(ENEM 2015) A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.
NIETZSCHE. F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural. 1999
O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Observe a imagem e leia os textos e relativos à Revolução Russa:
Retirem as mãos vagabundas das calças
peguem a pedra, a faca ou a bomba,
e aquele que não possui mãos -
venha e lute com a testa!
Trecho do poema de Vladimir Maiakovski.
Disponível em http://veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/trechos/maiakovski.html
Disponível em: http://www.cecac.org.br/Imagens%20Utiliz%E1veis/quadro_revolucao.jpg. Acesso em novembro de 2009
Em 1917, o mundo assistiu à primeira experiência socialista. De acordo com um importante historiador inglês, “A Revolução Russa foi a filha da guerra no século XX […]. Mas a guerra sozinha não conduz necessariamente à crise, colapso e revolução nos países beligerantes.” Diversos fatores da Rússia pré-revolucionária contribuíram para que os russos se levantassem contra o capitalismo. Dentre eles pode-se citar, EXCETO.
- História - Fundamental | 08. Das Rebeliões Coloniais à Luta pela Emancipação da América Portuguesa
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto 1 “A independência foi feita pelos grupos dominantes da sociedade, os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes. Não houve participação popular decisória no processo. A ideia de realizar a independência com o apoio de príncipe e a exclusão das camadas inferiores da sociedade foi decorrência natural da formação social brasileira. Havia o temor da elite ilustrada, diante da perspectiva de conquistas pelas massas populares. Essas massas [...] constituíam-se de escravos e trabalhadores livres totalmente desamparados. [...]Dessa forma, a absorção do liberalismo no Brasil limitou-se à liquidação dos laços coloniais. A escravidão era intocável. Conciliava-se a ruptura do pacto colonial com a preservação do escravismo”. RIBEIRO JÚNIOR, José. A independência do Brasil. São Paulo: Global, 1983. p. 54 Texto 2 “[...] a ênfase na atuação das elites acabou por dificultar a compreensão [...] das múltiplas facetas da sociedade colonial. Complexa, essa sociedade era constituída não só por proprietários enriquecidos e por escravos, mas também por setores sociais diferenciados, como pequenos e médios produtores rurais, artesãos, comerciantes e um enorme [...] contingente de homens livres vivendo sob condições diversas. É grave imaginar que essas pessoas estavam à margem da política [...]Naquela época, pequenos proprietários e homens livres, pobres ou remediados, foram interlocutores ativos nas lutas políticas que promoveram a criação de um governo no Brasil. Além disso, sua participação foi decisiva na definição do direito de cidadania e no estabelecimento, pela Constituição de 1824, de uma clara separação entre cidadãos e escravos”. OLIVEIRA, Cecilia Helena Salles. A independência e a construção do império. São Paulo: Atual, 1995. p. 2
Enunciado:
Os textos revelam aspectos referentes ao processo histórico que culminou na declaração de independência do Brasil com relação a Portugal em 1822. A comparação das análises dos argumentos dos dois historiadores
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
A técnica dos jogos teatrais propõe uma aprendizagem não verbal, em que o aluno reúne os seus próprios dados, a partir de uma experimentação direta. Por meio do processo de solução de problemas, ele conquista o conhecimento da matéria.
KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984. Adaptado.
Sob orientação do professor, os jogos teatrais são realizados na escola de forma que o estudante:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Comparando os direitos concedidos pela Constituição de 1988 aos povos indígenas e o processo histórico brasileiro, observamos avanços sociais e políticos na questão indígena, mas há também permanências.
Apresente um avanço e uma permanência social e política na questão indígena no Brasil atualmente.
- Física | A. Leis de Newton
CTB – Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997
Institui o Código de Trânsito Brasileiro
- Art. 65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.
http://www.jusbrasil.com.br.
O uso do cinto de segurança, obrigatório por lei, remete-nos a uma das explicações da Lei da Inércia, que corresponde à