O esquema a seguir mostra a órbita da Terra ao redor do Sol e a inclinação do eixo imaginário de rotação da Terra. Observe-o com atenção.
Sobre as estações do ano na Terra, no hemisfério norte, é correto dizer que:
Questões relacionadas
- Física | B. Resistores
(FACULDADE GUANAMBI) A resistência oferecida pela parte interna do corpo, constituída pelo sangue, músculos e demais tecidos é, em média, igual a 400,0Ω. Se essa parte do corpo de uma pessoa for submetida a uma ddp de 220,0V, durante um intervalo de tempo de 4,0s, a energia calorífica liberada pelo corpo, em kJ, é igual a
- Física | A. Escalar
(UNISC) Um passageiro de ônibus está transitando pela Tabaí Canoas no sentido Santa Cruz do Sul – Porto Alegre quando vê uma placa indicando que faltam 12km para chegar ao Restaurante GreNal. A partir deste momento ele marca o tempo até passar pela frente deste restaurante. O tempo marcado foi de 10 minutos. Qual foi a velocidade média do ônibus neste trajeto?
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(CPS) Produzir sombras na parede é uma brincadeira simples. Para brincar, basta que você providencie uma vela e um ambiente escuro.
Em certa noite, quando a luz havia acabado, Fernando e seu irmãozinho, aproveitaram a luz de uma vela acesa deixada sobre a mesa para brincarem com sombras. Posicionou, cuidadosamente, sua mão espalmada entre a chama e a parede, de forma que a palma da mão estivesse paralela à parede. A ação assustou seu irmãozinho, uma vez que a sombra projetada na parede tinha cinco vezes a largura da mão espalmada de Fernando.
Sabendo que a distância da mão de Fernando até a chama da vela era de 0,5 m e que a largura de sua mão quando espalmada é de 20 cm, a distância entre a parede e a chama da vela (considerada puntiforme), era de
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(IFSC) Leia a tirinha abaixo, na qual aparecem Mafalda e seu pai, e responda a(s) questão(ões).
O contexto é a Argentina da década de 70 ou 80 do século passado.
Motivo
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
(Meireles, Cecília. “Motivo”. In Viagem. Lisboa: Editorial Império, 1939)
Na tirinha, temos “por que” nas perguntas (1º e 4º quadrinhos) e “porque” na resposta (2º quadrinho). Quanto a esses e outros usos de porque / por que, é CORRETO afirmar que:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
a) Completa el texto con las palabras del recuadro.
¡Hola! Soy Fernando y quiero contarles sobre mis gustos personales y los gustos de mi hermana Julia. A mí me _______ los animales, leer, la música, los dulces de chocolate. A Julia le __________ dibujar, le __________ los dibujos animados, su muñeca, le _________ tomar zumo de naranja y también le ________ las clases de arte. ¡Somos muy felices!
b) Marca ahora F para los gustos de Fernando y J para los gustos de Julia.
Imagenes disponibles en: < http://www.google.com.br/>. Acceso en: 10 de enero de 2013