Leia o texto.
Todos os povos que não falavam latim e não moravam dentro dos limites do Império construído pelos romanos eram chamados de “bárbaros”. A seguir, o historiador romano Amiano Marcelino descreve os costumes de um desses povos: os hunos.
Todos eles têm membros compactos e firmes, pescoços grossos, e são tão prodigiosamente disformes e feios que os poderíamos tomar por animais bípedes [...].
Tendo porém o aspecto de homens, embora desagradáveis, são rudes no seu modo de vida, de tal maneira que não têm necessidade nem de fogo nem de comida saborosa; comem as raízes das plantas selvagens e a carne semicrua de qualquer espécie de animal que colocam entre as suas coxas e os dorsos dos cavalos para aquecer um pouco.
MARCELINO, Amiano. In: Pedrero-Sánchez, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas.
São Paulo: Unesp, 2000. p. 30-31.
Vocabulário:
Prodigiosamente disformes – espantosamente deformados.
A partir das informações lidas, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
Num campeonato de futebol de 2012, um time sagrou-se campeão com um total de 77 pontos (P) em 38 jogos, tendo 22 vitórias (V), 11 empates (E) e 5 derrotas (D). No critério adotado para esse ano, somente as vitórias e empates têm pontuações positivas e inteiras. As derrotas têm valor zero e o valor de cada vitória é maior que o valor de cada empate. Um torcedor, considerando a fórmula da soma de pontos injusta, propôs aos organizadores do campeonato que, para o ano de 2013, o time derrotado em cada partida perca 2 pontos, privilegiando os times que perdem menos ao longo do campeonato. Cada vitória e cada empate continuariam com a mesma pontuação de 2012.
Qual a expressão que fornece a quantidade de pontos (P), em função do número de vitórias (V), do número de empates (E) e do número de derrotas (D), no sistema de pontuação proposto pelo torcedor para o ano de 2013?
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
. Materiais:
- Lápis e borracha
- Tesoura e cola
- Jornais e revistas velhos para recorte
- Papéis de presente com diferentes temas
- Papéis de diferentes cores, texturas e espessuras
- Cartolinas brancas em tamanho A4
- Colorset colorido para montagem dos trabalhos
- Imagens apresentadas no item Desenvolvimento, ampliadas, coloridas em fotocópia no tamanho A4 e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm.
Desenvolvimento:
1 - O Cubismo é um movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do célebre quadro de Pablo Picasso, Les Demoiselles d'Avignon. Considerado um divisor de águas na história da arte ocidental, o cubismo recusa a ideia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório. "Não se imita aquilo que se quer criar", diz Georges Braque, outro expoente do movimento. A realidade plástica anunciada nas composições de Braque leva o crítico Louis Vauxcelles a falar em realidade construída com "cubos", no jornal Gil Blas, 1908, o que batiza a nova corrente. Cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos nas telas. O espaço do quadro - plano sobre o qual a realidade é recriada - rejeita distinções entre forma e fundo ou qualquer noção de profundidade. Nele, corpos, paisagens e, sobretudo, objetos como garrafas, instrumentos musicais e frutas têm sua estrutura cuidadosamente investigada nos trabalhos de Braque e Picasso, tão afinados em termos de projeto plástico que não é fácil distinguir as telas de um e de outro. Mesmo assim, nota-se uma ênfase de Braque nos elementos cromáticos e, de Picasso, em aspectos plásticos.
Leia mais em: Cubismo - definição. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781. Acesso em: set. 2013.
2 - O cubismo se divide em duas grandes fases:
2.1 Cubismo analítico: Observa-se uma preocupação predominante com as pesquisas estruturais por meio da decomposição dos objetos e do estilhaçamento dos planos, e forte tendência ao monocromatismo.
2.2 - Cubismo sintético: Elementos heterogêneos - recortes de jornais, pedaços de madeira, cartas de baralho, caracteres tipográficos, entre outros - são agregados à superfície das telas, dando origem às famosas colagens, amplamente utilizadas a partir de então.
