Leia o texto abaixo.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o mundo assistiu a importantes transformações da sociedade moderna. Houve grandes avanços científicos e tecnológicos. As cidades e a população cresceram. Os meios de comunicação existentes na época (jornais, revistas, TV, rádio, cinema, cartazes etc.) invadiram o cotidiano, espalhando ideias e costumes.
(...) No Brasil, os novos hábitos de consumo e de comportamento alteraram o ritmo de vida das grandes cidades. O supermercado foi implantado em São Paulo, em 1953, e sua expansão nos anos seguintes prejudicou o pequeno comércio, provocando o fechamento de muitos armazéns e quitandas. O “reclame”, como era chamada a propaganda, foi rebatizado de “publicidade”, cujo objetivo era criar novas necessidades e estimular o consumo. O rádio, com seus programas de auditório, e principalmente a televisão, com a magia da imagem, anunciavam as transformações do mundo.
Adaptado de: KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise M. Frayze. História do Brasil no contexto da história ocidental.
São Paulo: Atual, 2003. p. 470-471.
Segundo o texto, marque a alternativa que destaca corretamente as mudanças vivenciadas pelo Brasil no século XX, no contexto pós segunda guerra mundial.