Olá, crianças! Vocês já pararam para observar as plantas ao seu redor? Elas são muito importantes para a nossa vida, pois produzem o oxigênio que respiramos e também alimentos para nos nutrir. Uma planta é formada por diferentes partes, como a raiz, o caule, as folhas, as flores e os frutos, cada uma com sua função especial.
Qual é a parte da planta que produz o alimento através da fotossíntese?
Questões relacionadas
- Matemática | 1.03 Frações
sdfasdfa
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Leia o poema e responda à questão.
O meu tio O meu tio pode ter til
Sem nenhuma confusão,
Porque, se ele é o meu tio,
Da mamãe ele é irmão! BANDEIRA, Pedro. Por enquanto sou pequeno.
São Paulo: Moderna, 2009.
As palavras “tio” e “confusão”, rimam, respectivamente, com
- Arte - Fundamental | 02. Arte na Pré-História
Leia as afirmativas a seguir:
I. O ser humano enfrentou muitas dificuldades no decorrer da sua história e da pré-história e, para sobreviver, precisou criar técnicas, ferramentas, instrumentos e processos, elevando o seu domínio sobre a natureza. Na pré-história da humanidade, o domínio de técnicas de fundição do aço, do artesanato em couro e o domínio da agricultura possibilitaram o abandono imediato do uso dos instrumentos de pedra e da necessidade de praticar a caça.
II. No Paleolítico, a baixa temperatura levou os grupos de hominídeos a se abrigarem em cavernas, a construírem habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos. Nesse período, os antepassados do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, obtendo, assim, diversas vantagens em relação ao seu domínio sobre a natureza.
Marque a alternativa CORRETA:
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte africana na história
Na joalheria egípcia, o uso do ouro é predominante e em geral é complementado pelo uso das gemas cornalina, turquesa e lápis-lazúli ou por pastas vítreas imitando-as. A ornamentação das jóias é composta por símbolos, como o escaravelho, o nó de Ísis, a flor de lótus, o olho de Horus, o falcão, a serpente e a esfinge, que remetiam aos significados da escrita hierográfica e religião. Os egípcios dominavam diversas técnicas de trabalho em metal, entre elas a marchetaria, a incisão, o esmalte e o relevo.
Bracelete da Rainha Ahhotep
Os colares podiam ter duas formas distintas principais:
> menat- exclusivamente atributo a divindade, só podia ser usado por faraós, colares de ombro a ombro que iam por cima do peito.
> usekh- usado por todo o período do antigo Egito, de formato semi-circular.
O mais importante acervo em objetos de ouro e jóias do mundo é o tesouro do faraó Tutankamon (18° dinastia), descoberto no inicio do século passado, conta com diversos anéis, colares, diademas, peitorais, amuletos, pendentes, braceletes e brincos. O sarcófago onde fica a múmia foi feito inteiramente em ouro e esta está coberta com uma enorme quantidade de jóias. Estão expostas no Museu do Cairo - Egito.
Peitoral de Tutankamon
Para saber um pouco mais sobre os mistérios do Antigo Egito, recomendo o documentário sobre Tutankamon no youtube
Máscara Tutankamon (18° dinastia)
Esta máscara foi usada para proteção de Tutankamon após sua morte. Feita de ouro, lapis-lázuli,
amazonita e contas de vidro de diversas cores.
Acessório de Senusert II (12° dinastia)
Este acessório era usado na cabeça do rei para dar-lhe proteção. Em forma de serpente, feito de
ouro sólido e pedras preciosas. A cabeça é de lapis-lázuli e os olhos de granada.
http://ajoalheria.blogspot.com/2008_04_01_archive.html
Converse com a turma sobre a beleza dos acessórios egípcios, as jóias usadas naquela época. Pergunte aos alunos se já observaram esses acessórios em filmes. Comente sobre os temas desses acessórios, sobre a inspiração egípcia em elementos da natureza, como animais e plantas. Peça para os alunos pesquisarem sobre esse tema em livros, revistas e sites da internet, e depois abra um espaço para compartilharem as informações descobertas. Sugira que depois das pesquisas eles façam alguns esboços para criarem acessórios egípcios.
Depois de feitos os esboços, escolham uma das peças para executarem. O material a ser usado pode ser massa biscuit, miçangas e contas de vidro. A massa biscuit pode ser usada para fazer algumas peças que representam os animais que são símbolos egípcios, como o escaravelho, o urubu, serpentes, escorpiões, etc., assim poderão imitar a pedra lápis-lazuli, utilizada na confecção das jóias egípcias, usando massa biscuit nas cores da pedra. Lembre os alunos que naquela época não eram usados brincos como acessórios, e alerte-os também para fazer orifícios nas peças para poder prender com cordões. Podem ser feitos pingentes, pulseiras, braceletes, etc.
Depois dos trabalhos prontos, organize com a turma uma exposição no espaço cultural da escola.
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
O tecido nervoso do ser humano é composto por bilhões de células, desempenhando diversas funções, entre elas a condução do impulso nervoso.
A figura ilustra uma organização sequencial de neurônios nos quais a sinapse é química, e mediada por neurotransmissores.
Tal organização é fundamental, pois o percurso celular de um impulso nervoso, neste caso, é