Identifique como verdadeiro ou falso a seguinte afirmação:
A fotossíntese não é importante para a vida na Terra.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.1 Conjunto dos Números Racionais
Texto base: Manchetes de jornal do segundo semestre de 2016, como a que se segue, alertavam para o aumento da inflação. Inflação até agosto já superou meta do ano; veja no gráfico
Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/inflacao-ate-agosto-ja-superou-meta-pro-ano-veja-no-grafico/. Adaptado. Acesso em: 29 de nov. 2016. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país. (...) Disponível em: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2007/09/14/entenda-o-que-e-o-ipca.htm. Acesso em: 29 de nov. 2016.
Enunciado:
a) Em 2015, quais meses registraram, respectivamente, o maior e o menor índice IPCA?
b) Qual foi a diferença do índice IPCA entre os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016?
c) No período mostrado pelo gráfico, quantas vezes observou-se aumento do índice IPCA em relação ao mês anterior?
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
Texto base: Leia o poema que fala sobre os diferentes tipos de alimentos. A roda dos alimentos Da roda dos alimentos De tudo vou comer! E antes da refeição, Boa água vou beber! Gosto muito de legumes, De arroz, massa e feijão, Das gorduras e do açúcar, Não abuso, isso não! Eu como frutos maduros, Leite, carne, peixe e pão. Como bem, não como muito, Vario a alimentação. Disponível em: <http://www.pragentemiuda.org/2007/01/poesias-e-quadrinhas-alimentacao.html.> Acesso em: 20 mar. 2014.
Enunciado:
Responda ao que se pede de acordo com o poema.
A) Podemos dizer que é preciso comer muito para termos uma boa alimentação? Justifique sua resposta.
B) Quais são os alimentos que devemos evitar comer em excesso?
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
A acondroplasia é uma forma de nanismo que ocorre em 1 a cada 25.000 pessoas no mundo. Curiosamente, as pessoas não anãs são homozigotas recessivas para o gene determinante dessa característica. José é um anão, filho de mãe anã e pai sem nanismo. Ele é casado com Laura, que não é anã. Qual é a probabilidade de José e Laura terem uma filha anã ?
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UEFS)
A figura mostra algumas das linhas de força de um campo elétrico uniforme com intensidade de 1,0. 104N/C. Uma partícula com carga elétrica de 1,0μC, abandonada em repouso no ponto A, passa pelo ponto B com energia potencial elétrica de 1,0. 10-4 J. Admitindo-se que a partícula se encontra sob ação exclusiva do campo elétrico, o potencial elétrico do ponto A, em kV, é igual a
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais:
- Você certamente possui os materiais sugeridos no item 02 do desenvolvimento em sua sala de aula
- Cartolina branca no tamanho A4 divida ao meio, assim:
- Lápis grafite 2B
- Lápis de cor
- Objetos sugeridos no item 05 do desenvolvimento ou no item 02 das observações
- Uma caixa decorada ou baú capaz de conter os objetos definidos segundo a proposta da atividade
Desenvolvimento:
1 - Comente com os alunos sobre a memória visual e sua importância para o artista. Olhar quase nunca é ver. Precisamos ter concentração, mas é preciso saber também que nossa memória pode ser treinada. Mesmo quando o artista está diante de um objeto a ser desenhado, ele precisa olhar para ele várias vezes. Há também aqueles artistas capazes de realizar, com competência, um desenho de memória.
2 - Comece propondo alguns jogos capazes de exercitar nossa memória. Veja algumas sugestões:
- Mostrar objetos, fotos, brinquedos, blocos coloridos, etc. Por alguns segundos, remover e depois perguntar qual foi o objeto retirado.
- Mostrar um grupo de gravuras para a criança durante 3 a 8 segundos. Cubra-os, remova uma ou duas gravuras do grupo e depois pergunte o nome dos objetos retirados.
3 - É possível também elaborar com os alunos um jogo de memória feito com cartõezinhos de cartolina branca e formas geométricas colocadas ou, até mesmo, se possível, figuras iguais.
4 - Outro exercício interessante são os jogos dos sete erros contidos em revistas de palavras cruzadas.
5 - Ao final destes exercícios, divida a turma em grupos de quatro componentes cada. Escolha um objeto que deverá ser apresentado para cada grupo. Cada criança deverá manipular com cuidado o objeto, observando sua forma, sua cor, a proporção entre as partes componentes do objeto.
6 - Em seguida, distribua a cartolina com uma linha divisória. Recolha os objetos nos grupos e coloque-os em uma caixinha previamente preparada para isso. Poderá também ser um saquinho colorido, um bauzinho. Do lado esquerdo do papel, cada criança deverá desenhar seu objeto de memória e colorir o desenho.
7 - Realize anotações das falas das crianças ao longo do processo.
8 - Em seguida, entregue novamente o objeto para que realizem do lado direito da folha um desenho - agora olhando para o objeto. Colorir.
9 - Realize uma exposição dos resultados, montando o papel com os dois desenhos sobre papel colorset colorido. Coloque junto aos desenhos os respectivos objetos e as frases que você registrou devidamente impressas.
Observações:
1 - Sugiro que os objetos escolhidos tenham formas simples, mas que sejam inusitados em relação ao cotidiano das crianças, por exemplo, um ferro de passar roupa, chapéu ou boné, luminária ou abajur, sapato feminino com salto, uma chaleira. Observe que são objetos com formas simples. Evite algo muito elaborado.
2 - Outra sugestão seria que todos os objetos fossem antigos. Não sei qual o grau de facilidade para consegui-los. Talvez até mesmo as crianças possam trazê-los de casa. Neste caso, além do exercício do desenho de memória, estaria presente a possibilidade de conversar sobre como estes objetos auxiliavam no dia a dia das pessoas, por exemplo, o ferro à brasa. Gosto de refletir sobre o fato de que tendemos a considerar o mundo em que nascemos como se fosse assim desde sempre - e não é. Acredito ser uma reflexão interessante a ser feita com os alunos. É importante pensar a respeito das mudanças rápidas dos últimos anos e como estará o futuro quando olhamos para um passado muito recente onde não havia luz elétrica, computador ou celular. Até mesmo o consumo poderá ser motivo de reflexão neste momento.