Texto base: Leia o texto a seguir. Jack Foster é um garoto de dez anos, londrino, que sonha viver grandes aventuras, mas claro que ele, e menos ainda eu, esperava uma fábula moderna e absolutamente intrigante que é esse livro. Certo dia nas férias do colégio interno, Jack, seguindo um completo estranho que se passava por ‘espiritualista’, encontra uma porta que o leva para Londinum; um paralelo de Londres repleto de máquinas, magia e perigo. Esse steampunk de Emma Trevayne nos apresenta um mundo onde não se encontra ninguém do qual o corpo seja totalmente de carne e osso, os que não são totalmente máquinas magicamente animadas são híbridos de metal e engrenagens. Disponível em: <http://www.livrosecitacoes.com/category/infanto-juvenil/>. Acesso em: 31 out. 2014.
Enunciado:
Levando-se em consideração que um texto é escrito para atingir um objetivo e um público alvo, o propósito do texto é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.01 Pronome Relativo: Funções Sintáticas
Texto para a questão Trabalho infantil cresceu 4,5% em 2014, segundo IBGE A exploração da mão de obra infantil no país cresceu 4,5% em 2014 em relação a 2013, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2013, havia 3,188 milhões de crianças e adolescentes na faixa de 5 a 17 anos de idade trabalhando, e o contingente subiu para 3,331 milhões em 2014. Os dados fazem parte de uma publicação (da Fundação Abrinq) que reúne os indicadores relacionados à infância e adolescência divulgados por órgãos oficiais no Brasil. A ideia é, segundo a administradora executiva da fundação, Heloisa Oliveira, mostrar como os problemas envolvendo os jovens estão ligados entre si. [...] “As famílias estão tendo mais dificuldade de se sustentar e estão, cada vez mais, utilizando as crianças no trabalho infantil para complementação da renda. É uma sinalização de vulnerabilidade social aumentando”. Trabalho infantil cresceu 4,5% em 2014, segundo IBGE. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/brasil/
noticias/dados-do-ibge-mostram-que-exploracao-da-trabalho-infantil-cresceu-4-5-em-2014>. Acesso em: 24 set. 2016. Adaptado.
Contingente: determinação quantitativa; quantidade.
Complementação: ação de acrescentar algo.
Renda: quantia recebida regularmente; salário.
Vulnerabilidade: que se pode ser danificado, prejudicado mais facilmente.
Enunciado:
Releia o parágrafo.
Os dados fazem parte de uma publicação (da Fundação Abrinq) que reúne os indicadores relacionados à infância e adolescência divulgados por órgãos oficiais no Brasil.
Qual substantivo a palavra destacada está substituindo?
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(ENEM 2014 3ª APLICAÇÃO) Meios de cultura são utilizados como fontes de nutrientes para o crescimento de microrganismos em laboratórios. Pesquisadores brasileiros avaliaram a viabilidade da produção de acido lático pela bactéria Leuconostoc mesenteroides B512F, utilizando na composição do meio de cultura um substrato a base de material obtido do aproveitamento de excedentes da agroindústria tropical local de caju. Os resultados obtidos mostraram que o meio de cultura enriquecido com xarope de caju propiciou um crescimento adequado desta bactéria.
GUILHERME. A.A.; PINTO, G.A.S.; RODRIGUES, S. AveUndo da produção de acido lático por Leuconostoc mesenteroides B512F em xarope de caju.
Ciência Tecnologia de Alimentos, 29(4), 2009 (adaptado).
O carboidrato presente no xarope de caju que auxiliou no crescimento desta bactéria foi a:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as informações apresentadas na primeira coluna do quadro a seguir.
Em seguida, complete as outras duas colunas, identificando o micro-organismo e classificando a sua ação em prejudicial ou benéfica.
Informação
Micro-organismo
Ação prejudicial ou benéfica?
São micro-organismos comestíveis utilizados na alimentação. É o caso dos cogumelos, como o champignon e o shitake. Outros são usados na produção de alimentos, como o pão, e em bebidas alcoólicas, como o vinho.
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/ciencias/fungos-o-que-sao-e-qual-e-a-importancia-dos-fungos.jhtm>.
Acesso em: 09 set. 2012. (Adaptação)
O micro-organismo causador da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti.
Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/dengue/>. Acesso em: 09 set. 2012.
São micro-organismos presentes nos iogurtes, como os lactobacilos, e podem proteger o corpo contra doenças inflamatórias do intestino.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/saude/bacterias-do-iogurte-podem-ajudar-a-combater-doencas-inflamatorias-do-intestino>.
Acesso em: 09 set. 2012.
A Doença de Chagas é causada por um micro-organismo transmitido pelas fezes de um inseto conhecido como barbeiro.
Disponível em:<http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/doenca-de-chagas/>.Acesso em: 09 set. 2012.
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
No plano inclinado, o corpo de massa m é preso a uma mola de constante elástica k, sendo barrado `a frente por um anteparo. Com a mola no seu comprimento natural, o anteparo, de alguma forma, inicia seu movimento de descida com uma aceleração constante a. Durante parte dessa descida, o anteparo mantém contato com o corpo, dele se separando somente após um certo tempo. Desconsiderando quaisquer atritos, podemos afirmar que a variação máxima do comprimento da mola é dada por
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
Texto I
[1] No filme Eu, Robô, um policial encarregado de
investigar o assassinato de um humano supostamente cometido
por uma máquina interroga um robô. Esse policial demonstra,
[4] desde o início do filme, uma atitude de reprovação em relação
ao desenvolvimento tecnológico dessas máquinas. Na cena do
interrogatório, ocorre o seguinte diálogo entre o policial e o robô.
[7] Policial: Por que se escondeu na cena do crime?
Robô: Eu tive medo.
Policial: Robôs não sentem medo. Eles não sentem nada. Não
[10] sentem fome, não sentem sono.
Robô: Eu tenho. E tenho até mesmo sonhos.
Policial: Seres humanos é que têm sonhos. Até cães têm
[13] sonhos. Você não. Você é só uma máquina. Uma imitação da
vida. Um robô consegue compor uma sinfonia? Um robô
consegue pintar uma bela obra-prima?
[16] Robô: Você consegue?
(O policial fica em silêncio, constrangido).
Texto II
[1] É preciso estender os dedos, completamente, nessa
direção e fazer o ensaio de captar essa assombrosa finesse —
de que o valor da vida não pode ser avaliado. Por um vivente
[4] não, porque este é parte interessada, e até mesmo objeto de
litígio, e não juiz; por um morto não, por outra razão. Da parte
de um filósofo, ver no valor da vida um problema permanece,
[7] dessa forma, até mesmo uma objeção contra ele, um ponto de
interrogação diante de sua sabedoria, uma falta de sabedoria.
F Nietzsche Crepúsculo dos ídolos O problema de Sócrates, #2
Tendo como referência os fragmentos de texto apresentados e considerando as noções filosóficas de natureza humana e a noção de vida em Nietzsche, julgue o item seguinte.
Da frase “O ser humano não pode não ser livre”, de Sartre, conclui-se que toda existência livre é um ser humano, à luz da filosofia sartriana.