O tecido nervoso do ser humano é composto por bilhões de células, desempenhando diversas funções, entre elas a condução do impulso nervoso.
A figura ilustra uma organização sequencial de neurônios nos quais a sinapse é química, e mediada por neurotransmissores.
Tal organização é fundamental, pois o percurso celular de um impulso nervoso, neste caso, é
Questões relacionadas
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UERJ) O aldicarb, conhecido popularmente como chumbinho, é uma substância de alta toxicidade, derivada do ácido carbâmico. Ele age inibindo a acetilcolinesterase, enzima que, hidrolisando o mediador químico acetilcolina, desempenha um papel importante no processo de transmissão do impulso nervoso em sinapses como as encontradas nas junções neuromusculares. Observe a concentração de Ca++ medida em dois compartimentos de células musculares, em repouso, na ausência de aldicarb. Nos gráficos I à IV, representados a seguir na mesma escala, observe algumas alterações na concentração de Ca++ nesses compartimentos:
O gráfico que mostra a ação do aldicarb, logo após sua penetração na junção neuromuscular, é o de número:
- História | 6.01 Revolução Francesa
(ESPCEX) “A execução de Luís XVI, em janeiro de 1793, abalou a nobreza europeia. No interior da França, eclodiram revoltas (...). No exterior, formou-se a Primeira Coligação europeia (...). A França foi novamente invadida. (...) Teve início então, o Período do Terror, que se estenderia até julho de 1794.”
(ARRUDA & PILETTI, 2007)
O Período do Terror, caracterizado pela radicalização do processo revolucionário, ocorreu durante a fase da (o)
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
A lhaneza (afabilidade) no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal. Seria engano supor que essas virtudes possam significar “boas maneiras”, civilidade. [...] Nossa forma ordinária de convívio social é, no fundo, justamente o contrário da polidez. Ela pode iludir na aparência – e isso se explica pelo fato de a atitude polida consistir precisamente em uma espécie de mímica de liberdade manifestações que são espontâneas no “homem cordial”: é a forma natural e viva que se converteu em fórmula. [...] No “homem cordial”, a vida em sociedade é, de certo modo, uma verdadeira libertação do pavor que ele sente em viver consigo mesmo, em apoiar-se sobre si próprio em todas as circunstâncias da existência. Sua maneira de expansão para com os outros reduz o indivíduo, cada vez mais, à parcela social, periférica, que no brasileiro – como bom americano – tende a ser a que mais importa. Ela é antes um viver nos outros.
HOLANDA,S. B. de. O homem cordial. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
De acordo com o autor,
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNIT) Em escala cósmica, o ano-luz é uma unidade de medida muito utilizada em Astronomia e corresponde à distância percorrida pela luz no vácuo em um ano.
Sabendo-se que a luz viaja no vácuo com velocidade de 300000 km/s, a ordem de grandeza de 1 ano luz, em metro, é
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(Interbits) No dia 12/07/2012, no Programa “Na Moral”, de Pedro Bial, Pedro Cardoso comentou sobre a invasão de privacidade e a sua relação com os paparazzi. Leia abaixo um trecho de seu comentário:
Pedro Cardoso – Pedro [Bial], olha só, aqui falta um personagem, que ele até citou, que é o personagem – na minha opinião – mais importante disso tudo. Falta o capitalista que produz a profissão dele. Porque é o cara que paga pela foto que ele tira. O meu inimigo não é ele ou outra pessoa que, infelizmente, ganha a vida de uma maneira medíocre. Não, meu inimigo é o cara que contrata esse serviço, o cara que, sendo um empresário, põe dinheiro numa coisa que é a minha vida particular.
Programa Na Moral apresentado em 12/07/2012. [transcrição] Disponível em: <http://tvg.globo.com/programas/na-moral...i/2038750/>. Acesso em 15/07/2012.
Dada a forma como Pedro Cardoso constrói seu raciocínio, é correto afirmar que: