Texto base: 11106723
Texto introdutório
O sistema imunológico é responsável por proteger nosso corpo contra agentes infecciosos e doenças. As células de defesa são as principais responsáveis por essa proteção, e são divididas em dois tipos: as da imunidade inata e as da imunidade adquirida. A imunidade inata é a primeira barreira de proteção, enquanto a adquirida é mais específica e possui memória imunológica. Antígenos são substâncias que estimulam uma resposta imunológica no organismo, enquanto os anticorpos são proteínas produzidas pelo sistema imunológico para combater esses antígenos.
Enunciado:
Quando nosso corpo entra em contato com um agente infeccioso, as células de defesa da imunidade inata são ativadas. Qual das seguintes células é um exemplo de célula da imunidade inata?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Leia o trecho escrito por Christian Ferrer.
A cada primeiro de maio, lembramos de Parsons, Spies e seus companheiros de patíbulo. Mas poucos lembram do nome de James Towle, que foi, em 1816, o último "destruidor de máquinas" enforcado. Caiu pelo poço da forca gritando um hino ludita até que suas cordas vocais se fecharam num só nó.
FERRER, Christian. Os destruidores de máquinas. In: Libertárias, n. 4, São Paulo, dez. 1998. p. 5.
Os destruidores de máquinas tratados no texto foram
- Química | 4. Química Ambiental
De acordo com o relatório “A grande sombra da pecuária” (Livestock’s Long Shadow), feito pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, o gado é responsável por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuição maior que a do setor de transportes.
Disponível em: www.conpet.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2010.
A criação de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emissão de:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o fragmento de reportagem.
Os trombeteiros do "socialismo americano" começaram a se agitar porque, para domar a crise, o governo americano está drenando oceanos de dinheiro público na economia, despertando o perigo do gigantismo estatal. Uma única seguradora, a AIG, já deu 180 bilhões de dólares. (...) O mais pedestre raciocínio ideológico concluiu que, se a Casa Branca está se metendo em diversos setores da economia, o socialismo chegou à América. Ou, se ainda não chegou, está a caminho. (...)
A coisa piorou quando Obama entregou ao Congresso sua proposta de Orçamento para o ano fiscal de 2010. Com 3,6 trilhões de dólares, a proposta é ousada. (...) Obama propõe universalizar o sistema de saúde. (...) Quer ampliar o papel do governo na educação primária (...) e implantar uma política de proteção ambiental inteiramente diferente, que força a redução da emissão de poluentes à base de taxações.
A intervenção estatal, por si só, tem uma diferença crucial de natureza quando é aplicada em países socialistas e capitalistas. No socialismo, o estado intervém para excluir e eliminar o mercado. No capitalismo, dá-se o contrário. A intervenção contempla o mercado, e só ocorre para corrigir defeitos onde o próprio mercado não conseguiu fazê-lo. É o que está sendo debatido nos Estados Unidos e nos países europeus, sobretudo na Inglaterra e na Alemanha. (...)
Para financiar tudo isso, em parte, Obama pretende aumentar os impostos dos 5% mais ricos – os que ganham acima de 250 000 dólares anuais. Tudo muito socialista para os defensores mais férreos do estado mínimo. Para completar, veio a conversa de estatizar os bancos. Foi a gota-d’água. (...)
PETRY, André. Socialismo? Qual? Onde?. Veja.com. São Paulo: Abril, 18 mar. 2009. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/180309/p_082.shtml>. Acesso em: 23 jul. 2013.
Em meio à crise econômica de 2008-2009, o presidente dos EUA, Barak Obama, foi acusado de colocar o país no rumo do socialismo.
Responda.
A) Aponte três pospostas do governo Obama que estimularam essas acusações.
B) As propostas do governo, de certa forma, contradizem o receituário Neoliberal? Apresente um argumento para justificar a sua resposta.
C) Conforme o texto, as acusações dirigidas a Obama são pertinentes? Justifique a sua resposta.
- Física
Bola alvo após a colisão
Em uma mesa de sinuca, uma bola é lançada frontalmente contra outra bola em repouso. Após a colisão, a bola incidente para e a bola alvo (bola atingida) passa a se mover na mesma direção do movimento da bola incidente. Supondo que as bolas tenham massas idênticas, que o choque seja elástico e que a velocidade da bola incidente seja de 2 m/s, qual será, em m/s, a velocidade inicial da bola alvo após a colisão?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: 10509884
Leia o texto. A Lua no bolso Noticiário elaborado com telegramas da AP, UPI e AFP Exatamente às 23 horas, 56 minutos e 31 segundos (hora de Brasília), o comandante Neil A. Armstrong tocou o solo da Lua, descendo pela cabine do módulo lunar, 6h38 depois de ter pousado na superfície do satélite natural da Terra. “A porta está se abrindo” – disse Armstrong às 23h39. Um minuto depois o astronauta vislumbrava diretamente a superfície da Lua. Lentamente, com movimentos extremamente seguros, começou a descer a escadinha do módulo, pisando sempre com o pé esquerdo. Quando alcançou o segundo degrau a televisão começou a transmitir diretamente da Lua para a Terra, focalizando perfeitamente o astronauta. Já sobre o solo lunar, Armstrong afastou-se do módulo e começou a executar suas primeiras tarefas, tornando realidade um sonho milenar do homem. [...] Durante a descida, puxando um anel na fuselagem do módulo, Armstrong ligou uma câmera de televisão que transmitiu seu primeiro passo na Lua para a Terra. Armstrong disse ainda que “a superfície da Lua é fina e poeirenta, como carvão em pó sob meus pés. Posso ver as pegadas que minhas botas deixam nas finas partículas”. Comunicou que recolheu a primeira amostra e disse: “Agora vou tentar pegar uma pedra. Isso é muito interessante. A primeira impressão é de uma superfície muito branda. Mas agora parece ter muita consistência. Tentarei agora obter outra amostra”. [...] Nas imagens vindas da Lua podia-se ver como pano de fundo o escuro do espaço e luminosamente branca – em contraste – a superfície da Lua sobre a qual a imagem de Armstrong parecia um tanto difusa em branco e preto. [...] KAUFFMANN, Carlos; MOTA, Vinícius. Primeira página: Folha de S.Paulo. São Paulo: Publifolha, 2006. Adaptado. Glossário
Fuselagem – corpo da aeronave.
Difusa – cujos contornos não estão bem definidos.
Enunciado:
No primeiro parágrafo do texto, há as seguintes formas nominais:
I. descendo pela cabine do módulo lunar
II. depois de ter pousado na superfície do satélite natural
III. Armstrong afastou-se do módulo e começou a executar suas primeiras tarefas
Como, respectivamente, são classificadas as formas nominais destacadas?