. Materiais:
- Lápis e borracha
- Tesoura e cola
- Jornais e revistas velhos para recorte
- Papéis de presente com diferentes temas
- Papéis de diferentes cores, texturas e espessuras
- Cartolinas brancas em tamanho A4
- Colorset colorido para montagem dos trabalhos
- Imagens apresentadas no item Desenvolvimento, ampliadas, coloridas em fotocópia no tamanho A4 e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm.
Desenvolvimento:
1 - O Cubismo é um movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do célebre quadro de Pablo Picasso, Les Demoiselles d'Avignon. Considerado um divisor de águas na história da arte ocidental, o cubismo recusa a ideia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório. "Não se imita aquilo que se quer criar", diz Georges Braque, outro expoente do movimento. A realidade plástica anunciada nas composições de Braque leva o crítico Louis Vauxcelles a falar em realidade construída com "cubos", no jornal Gil Blas, 1908, o que batiza a nova corrente. Cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos nas telas. O espaço do quadro - plano sobre o qual a realidade é recriada - rejeita distinções entre forma e fundo ou qualquer noção de profundidade. Nele, corpos, paisagens e, sobretudo, objetos como garrafas, instrumentos musicais e frutas têm sua estrutura cuidadosamente investigada nos trabalhos de Braque e Picasso, tão afinados em termos de projeto plástico que não é fácil distinguir as telas de um e de outro. Mesmo assim, nota-se uma ênfase de Braque nos elementos cromáticos e, de Picasso, em aspectos plásticos.
Leia mais em: Cubismo - definição. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781. Acesso em: set. 2013.
2 - O cubismo se divide em duas grandes fases:
2.1 Cubismo analítico: Observa-se uma preocupação predominante com as pesquisas estruturais por meio da decomposição dos objetos e do estilhaçamento dos planos, e forte tendência ao monocromatismo.
2.2 - Cubismo sintético: Elementos heterogêneos - recortes de jornais, pedaços de madeira, cartas de baralho, caracteres tipográficos, entre outros - são agregados à superfície das telas, dando origem às famosas colagens, amplamente utilizadas a partir de então.
Cubismo - definição. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781. Acesso em: set. 2013.
3 - Apresente aos alunos algumas imagens:
3.1 - Cubismo Analítico:
BRAQUE, Georges. Violin and Pitcher. 1909-1910. Disponível em: http://abrancoalmeida.com/tag/cubismo/. Acesso em: set. 2013.
PICASSO, Pablo. Girl and a Mandolin. 1910. Disponível em: http://abrancoalmeida.com/tag/cubismo/. Acesso em: set. 2013.
3.2 - Cubismo Sintético:
PICASSO, Pablo. Natureza morta com cadeira de palha. 1912. Disponível em: http://redes.moderna.com.br/2012/10/25/pablo-picasso-o-visionario-da-espanha/. Acesso em: set. 2013.
GRIS, Juan. A Pot of Geraniums. 1912. Disponível em: http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/gris/sl/geraniums/gris.geraniums.jpg. Acesso em: set. 2013.
4 - Agora é hora de propor aos alunos a realização de uma colagem a partir do que aprenderam sobre síntese da forma (atividade 01 deste banco de atividades) e cubismo sintético.
- 4.1 - Definir o tema de sua colagem;
- 4.2 - Separar materiais em revistas e jornais;
- 4.3 - Complementar com diferentes papéis (previamente organizados pelo professor) - papéis coloridos, de presente de diferentes temas, de diferentes texturas, etc.;
- 4.3 - Realizar um estudo prévio (montar a possível colagem sobre a carteira sem colar as partes na cartolina a fim de observar qual o melhor resultado e só em seguida realizar a colagem. Alguns alunos poderão se sentir mais seguros se realizarem um desenho, um projeto; oriente cada um dentro de suas necessidades);
- 4.4 - Efetuar a colagem.
5 - Realize uma bela exposição com os resultados, anexando as imagens cubistas na exposição. Lembre-se de montar as colagens sobre papel colorset colorido com margem de 7 cm a fim de valorizar ainda mais os trabalhos.
6 - Uma roda de conversa poderá ser montada com os alunos para refletirem sobre o processo e o resultado: o que foi bom, mais fácil, mais difícil, os sentimentos despertados pelos trabalhos, o conhecimento adquirido, descobertas feitas no processo, etc.