Cubismo - definição. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781. Acesso em: set. 2013.
3 - Apresente aos alunos algumas imagens:
3.1 - Cubismo Analítico:
BRAQUE, Georges. Violin and Pitcher. 1909-1910. Disponível em: http://abrancoalmeida.com/tag/cubismo/. Acesso em: set. 2013.
PICASSO, Pablo. Girl and a Mandolin. 1910. Disponível em: http://abrancoalmeida.com/tag/cubismo/. Acesso em: set. 2013.
3.2 - Cubismo Sintético:
PICASSO, Pablo. Natureza morta com cadeira de palha. 1912. Disponível em: http://redes.moderna.com.br/2012/10/25/pablo-picasso-o-visionario-da-espanha/. Acesso em: set. 2013.
GRIS, Juan. A Pot of Geraniums. 1912. Disponível em: http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/gris/sl/geraniums/gris.geraniums.jpg. Acesso em: set. 2013.
4 - Agora é hora de propor aos alunos a realização de uma colagem a partir do que aprenderam sobre síntese da forma (atividade 01 deste banco de atividades) e cubismo sintético.
- 4.1 - Definir o tema de sua colagem;
- 4.2 - Separar materiais em revistas e jornais;
- 4.3 - Complementar com diferentes papéis (previamente organizados pelo professor) - papéis coloridos, de presente de diferentes temas, de diferentes texturas, etc.;
- 4.3 - Realizar um estudo prévio (montar a possível colagem sobre a carteira sem colar as partes na cartolina a fim de observar qual o melhor resultado e só em seguida realizar a colagem. Alguns alunos poderão se sentir mais seguros se realizarem um desenho, um projeto; oriente cada um dentro de suas necessidades);
- 4.4 - Efetuar a colagem.
5 - Realize uma bela exposição com os resultados, anexando as imagens cubistas na exposição. Lembre-se de montar as colagens sobre papel colorset colorido com margem de 7 cm a fim de valorizar ainda mais os trabalhos.
6 - Uma roda de conversa poderá ser montada com os alunos para refletirem sobre o processo e o resultado: o que foi bom, mais fácil, mais difícil, os sentimentos despertados pelos trabalhos, o conhecimento adquirido, descobertas feitas no processo, etc.
- Matemática - Fundamental
(CFTSC) Determine conjunto solução da equação do segundo grau (x2/2) = 3x - (5/2) no conjunto dos números reais.
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UNEB) Não produzir qualquer tipo de resíduo ou poluente é o principal atributo em favor do hidrogênio como combustível para gerar energia elétrica. Ele faz funcionar células de combustível, equipamentos que produzem eletricidade sem danos ambientais. Como uma das fontes de hidrogênio é a água, uma das alternativas, em consonância com a preocupação ambiental, é o reuso da água como produção de energia renovável, utilizando esgotos e efluentes industriais. O grupo de professores da Escola de Engenharia de São Carlos/USP desenvolveu um método para produzir hidrogênio em um reator de fluxo contínuo, constantemente alimentado com rejeitos que seriam, muitas vezes, descartados sem tratamento em rios e lagoas. No sistema, bactérias anaeróbicas do gênero Clostridium, que não precisam de oxigênio para viver, aderem a partículas de polietileno dentro de um reator. Nos automóveis, movidos a células de combustível, o consumo de hidrogênio varia de 1,0 a 10,0g/km rodado, segundo um professor do grupo.
(OLIVEIRA, 2009, p. 100).
De acordo com os conhecimentos das propriedades da molécula de H2O, é correto afirmar:
- História | 1.2 Início da Colonização
LOBO, C.; NOVAES, C. E. História do Brasil para principiantes: de Cabral a Cardoso, 500 anos de novela. São Paulo: Ática, 1997. VOT2022
Em 1534, o governo lusitano se viu diante de uma séria ameaça de perder as terras do Brasil para piratas franceses. Era preciso investir em segurança e efetivar a colonização de suas terras americanos, mas o governo não tinha recursos. De acordo com a charge, a solução encontrada foi