Leia a tirinha.
Pelas falas do Cebolinha, personagem de Mauricio de Sousa, pode-se concluir que ele representa crianças que
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
POPULAÇÃO AGREDIDA FISICAMENTE NO BRASIL EM 2009
Adaptado de IBGE/PNAD, 2009.
A partir dos dados da tabela, escolhe-se ao acaso uma pessoa dessa população.
Sabendo que essa pessoa é uma mulher, a probabilidade de ela ser preta é mais próxima de:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UFRGS) A coluna da esquerda, abaixo, apresenta o nome de teorias sobre e a evolução da vida na Terra; a da direita, afirmações relacionadas a três dessas teorias.
Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
1- Abiogênese
2- Biogênese
3 – Panspermia
4 – Evolução química
5 – Hipótese autotrófica
( ) Os primeiros seres vivos utilizaram compostos inorgânicos da crosta terrestre para produzir suas substâncias alimentares.
( ) A vida na Terra surgiu a partir de matéria proveniente do espaço cósmico.
( ) Um ser vivo só se origina de outro ser vivo.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- História - Fundamental | 03.2. Os migrantes
Leia a reportagem a seguir sobre migrações internas e responda à questão.
Eu quero uma casa no campo
Muitas famílias estão tornando realidade o sonho de morar fora das cidades grandes.
Natasha Novak e Janette Tavano "Eu quero uma casa no campo. Onde eu possa ficar no tamanho da paz..." Elis Regina já sonhava com isso. E em uma época em que as razões para sair dos grandes centros iam muito mais pelo caminho dos sonhos e ideais do que pelo medo da violência ou do desejo de um dia a dia mais tranquilo [...] Rosana, que é autora da tese Migrações Internas no Brasil: Metropolitanos e não Metropolitanos, acredita que ainda é maior o número de mudanças com final feliz. De acordo com seus estudos, a maioria das pessoas que trocam São Paulo por Campinas, por exemplo, ou pelos seus arredores finca o pé por lá e dificilmente retorna. Só para ter uma ideia da dimensão dessas migrações, no final dos anos 1970, quando começou a se consolidar como o grande centro de tecnologia do interior, a região metropolitana de Campinas computou cerca de 40 mil novos moradores. Nos anos 1980 foram 60 mil e nos anos 1990 esse contingente subiu para 80 mil. E os números impressionam também quando se analisa a situação em termos nacionais: entre 1995 e 2000, 340 mil paulistanos fizeram as malas rumo ao interior do estado. No Rio de Janeiro, o fluxo foi menor, mesmo assim significativo: 50 mil saíram em direção à região de Campos e Macaé. Também no Nordeste, os números surpreendem: em Salvador, 65 mil trocaram a metrópole por Ilhéus e Itabuna e, em Fortaleza, 54 mil migraram para a região de Juazeiro.
Disponível em: <http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1010402-2213,00.html>. Acesso em: 05 mar. 2014. (Fragmento)
A reportagem aborda a temática das migrações internas brasileiras, entre os anos de 1970 e 2000.
Diferencie essas migrações das migrações ocorridas no Brasil entre as décadas de 1950 e 1960.
- Ciências - Fundamental | 1.1 As Partes do Corpo Humano
Vocês sabiam que o corpo humano é formado por várias partes? Cada parte do corpo humano tem uma função especial e trabalha junto com as outras para nos ajudar a fazer coisas incríveis, como correr, pular, comer, pensar e muito mais!
Qual o nome das partes do corpo que ajudam a gente a andar e correr?
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.
SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).
Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida radical da filosofia cartesiana tem caráter positivo por contribuir para o (a):