Constantemente a água líquida evapora tornando-se vapor que, ao entrar em contato com o ar ou outro material mais frio, condensa-se e volta à forma líquida. Sabendo que nuvens podem se formar pelo contato do vapor de água com correntes de ar mais frias, responda:
Que estado físico da água forma as nuvens? O que é preciso ocorrer com a água das nuvens para que chova?
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(ULBRA) Com relação ao DNA e ao RNA, é correto afirmar o seguinte:
- Física | 7.2 Quântica
Uma placa é feita de um metal cuja função trabalho W é menor que hf sendo f uma frequência no intervalo do espectro eletromagnético visível e h a constante de Planck. Deixada exposta, a placa interage com a radiação eletromagnética proveniente do Sol absorvendo uma potência P Sobre a ejeção de elétrons da placa metálica nesta situação é correto afirmar que os elétrons.
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Uma empresa vendia, por mês, 200 unidades de certo produto ao preço de R$ 40,00 a unidade. A empresa passou a conceder desconto na venda desse produto e verificou-se que a cada real de desconto concedido por unidade do produto implicava na venda de 10 unidades a mais por mês.
Para obter o faturamento máximo em um mês, o valor do desconto, por unidade do produto, deve ser igual a
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto y observa el uso de de los verbos haber y tener.
Deporte y discapacidad
Muchas veces hay deportes que están organizados y fiscalizados por la Federación que le corresponde según la discapacidad, pero hay otros deportes que necesitan no solo de la organización y fiscalización de dos o más asociaciones, sino de un Comité específico de ese Deporte.
Los deportes que tenemos dentro de la CPISRA (Federación de deporte y recreación para paralíticos cerebrales) son: Boccia, fútbol siete, Atletismo y slalom, natación, ciclismo, handball, arquería, equitación.
Disponible en: <http://www.efdeportes.com/efd43/discap1.htm>. Acceso el: 05 mar. 2014.
Completa las frases a seguir con hay o tiene.
A) En mi escuela _________________ una cancha muy amplia.
B) Andrés Iniesta _____________________ las piernas fuertes.
C) El Milán _______________________siete Copas de Europa.
D) ______________ deportes para todos los tipos de personas.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
A instrução não era coisa muito difundida na Mesopotâmia. Mas os escribas (...) tinham de submeter-se a um aprendizado (...) passando a integrar uma elite privilegiada que olhava os seus concidadãos com desprezo(...).
A primeira coisa que o menino de escola aprendia era confeccionar uma tabuinha e manejar um cálamo. Os primeiros passos na escrita eram dados num pedaço de argila, onde o menino aprendia a gravar uma cunha cuneiforme simples (...). Em seguida, começava com a lista básica de sinais (...). Depois de aprender os sinais básicos, o aluno passava às milhares de palavras sumérias diferentes que eram expressas por mais de um sinal. (...) Uma parte separada do currículo era dedicada à matemática (...) ensinada pelo escriba da contabilidade (...), pelo escriba da medida (...) e pelo escriba do campo (isto é, agrimensor).
Trechos de Walker, C. B. F. O cuneiforme. In: HOOKER, J. T. Lendo o passado: do cuneiforme ao alfabeto. São Paulo: Edusp, Melhoramentos, 1996. p. 55-57.
Glossário:
- Concidadãos: pessoa que, em relação a outra, é da mesma cidade ou do mesmo país.
- Cálamo: instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
- Cunha: tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho.
- Cuneiforme: designação dada a certos tipos de escritas feitas com auxílio de objetos em formato de cunha.
- Agrimensor: profissional que mede e divide propriedades rurais e urbanas.
Analfabetismo e escolarização no Brasil.
Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm. Acesso em: 27 out. 2011.
Comparando a alfabetização no Brasil e nas sociedades antigas concluímos que