Label each fruit.
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
Recentemente, pesquisadores dissolveram em água material orgânico extraído dos meteoritos e obtiveram coacervados, reforçando a teoria da pangênese sobre a origem da vida. Coacervados são
- Matemática | B. Sistemas
A revendedora de automóveis Carro Bom iniciou o dia com os seguintes automóveis para venda:
Automóvel
Nº de automóveis
Valor unitário (R$)
Alfa
10
30 000
Beta
10
20 000
Gama
10
10 000
A tabela mostra que, nesse dia, o valor do estoque é de R$ 600 000,00 e o valor médio do automóvel é de R$ 20 000,00. Se, nesse dia, foram vendidos somente cinco automóveis do modelo Gama, então, ao final do dia, em relação ao início do dia
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia as informações do gráfico. As espécies animais na Mata Atlântica
Fonte: Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/graficos-tabelas-organizar-informacoes-646489.shtml>. Acesso em: 20 set. 2014
Enunciado:
1. Responda:
a) Qual é o assunto abordado no gráfico?
b) Que tipo de animal aparece em maior número?
c) O que você entendeu sobre as informações do gráfico?
- Ciências - Fundamental | 04. Características dos animais
Você sabia que muitos zoológicos programam na época de férias escolares passeios à noite para as pessoas conhecerem os hábitos noturnos dos animais? Leia o texto e saiba mais sobre esses hábitos.
Os hábitos noturnos dos animais
Quando passeamos pelo zoológico nem damos conta de que a vida de muitos dos animais que habitam aquele espaço é noturna. Chegamos, muitas vezes, a achar estranho o fato de eles estarem “escondidos” nas jaulas. Mas a verdade é que eles curtem a vida à noite, bem longe dos nossos olhos.
A maioria dos felinos tem hábitos noturnos, com exceção o guepardo. Outros animais que trocam a noite pelo dia são: o gato-do-mato, o maracajá, a jaguatirica, a suçuarana, a onça-pintada, o gato-palheiro e o lobo-guará. Os animais noturnos têm características especiais. Enxergam muito bem sem a luz do Sol, tem o olfato mais apurado, muitas vezes a audição também é uma poderosa aliada, tem patas acolchoadas para não fazer barulho, entre outras características. (Fragmento)
Disponível em: http://www.bloguito.com.br/os-habitos-noturnos-dos-animais
Acesso em: 21 maio 2012.
Explique por que os animais de hábitos noturnos desenvolveram características especiais.
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos para que serve um cofrinho.
1.2. Interprete com os alunos as imagens dos porquinhos, com base nas seguintes questões:
a) Peça aos alunos para explicarem o que está acontecendo no primeiro cofrinho e se eles têm o costume de guardar dinheiro no cofrinho.
b) Pergunte aos alunos o motivo do cofrinho estar quebrado e por qual motivou a pessoa deve ter guardado o dinheiro.
Disponível em: <http://img.loigiaihay.com/picture/article/2017/0323/hinh-4-chi-tieu-trong-gd-cong-nghe-6-0.jpg>. Acesso em: 23 abr. 2018.
Disponível em: <https://secure.i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/02752/piggy-bank_2752870b.jpg>. Acesso em: 23 abr. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, com uma linguagem apropriada para as crianças, Reinaldo Domingos escreveu o livro O menino, o dinheiro e os três Cofrinhos. Nessa obra, a criança aprende o conceito de poupança.
2.2. Apresente e explore com os alunos a capa do livro. Leia e comente com os anos o resumo do livro.
Esta obra mostra a história de um menino às voltas com os inusitados presentes que ganhou da mãe - três cofrinhos em formato de porquinhos. Inicialmente, o garoto não vislumbra sua importância, mas acaba por descobrir, com ajuda materna e também por seu próprio impulso, que eles podem ajudá-lo a realizar seus sonhos, se conseguir guardar ali parte de todas as moedas que passarem por suas mãos. O Menino passa a depositar no porquinho suas moedas, até que um dia uma bela surpresa acontece.
Disponível em: <https://www.estantevirtual.com.br/livros/reinaldo-domingos/o-menino-o-dinheiro-e-os-tres-cofrinhos/859723355>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos: como ou para que você guardaria as moedas se ganhasse três cofres de porquinhos? (Professor, converse com os alunos sobre a poupança de curto prazo, médio prazo e o de longo prazo. A ideia é explicar para os alunos que eles precisam se esforçar e esperar para conseguir comprar algo que desejam. O que custa mais, é representado pelo cofrinho de longo prazo, e significa que eles deverão poupar mais e por mais tempo.
3.2. Professor, é importante avisar aos alunos: Ao juntar dinheiro, prefira as notas ou guarde as moedas por pouco tempo e depois troque por cédulas! Se todos guardarem moedas, vai faltar troco no comércio! Por isso, coloque sempre as moedinhas para circular!
Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]