Texto base: Leia as informações do gráfico. As espécies animais na Mata Atlântica Fonte: Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/graficos-tabelas-organizar-informacoes-646489.shtml>. Acesso em: 20 set. 2014
Enunciado:
1. Responda:
a) Qual é o assunto abordado no gráfico?
b) Que tipo de animal aparece em maior número?
c) O que você entendeu sobre as informações do gráfico?
Questões relacionadas
- Química | B. Espacial
Em algumas regiões brasileiras, é comum se encontrar um animal com odor característico, o zorrilho. Esse odor serve para a proteção desse animal,afastando seus predadores. Um dos feromônios responsáveis por esse odor é uma substância que apresenta isomeria trans e um grupo tiol ligado à sua cadeia. A estrutura desse feromônio,que ajuda na proteção do zorrilho,é
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Disponível em: https://m.educador.brasilescola.uol.br. Acesso em: 30 set. 2019 (adaptado).
TEXTO II
Disponível em: https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br. Acesso em: 30 set. 2019 (adaptado).
Nos Textos I e II, a ideia central é explorar humoristicamente os recursos do garoto para evitar de fazer as tarefas de casa. O garoto, em ambos os textos,
- Biologia | 10. Zoologia
A salinidade da água é um fator fundamental para a sobrevivência dos peixes. A maioria deles vive em condições restritas de salinidade, embora existam espécies como o salmão, que consegue viver em ambientes que vão da água doce à água do mar. Há peixes que sobrevivem em concentrações salinas adversas, desde que estas não se afastem muito das originais. Considere um rio que tenha passado por um processo de salinização. Observe na tabela suas faixas de concentração de cloreto de sódio.
Considere um peixe em estresse osmótico que consegue sobreviver eliminando mais urina e reabsorvendo mais sais do que em seu habitat original.
Esse peixe é encontrado no trecho do rio identificado pela seguinte letra:
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UFG) Leia os textos a seguir.
TEXTO 1
Contrariando a opinião de certas pessoas que não quiseram se entusiasmar, e garantiram que em poucos dias a novidade passaria e a ferrugem tomaria conta do metal, o interesse do povo ainda não diminuiu.
VEIGA, J. J. “A máquina extraviada”. In: Melhores Contos de J. J. Veiga. Seleção de J. A. Castello. São Paulo: Global, 2000. p. 133.
TEXTO 2
Fatores biológicos e geográficos facilitaram a implementação de determinadas atividades econômicas nos moldes ditos modernos, predominantemente em relevo plano, com formas de topo aplanado, solos bem desenvolvidos, espessos e livres de pedregosidades.
OLIVEIRA, I. J. “Sustentabilidade de sistemas produtivos agrários em paisagens do Cerrado: uma análise no município de Jataí-GO”. Terra Livre, ano 20, v. 2, n. 23, jul.-dez., 2004. (Adaptado).
O texto 1 trata de uma situação vivenciada pela população de uma pequena cidade, enquanto o texto 2 aborda a modernização da agropecuária e as características de uma unidade de paisagem em Jataí, mesorregião do Sudoeste de Goiás. Com base no fragmento do conto “A máquina extraviada” e na leitura do texto 2, conclui-se que a tecnologia.
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UEPA) No arquipélago do Marajó, encontram-se áreas com influência fluvial que permanecem alagadas quase todo o ano. A vegetação dessas áreas é formada por gramíneas e plantas aquáticas como o aguapé, que flutuam na água colorindo de verde a superfície. Para a flutuação, o aguapé apresenta desenvolvido o parênquima: