Em uma competição de salto em distância, um atleta de 70 kg tem, imediatamente antes do salto, uma velocidade na direção horizontal de módulo 10 m/s. Ao saltar, o atleta usa seus músculos para empurrar o chão na direção vertical, produzindo uma energia de 500 J, sendo 70% desse valor na forma de energia cinética. Imediatamente após se separar do chão, o módulo da velocidade do atleta é mais próximo de
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto abaixo.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o mundo assistiu a importantes transformações da sociedade moderna. Houve grandes avanços científicos e tecnológicos. As cidades e a população cresceram. Os meios de comunicação existentes na época (jornais, revistas, TV, rádio, cinema, cartazes etc.) invadiram o cotidiano, espalhando ideias e costumes.
(...) No Brasil, os novos hábitos de consumo e de comportamento alteraram o ritmo de vida das grandes cidades. O supermercado foi implantado em São Paulo, em 1953, e sua expansão nos anos seguintes prejudicou o pequeno comércio, provocando o fechamento de muitos armazéns e quitandas. O “reclame”, como era chamada a propaganda, foi rebatizado de “publicidade”, cujo objetivo era criar novas necessidades e estimular o consumo. O rádio, com seus programas de auditório, e principalmente a televisão, com a magia da imagem, anunciavam as transformações do mundo.
Adaptado de: KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise M. Frayze. História do Brasil no contexto da história ocidental.
São Paulo: Atual, 2003. p. 470-471.
Segundo o texto, marque a alternativa que destaca corretamente as mudanças vivenciadas pelo Brasil no século XX, no contexto pós segunda guerra mundial.
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UEFS) Ondas de mesma amplitude e comprimento de onda, mas com velocidades opostas, propagando-se em uma mesma corda, geram ondas estacionárias. Considerando-se um fio de alumínio de 50,0 cm de comprimento e 200,0g de massa, mantido esticado com uma força de 40,0 N, com as duas extremidades fixas e vibrando no seu terceiro harmônico, vibrará, no seu modo fundamental, com uma frequência, em Hz, igual a
- História
Em relação aos povos da Antiguidade, é correto afirmar que
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNICENTRO) Grandes expoentes da nanotecnologia, os nanotubos de carbono mostraram-se capazes de concentrar 100 vezes mais energia captada dos raios do Sol em relação aos tradicionais painéis solares. Ao juntar 30 milhões desses tubos compostos por folhas de átomos de carbono, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, formaram antenas que concentram a energia solar em pequenos espaços. Se tudo der certo, os grandes painéis solares instalados no telhado de casas que possuem esse tipo de energia poderão ser trocados por pequenos artefatos semelhantes a luminárias de jardim... (ANTENAS solares..., 2010).
Analise as alternativas a seguir relacionadas às distintas fontes energéticas utilizadas pelos seres humanos e os possíveis impactos ambientais ocasionados pela sua utilização.
I. A energia hidrelétrica é uma das alternativas energéticas mais poluentes devido à intensa liberação de CO2 durante a movimentação das turbinas movidas pelo fluxo de água.
II. A utilização dos combustíveis fósseis pelos seres humanos tem elevado o CO2 atmosférico, contribuindo, assim, para a elevação da temperatura média da Terra.
III. A utilização de energia solar como fonte alternativa apresenta-se em crescente desenvolvimento, apesar dos impactos ambientais gerados a partir da sua utilização.
IV. Dentre as fontes alternativas de energia, destaca-se a energia nuclear como geradora de menor risco ambiental.
A alternativa que apresenta apenas a(s) afirmativa(s) correta(s) é a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Leia o texto a seguir e responda à questão. Assaltos insólitos Assalto não tem graça nenhuma, mas alguns, contados depois, até que são engraçados. É igual a certos incidentes de viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidíssimo, mas depois, narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota. Uma vez me contaram de um cidadão que foi assaltado em sua casa. Até aí, nada demais. Tem gente que é assaltada na rua, no ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o são na própria casa. O que não diminui o desconforto da situação. Pois lá estava o dito-cujo em sua casa, mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma pintura na garagem e na cozinha. As crianças haviam saído com a mulher para fazer compras e o marido se entregava a essa terapêutica atividade, quando, da garagem, vê adentrar pelo jardim dois indivíduos suspeitos. Mal teve tempo de tomar uma atitude e já ouvia: — É um assalto, fica quieto senão leva chumbo. Ele já se preparava para toda sorte de tragédias quando um dos ladrões pergunta: — Cadê o patrão? Num rasgo de criatividade, respondeu: — Saiu, foi com a família ao mercado, mas já volta. — Então vamos lá dentro, mostre tudo. Fingindo-se, então, de empregado de si mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a dizer: — Se quiserem levar, podem levar tudo, estou me lixando, não gosto desse patrão. Paga mal, é um pão-duro. Por que não levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês levava aquele som também. Na cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. Não querem uns discos? Dinheiro não tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armário tem uma porção de caixas de bombons, que o patrão é tarado por bombom. Os ladrões recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saíram apressados. Daí a pouco chegavam a mulher e os filhos. Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do próprio assalto que ajudara a fazer contra si mesmo. SANT’ANNA, Affonso Romano. Porta de colégio e outras crônicas. São Paulo: Ática 1995. Coleção Para Gostar de Ler (fragmento). Disponível em: http://reocities.com/Pipeline/ramp/5062/cro11.htm. Acesso em: 02 out. 2011 (adaptado).
Leia o trecho a seguir.
“ É igual a certos incidentes de viagem (...)”.
Explique a situação cujo verbo “SER” é conjugado, conforme o termo em destaque.