A dormência é um período do ciclo da vida no qual o desenvolvimento de um organismo é temporariamente suspenso. Em geral, ela está associada às condições ambientais, quando o organismo necessita contornar situações adversas como, por exemplo, a alteração das condições de temperatura, umidade e luz. Um exemplo de estrutura que se apresenta em estado de dormência é
Questões relacionadas
- História | 5.7 Iluminismo
(ESPCEX) O século XVIII registrou profundas transformações na maneira de governar de diversos dirigentes:
- Frederico II, da Prússia, “aboliu as torturas aplicadas aos presos em seu país [...] incentivou as letras, as artes e as ciências [...] e dirigiu pessoalmente a reforma de Berlim, capital da Prússia na época”.
(BOULOS JR, 2011)
- O Marquês de Pombal, “principal ministro do rei D. José I [...] valendo-se de seu enorme poder, decretou a emancipação dos indígenas na América portuguesa, a abolição da escravidão africana e a fundação da Imprensa Régia, em Portugal”
(BOULOS JR, 2011).
- José II, da Áustria, adotou a tolerância religiosa, mas manteve intocados o militarismo e a servidão.
(BOULOS JR, 2011)
- Catarina II, da Rússia, “mandou construir escolas, fundou hospitais, dirigiu a reforma da capital (São Petersburgo) e combateu a corrupção nos meios civis e religiosos”.
(BOULOS JR, 2011)
Sobre os dirigentes acima mencionados e seus governos, pode-se afirmar que:
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Texto base: No dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas tornou pública a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Esse documento foi elaborado por representantes de todas as regiões do mundo como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações e estabeleceu, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos. Desde sua adoção, a DUDH foi traduzida em mais de 360 idiomas e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes. Leia o artigo 19º dessa Declaração: Artigo 19º Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, este direito implica a liberdade de manter as suas próprias opiniões sem interferência e de procurar, receber e difundir informações e ideias por qualquer meio de expressão independentemente das fronteiras. Disponível em: <www.dudh.org.br/declaracao/>. Acesso em: 26 jan. 2016.
Enunciado:
Considerando as diferentes teorias que os pensadores iluministas propuseram, o artigo 19º pode ser relacionado a qual dos iluministas abaixo.
- Física
Duas cargas pontuais q1 = 3 µC e q2 = 6 µC são colocadas a uma distância de 1,0 m entre si.Calcule a distância, em metros, entre a carga q1 e a posição, situada entre as cargas, onde o campo elétrico é nulo.
- História | 6.15 Descolonização
(PUC-RS) Considere as afirmativas abaixo, sobre o processo de descolonização na África, tal como este se apresentava nos anos 1950-1960.
I. A divisão política determinada pelo reconhecimento formal de novas soberanias, que correspondiam às unidades territoriais da África colonial, promovia a separação de etnias idênticas em diferentes Estados, dificultando o processo de cooperação continental preconizado pela Conferência dos Povos da África, de 1958.
II. As independências formais outorgadas por algumas das principais potências metropolitanas no período não impediram estas de preservar muitos de seus interesses culturais, militares e econômicos nos novos países, reproduzindo laços de dependência por vezes expressos em programas de ajuda ao desenvolvimento.
III. A fundação da Organização para a Unidade Africana, em 1963, foi uma iniciativa da África do Sul e buscava defender a soberania de seus membros, bem como contribuir para a completa erradicação do colonialismo no continente.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s):
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Palacio de Itamaraty, Brasilia.
Entre los edificios gubernamentales de Brasília, Itamaraty, sede del Ministerio de Relaciones Exteriores, es uno de los que más llama la atención. A diferencia de lo proyectado en el plan director de Lucio Costa, donde todos los Ministerios se alojaban en edificios específicamente destinados para ello, tanto Itamaraty como el Ministerio de Justicia disfrutan de una ubicación privilegiada en el extremo este del Eje Monumental y cerca de la plaza de los Tres Poderes, además de tener una configuración totalmente diferente.
Itamaraty está dividido en dos volúmenes. El primero y más conocido, también llamado Palacio de los Arcos, se identifica por una columnata regular de hormigón visto que rodea las cuatro fachadas por igual. Tal simetría, según Niemeyer, fue creada para « demostrar que es fácil agradar a todos con una solución correcta y generosa, pero sencilla, dispensando mayor comprensión y sensibilidad ». Y se justifica: « sería como un momento de pausa y reflexión para que se comprenda mejor la arquitectura más libre que prefiero ». Rodeada por un gran espejo de agua con la escultura Meteoro, de Bruno Giorgi, la columnata de arcos de hormigón armado con encofrado visto revela la faceta brutalista de la obra de Niemeyer. Este edifício acoge las funciones representativas como, por ejemplo, los salones de recepción. Los interiores, detallados por Milton Ramos, son suntuosos y desbordan de obras de arte, destacando el gran vacío interno, libre de apoyos y la escultórica escalera que domina la escena.
Detrás del edificio representativo está el segundo volumen, una lámina más alta, larga y discreta que hace las veces de escenario del edificio principal, con un tratamiento neutro de la fachada, protegida por parasoles de madera. En este segundo edificio, proyectado simultáneamente, están las áreas administrativas de la institución.
Arquitectura Viva. Internet: arquitecturaviva.com.
Con base en el texto, juzgue el siguiente ítem.
En el Palacio también hay un destaque especial: una escalinata ubicada sobre un gran escenario.