Leia o texto a seguir.
Muitas doutrinas cristãs diferenciadas entre si surgiram desde as primitivas comunidades cristãs. A origem destas comunidades deu-se em plena expansão do Império Romano. Como o Imperador romano era também a figura religiosa máxima do Império, quaisquer seitas eram prejudiciais ao seu poder absoluto. Desta forma, as comunidades cristãs deste período foram perseguidas. No entanto, mais tarde, o Império Romano adotaria as crenças cristãs como sua religião oficial, ocorrendo assim a fundação da Igreja de Roma. A partir desta, originaram-se as diversas doutrinas cristãs.
Disponível em: <http://www.historiadomundo.com.br/religioes/cristianismo.htm>. Acesso em: 19 mar. 2014.
O autor procura relacionar o crescimento do cristianismo à (ao)
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- Matemática | 12. Trigonometria
Uma chapa de aço com a forma de um setor circular possui raio R e perímetro 3R, conforme ilustra a imagem.
A área do setor equivale a:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(PUC-PR)
A espuma da cerveja A cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente da cevada maltada. Acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo homem. Atualmente, é a terceira bebida mais consumida no mundo, logo depois da água e do chá. A espuma da cerveja, também chamada de colarinho ou creme, tem um papel fundamental na apreciação adequada da bebida, começando pelo visual: a espuma deve ser consistente e formada por bolhas pequenas. Ela protege o líquido de entrar em contato com o ar, o que evita, principalmente, que o oxigênio do ar cause oxidação da cerveja (deixando com um sabor desagradável). Além disso, também evita que a cerveja esquente e que os compostos aromáticos volatilizem rapidamente, o que ajuda a reter os aromas durante toda a degustação.
Sobre a ação biológica que ocorre na formação da cerveja, analise as afirmativas a seguir:
I. A fermentação dos cereais utilizados ocorre por ação bacteriana.
II. A espuma ou colarinho da cerveja é formada pela liberação de gás carbônico resultante da respiração do microrganismo.
III. A degradação dos açúcares presentes resulta na formaçãode oxigênio e de álcool.
IV. O microrganismo envolvido é certamente unicelular.
Das afirmativas acima, são CORRETAS.
- História | 5.9 Colonização da América
A imagem de uma floresta intocada durante milhares de anos não resiste às evidências de que as ações humanas tiveram grande influência sobre os ecossistemas amazônicos. Estudos recentes vêm mostrando que a influência do homem sobre a cobertura vegetal da Amazônia, além de intensa, teve início com a chegada dos primeiros grupos de caçadores-coletores há 11 mil anos. As evidências botânicas dessa influência são concentrações de castanhais com árvores alinhadas, associados ao cacau selvagem, cujas árvores mais antigas chegam a mais de 500 anos de idade, além da grande heterogeneidade de plantas úteis cercadas por sítios arqueológicos.
A presença humana é também evidenciada pela presença de geóglifos, que são estruturas geométricas de terra desenhadas por trincheiras escavadas no solo argiloso. Eles ocupam vastas regiões desde a fronteira com a Bolívia até a várzea amazônica. Pesquisas revelaram impressionantes paisagens construídas na Amazônia boliviana, compostas de campos elevados para agricultura e canais em zigue-zague, com lagos e reservatórios, para a criação de peixes.
Scientific American Brasil, Especial Amazônia, 2008 (com adaptações).
A partir do texto, é correto inferir que os povos pré-colombianos amazônicos tinham conhecimento de
- Literatura | 4.1 Romantismo
(ENEM 2009 CANCELADO)
Texto 1
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
[...]
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras
Onde canta o Sabiá.
DIAS, G. Poesia e prosa completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1998.
Texto 2
Canto de regresso à Pátria
Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase tem mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que eu veja a rua 15
E o progresso de São Paulo
ANDRADE, O. Cadernos de poesia do aluno Oswald. São Paulo: Círculo do Livro, s/d.
Os textos 1 e 2, escritos em contextos históricos e culturais diversos, enfocam o mesmo motivo poético: a paisagem brasileira entrevista a distância. Analisando-os, conclui-se que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia a seguir, as informações sobre a família Massai.
Esta tem doze anos e pertence ao povo Massai, da África. Ela vive num lugar chamado Sanya Station, na Tanzânia. Os povos Massais são tradicionalmente nômades, isto é, vivem mudando de lugar em busca de novos pastos para o gado. Mas hoje muitos Massais, como a família de Esta, estão morando em lares permanentes.
Os Massais vivem em grupos em cabanas. As cabanas costumam ficar em círculo com espaço para os animais no centro. A maioria dos Massais tem mais de uma esposa. Nidaha, o pai de Esta, vive com os filhos numa cabana. A outra esposa do pai, Verônica, mora em outra cabana, também com seus filhos. Seu pai pastora os animais e sua mãe cuida da casa e busca água e lenha. As duas famílias do pai de Esta fazem suas refeições juntas. Muitas vezes comem engurma, uma papa grossa feita de milho, que é um dos principais alimentos da África. Também comem carne, feijão e tomam leite de vacas. Os Massais usam colares coloridos. O tipo de colar depende da idade da menina ou da mulher. A tradição Massai manda que as mulheres raspem a cabeça.
Disponível em: <www.meiapalavra.com.br>
Marque com um x uma característica do modo de viver da família Massai.