Redundâncias
Ter medo da morte
é coisa dos vivos
o morto está livre
de tudo o que é vida
Ter apego ao mundo
é coisa dos vivos
para o morto não há
(não houve)
raios rios risos
E ninguém vive a morte
quer morto quer vivo
mera noção que existe
só enquanto existo
GULLAR, F. Muitas Vozes. São Paulo: José Olympio, 2013.
O poema de Ferreira Gullar, do livro Muitas Vozes, apresenta a morte como uma redundância, como o próprio título aponta. Para o eu-lírico,
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UESC)
A figura representa o princípio de funcionamento de um acelerador de partículas, constituído basicamente por duas câmaras metálicas ocas A e B, com seção em meio círculo e submetidas a um intenso campo magnético. Entre os terminais da câmara, é aplicado um campo elétrico, cujo sentido é invertido por uma tensão alternada. Sabendo-se que partículas eletrizadas, cada uma com massa m e carga q, são emitidas por um canhão C, a distância entre os terminais das câmaras A e B é igual a d e considerando-se os módulos dos campos magnético e elétrico como sendo constantes nos instantes em que as partículas descrevem movimentos semicircular e retilíneo, respectivamente e desprezando-se a força de interação gravitacional, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
( ) As partículas eletrizadas e emitidas pelo canhão na região entre as câmaras A e B ficam submetidas à mesma aceleração de módulo igual qE/m .
( ) A partícula que penetra perpendicularmente na região do campo magnético com velocidade de módulo v fica submetida à força centrípeta de intensidade igual a qvB.
( ) A partícula descreve cada semicírculo na região do campo magnético com a quantidade de movimento constante.
( ) A partículas que abandonam a câmara A com velocidade de módulo v descrevem uma trajetória semicircular, na câmara B, de raio igual a
A alternativa correta, de cima para baixo, é a
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UNESP) A disposição e a distribuição dos estômatos nas folhas são adaptações das espécies vegetais aos ambientes onde ocorrem. Os estômatos podem estar dispostos em ambas as faces da folha ou em apenas uma delas. Quando são encontrados nas duas faces, a folha é chamada de anfiestomática; quando são encontrados apenas na face abaxial (inferior), a folha é hipoestomática; e quando estão presentes apenas na face adaxial (superior), a folha é epiestomática.
A figura 1 apresenta a salvínia (Salvinia auriculata), uma planta aquática cujas folhas flutuam sobre as águas. A figura 2 apresenta um pequizeiro (Caryocar brasiliense), espécie vegetal arbórea de ambientes quentes e de baixa pluviosidade. E a figura 3 apresenta exemplares de bromélia (Quesnelia testudo), espécie vegetal adaptada a ambientes úmidos e de alta pluviosidade.
As figuras que representam as espécies anfiestomática, hipoestomática e epiestomática estão corretamente relacionadas a seus respectivos biomas em:
- Biologia | 09. Botânica
Muitos experimentos demonstram o efeito que a luz exerce sobre certos processos realizados pelas plantas. Um deles é apresentado a seguir.
Três lotes de coleóptiles foram submetidos à iluminação unilateral e preparados da seguinte maneira:
I. inteiros, com os ápices descobertos;
II. inteiros, com os ápices cobertos por papel opaco;
III. sem os ápices.
Espera-se que ocorra fototropismo:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
A etapa (I) __________ da fotossíntese ocorre no estroma dos cloroplastos, sem necessidade direta da luz. Nessa etapa, o CO2 recebe o hidrogênio transportado pelas moléculas de NADPH2 o qual é proveniente da (II) __________ da água. O produto do (III) __________ é, na realidade, um carboidrato de três carbonos, que origina (IV) __________ e (V) __________.
Assinale a alternativa cujos termos preenchem CORRETAMENTE as lacunas.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UEFS) Os elementos essenciais à vida seguem uma trajetória desde o meio inanimado, passando pelos organismos vivos e retornando ao meio original. Esses elementos, em número aproximado de 40, são incorporados aos organismos, na forma de compostos orgânicos complexos, ou participam de uma série de reações químicas essenciais às atividades dos seres vivos. A ciclagem desses elementos e da água recebem o nome de ciclos biogeoquímicos.
Com base nos conhecimentos sobre os ciclos biogeoquímicos, é correto afirmar: