Leia o poema.
Pronominais
Oswald de Andrade
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
ANDRADE, Oswald de. Obras completas. São Paulo: Globo, 2003. p. 167.
No poema, Oswald de Andrade faz uma diferenciação entre a variedade formal e a coloquial ao:
Questões relacionadas
- História | 5.9 Colonização da América
(FUVEST 2008 1ª FASE) “No Chile, a lei não serve para outra coisa a não ser produzir a anarquia e a ausência de sanções [...] Se eu, por exemplo, prendo um indivíduo que sei que está tramando uma conspiração [contra o governo], violo a lei. Maldita lei então que não deixa o braço do governo proceder livremente no momento oportuno. [...] De minha parte, sei dizer que, com lei ou sem ela, essa senhora que chamam de Constituição tem que ser violada quando as circunstâncias são extremas.”
Carta de Diego Portales, ministro chileno, em 1834.
Nesse texto, Portales está defendendo uma visão
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
Houve uma rede de televisão brasileira que conseguiu, com ousadia e exclusividade, uma entrevista com o presidente da Líbia, logo após o bombardeio de sua casa pela aviação estadunidense, em 1986. Foi constrangedor para Kadafi e para os telespectadores ouvir as perguntas: “O que o senhor sentiu quando percebeu o bombardeio? O que o senhor sentiu quando viu sua família ameaçada? O que o senhor achou desse ato dos inimigos?”. Nenhuma pergunta sobre o significado do atentado na política e na geopolítica do Oriente Próximo; nenhuma indagação que permitisse furar o bloqueio das informações a que as agências noticiosas estadunidenses submetem a Líbia.
CHAUÍ, M. Simulacro e poder: uma análise da mídia. In: A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
O argumento levantado no texto é uma crítica ao papel da imprensa brasileira por
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UPE) Os manguezais são florestas inundadas diariamente pelas marés, com árvores adaptadas às variações de salinidade ao longo do dia. Essa incrível adaptação aconteceu há 50 milhões de anos, quando as angiospermas evoluíram a fim de conquistar o ambiente estuarino. Entretanto, outras adaptações foram necessárias à conquista definitiva do ambiente do entremarés. Quanto à reprodução e à dispersão das espécies típicas de mangues, é CORRETO afirmar que produzem
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com. Acesso em: 30 jul 2012.
Implementar políticas adequadas de alimentação e nutrição é uma meta prioritária em vários países do mundo.
A partir da campanha If you can’t read it, why eat it?, os leitores são alertados para o perigo de:
- Biologia | 8.6 Verminoses
Conhecer o mecanismo de transmissão e disseminação de uma dada enfermidade é de muita importância para fundamentar medidas mais efetivas para o controle da doença. A esquistossomose mansônica, uma doença infecciosa parasitária, é um problema de saúde pública no Brasil. Sua apresentação clínica varia desde a forma assintomática até aquelas extremamente graves. O diagnóstico e o tratamento são relativamente simples, mas a erradicação só é possível com medidas que interrompam o ciclo de vida do parasita.
Minas faz Ciência. Minas Gerais, set./nov. 2009 (adaptado).
Com base nas informações do texto, avalie qual das propostas seguintes será eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local: