cidade. Mora num condomínio fechado, recém construído.
FOLHA DE SÃO PAULO, São Paulo, 24 maio 1997. Adaptado.
Diante das duas realidades apresentadas no texto, pode-se afirmar que os dois personagens
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(IMED) O gráfico da função de 2º grau f(x) = -x² + 8x - 12 é uma parábola, cujo vértice é seu ponto máximo de ordenada, igual a:
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Considerando el texto presentado, juzgue los ítems siguientes
El pez muere por la boca: los riesgos del fast food.
Este dicho popular afirma lo que los nutricionistas
advierten: el hombre puede morir por la boca.
Efectivamente, los maleficios de una alimentación pobre
en nutrientes y vitaminas son conocidos por todos. Los
[5] nutricionistas dicen que debemos comer colorido, pues
cada color contiene un nutriente diferente.
Se le llama fast food, a comidas de preparo rápido:
hamburguesas, emparedados, pizzas y papas fritas, entre
otras. Las empresas especializadas en estos productos se
[10] caracterizan por la agilidad en la producción y en la
estandarización que es ofrecida. Consumir este tipo de
comida es práctico, pero puede causar daños a la salud.
Entre outros riesgos, el más conocido es la obesidad que
surge como consecuencia del gran número de calorías y
[15] Gorduras saturadas que se encuentran en estos productos.
Además de la obesidad están las enfermedades asociadas al
peso como la diabetes y los problemas cardiovasculares.
Este tipo de alimentos también se caracteriza por la falta de
nutrientes, como la falta de vitaminas del complejo B.
[20] Estudios realizados en España demostraron que esa falta de
nutrientes aumenta los riesgos de desarrollar la depresión,enfermedad
que presenta un 51% más de probabilidad de
ser adquirida cuando o consumo de este tipo de comida es
constante.
[25] Curiosidad: frente a la cantidad de resultados
científicos que prueban que este tipo de comida no es
saludable hoy en día hay compañías especializadas que
prefieren hacer comidas rápidas y estandarizadas, con
menos gorduras y con una mayor cantidad de nutrientes.
Internet: www.brasilescola.uol.com.br (con adaptaciones).
En "Además de la obesidad" (l.16) se puede sustituir la palabra "Además" por el vocablo También, sin cambios gramaticales o semánticos en el texto.
- Língua Portuguesa
DAHMER, A. Disponível em: www.malvados.com.br. Acesso em: 15 maio 2013.
Importantes recursos de reflexão e crítica próprios do gênero textual, esses quadrinhos possibilitam pensar sobre o papel da tecnologia nas sociedades contemporâneas, pois
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Vivendo e...
Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que tinha quando era garoto. (...)
Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos.
Hoje não sei mais que jeito é esse. Eu sabia a fórmula de fazer cola caseira. Algo envolvendo farinha e água e muita confusão na cozinha, de onde éramos expulsos sob ameaças. Hoje não sei mais. A gente começava a contar depois de ver um relâmpago e o número a que chegasse quando ouvia a trovoada, multiplicado por outro número, dava a distância exata do relâmpago. Não me lembro mais dos números. (...)
Lembro o orgulho com que consegui, pela primeira vez, cuspir corretamente pelo espaço adequado entre os dentes de cima e a ponta da língua de modo que o cuspe ganhasse distância e pudesse ser mirado. Com prática, conseguia-se controlar a trajetória elíptica da cusparada com uma mínima margem de erro. Era puro instinto. Hoje o mesmo feito requereria complicados cálculos de balística, e eu provavelmente só acertaria a frente da minha camisa. Outra habilidade perdida.
Na verdade, deve-se revisar aquela antiga frase. É vivendo e .................... . Não falo daquelas coisas que deixamos de fazer porque não temos mais as condições físicas e a coragem de antigamente, como subir em bonde andando – mesmo porque não há mais bondes andando. Falo da sabedoria desperdiçada, das artes que nos abandonaram. Algumas até úteis. Quem nunca desejou ainda ter o cuspe certeiro de garoto para acertar em algum alvo contemporâneo, bem no olho, e depois sair correndo? Eu já.
Luís F. Veríssimo, Comédias para se ler na escola.
(FUVEST 2013 1° FASE) A palavra que o cronista omite no título, substituindo-a por reticências, ele a emprega no último parágrafo, na posição marcada com pontilhado. Tendo em vista o contexto, conclui-se que se trata da palavra