Texto base:
Enunciado:
Este cartaz faz parte de uma campanha realizada no Rio de Janeiro. Qual é o propósito desse cartaz?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
01.1. CADA PESSOA É ÚNICA
Responda: Será que as crianças negras, indígenas, imigrantes, deficientes físicos e mentais, obesas, e com outros tipos de diferenças, não são discriminadas em nosso país? Justifique sua resposta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Leia o texto a seguir e responda à questão. Assaltos insólitos Assalto não tem graça nenhuma, mas alguns, contados depois, até que são engraçados. É igual a certos incidentes de viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidíssimo, mas depois, narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota. Uma vez me contaram de um cidadão que foi assaltado em sua casa. Até aí, nada demais. Tem gente que é assaltada na rua, no ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o são na própria casa. O que não diminui o desconforto da situação. Pois lá estava o dito-cujo em sua casa, mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma pintura na garagem e na cozinha. As crianças haviam saído com a mulher para fazer compras e o marido se entregava a essa terapêutica atividade, quando, da garagem, vê adentrar pelo jardim dois indivíduos suspeitos. Mal teve tempo de tomar uma atitude e já ouvia: — É um assalto, fica quieto senão leva chumbo. Ele já se preparava para toda sorte de tragédias quando um dos ladrões pergunta: — Cadê o patrão? Num rasgo de criatividade, respondeu: — Saiu, foi com a família ao mercado, mas já volta. — Então vamos lá dentro, mostre tudo. Fingindo-se, então, de empregado de si mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a dizer: — Se quiserem levar, podem levar tudo, estou me lixando, não gosto desse patrão. Paga mal, é um pão-duro. Por que não levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês levava aquele som também. Na cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. Não querem uns discos? Dinheiro não tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armário tem uma porção de caixas de bombons, que o patrão é tarado por bombom. Os ladrões recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saíram apressados. Daí a pouco chegavam a mulher e os filhos. Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do próprio assalto que ajudara a fazer contra si mesmo. SANT’ANNA, Affonso Romano. Porta de colégio e outras crônicas. São Paulo: Ática 1995. Coleção Para Gostar de Ler (fragmento). Disponível em: http://reocities.com/Pipeline/ramp/5062/cro11.htm. Acesso em: 02 out. 2011 (adaptado).
Leia o trecho a seguir.
“ É igual a certos incidentes de viagem (...)”.
Explique a situação cujo verbo “SER” é conjugado, conforme o termo em destaque.
- História - Fundamental | 04. Expansão Marítima Europeia
Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://capitulodois.wordpress.com/2011/12/31/meu-desejo-para-2012/caravelas/>. Acesso em: 25 nov. 2012.
A imagem mostra embarcações que representaram uma grande inovação na tecnologia náutica, porque
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UESC) É interessante contemplar-se uma vertente verdejante revestida de diversos tipos de plantas com pássaros cantando nos ramos das árvores, uma variedade de insetos adejando pelo ar, além dos pequenos seres vivos rastejando naquela terra úmida e então refletir que essas formas construídas de maneira tão elaborada, cada qual tão diferente da outra e, contudo, de uma interdependência tão complexa, teriam todas sido produzidas por leis que prosseguem atuando neste nosso mundo (DARWIN, 1985, p. 366).
Nessa descrição bucólica perpassam ideias evolucionistas de Darwin na interpretação de aspectos da comunidade, como:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Experimente agora criar outra imagem misturando as três cores básicas. Misture o amarelo com o vermelho e carimbe com sua digital. Lave sua digital e misture o amarelo com azul e em seguida carimbe. Agora misture o vermelho com o azul e vá carimbando. Você vai perceber que novas cores foram formadas. Acrescente em sua composição as cores básicas por meio de novas carimbadas. Contorne cada grupo de cores com o preto utilizando pincel bem fino. Verifique que sua composição reflete um grande festival de cores. Crie também uma moldura para sua pintura. Organize as composições em uma bela exposição que pode ser feita em algum espaço da escola.