Gustavo e seus colegas estão jogando um jogo composto por várias cartas numeradas e um dado. A pontuação de cada jogador será a soma das cartas que possuir na mão multiplicada pelo número que sair no dado. Gustavo possuía as seguintes cartas:
-3 +5 -7 +1
Sabendo que Gustavo tirou 3 no dado, o número de pontos que ele obteve foi:
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Qual é o alerta feito pelo texto?
- Matemática - Fundamental | 2.4 Potenciação e Radiciação de Números Inteiros
A energia da nave espacial do extra-terrestre Luzark está acabando. Ele precisa chegar rápido ao Sol, onde geralmente abastece sua nave. Ajude-o a encontrar uma trilha até a CHEGADA, traçando uma linha, ligando um retângulo ao outro, sem “saltar” nenhuma coluna, em qualquer direção, que contenha números quadrados perfeitos.
Calcule agora as raízes quadradas dos números percorridos por Luzark do ponto de PARTIDA até a CHEGADA.
- Ciências - Fundamental | 04. Movimento, forças e máquinas simples
É no sistema nervoso central que são recebidas as informações e decididas as atividades que o corpo deve executar, ou seja, é nele que as informações mais importantes são armazenadas e as ordens são enviadas a todas as partes do corpo.
Encontre no diagrama sete funções desempenhadas pelo cérebro e escreva-as.
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais Africanas
Texto base: MATERIAL - Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show) - Cartolina branca - Papéis coloridos - Penas - Tecido TNT - Tinta guache - Pincel - Cola - Tesoura PROCEDIMENTOS - O professor deverá iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e motivar o grupo o professor deverá apresentar imagens de diferentes tipos , formas e estilos de máscaras africanas. Disponível : http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/mascaras-africanas-recortar-colorir/ - No momento da apresentação das imagens o professor deverá fazer alguns questionamentos que orientem o olhar das crianças para a leitura das imagens através de perguntas do tipo: todas as máscaras são produzidas com a mesma finalidade? De que materiais são feitas as máscaras? Que cores estão mais presentes? - A partir das respostas do grupo, o professor deverá promover uma articulação entre os saberes que as crianças trazem em suas falas e as novas informações e conhecimentos selecionados em materiais como: livros, textos ,histórias e ou imagens (como sugerido na abertura da aula) - Como forma de registro deste momento, a sugestão é que as crianças representem através da escrita ou do desenho, algumas das novas informações que aprenderam sobre a importância das máscaras na cultura africana. - O professor vai propor a confecção de um tipo de máscara visto nas imagens. Junto com as crianças o professor deverá decidir qual o tipo de máscaras vão ser confeccionadas de acordo com o seu significado simbólico apresentado acima. - Entregar o material para as crianças. Forrar a mesa com o jornal e pedir para cada criança pintar o tecido com tinta guache. Instruir as crianças para darem pinceladas aleatórias ao longo do tecido. Deixar secar. - Enquanto o tecido seca , pedir as crianças para desenhar o modelo de um rosto na cartolina e recortar. Não recortar olhos e bocas, apenas o nariz. - Instruir as crianças a desenhar os olhos, bocas e enfeites nos papéis coloridos para recortar colar na frente da máscara. - Colar o tecido ao longo de toda a máscara deixando uma borda. Recortar a borda do tecido fazendo uma franja. - Pedir as crianças para escolher as cores das penas e depois colar na parte superior da máscara. - As crianças poderão brincar com as máscaras, inventando enredos como os elementos apresentados sobre a cultura africana: reis, bruxos, guerreiros, entre outros. - Faça uma exposição na escola. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22762
- Física | B. Vetorial
(FUVEST) Uma menina, segurando uma bola de tênis, corre com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea, numa quadra plana e horizontal.
Num certo instante, a menina, com o braço esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo. As distâncias sm e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a bola (t = 0 s) e o instante t = 0,5 s, valem:
NOTE E ADOTE
Desconsiderar efeitos dissipativos.