Leia o texto a seguir.
O homem, entre os séculos XIX e XX, começou a viajar de trem, ouvir música em sua casa, falar por telefone, mandar mensagens por telégrafos a outros países, ver filmes, escutar rádio, tirar fotografias. Mudanças muito maiores do que assistimos na passagem do século XX para o XXI. Muda muito mais a vida de uma pessoa começar a ouvir música em sua casa do que passar do disco vinil ao cd. É uma mudança mais radical falar ao telefone do que passar do telefone tradicional para o celular.
Adaptado de SADER, Emir. Século XX: Uma Biografia não Autorizada
Sobre as transformações no mundo tecnológico, podemos concluir que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe um trecho da entrevista cedida por Andres Sanchez a Folha de São Paulo e responda à questão.
FOLHA - O sigilo foi o maior mérito do projeto até agora?
Andres Sanchez - Esse projeto só sairá por causa do silêncio. Porque agora acabam as especulações, as maldades. Fizemos um comitê pequeno para manter o sigilo.
Mas vazou.
Infelizmente. Mas não foi pelo Corinthians.
Qual foi o papel do governo federal nisso?
Como tudo, o governo federal se preocupa com o país. A Copa do Mundo quem trouxe foi a CBF e o governo federal, então nada mais justo do que apoiar. Não vai apoiar apenas São Paulo, mas a Bahia e todos os outros Estados.
Mas nessa operação com a Odebrecht, o Lula teve alguma participação?
Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.
Teixeira viu o projeto?
Não.
Ninguém da CBF viu?
Não. Nem dos governos federal, estadual e municipal.
Quem viu?
O Corinthians, a Odebrecht e os arquitetos.
E por que a CBF acha o projeto corintiano o mais pronto?
Porque nós temos credibilidade. Vocês podem não acreditar, mas nós temos. E eu não vou fazer como algumas pessoas fizeram e brincar com coisa muito séria. A partir do momento que eu falei, internamente, que o Corinthians tinha um projeto muito bom, todo mundo acreditou. Eu não vou ficar jogando pra lá e pra cá e daqui a seis meses falar que infelizmente não era como foi dito. Não sou irresponsável.
(http://www1.folha.uol.com.br/esporte/790806-cbf-governos-e-prefeitura-nao-viram-projeto-do-estadio-corintiano-revela-andres-sanchez.shtml, acessada em 30⁄08⁄10).
Observe os períodos a seguir:
- O Corinthians aspira a um estádio para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.
- Cinquenta mil torcedores assistiram ao jogo da final da Copa do Mundo.
- Andres Sanches visa ao novo estádio para o Corinthians.
Identifique a predicação dos verbos destacados. Justifique sua resposta.
- Química
Indique a opção onde são apresentadas as substâncias que podem compor uma solução-tampão ácida.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La cibercultura de Pierre Lévy
Para Lévy, la distinción entre técnica, cultura y sociedad no puede ser más que conceptual, puesto que las tres entidades forman un complejo sistema de interrelaciones e interacciones que echa por tierra la idea de unas prácticas o sistemas puros. El autor divide su libro en tres apartados bien diferenciados: en el primer apartado ofrece un abanico de definiciones claras y precisas, destinadas al público no especializado, de algunos de los conceptos claves de la cibercultura, tales como la digitalización de la información, la virtualidad (que para Lévy, como ya demostrara en su obra ¿Qué es lo virtual?, no se opone a lo "real" sino a lo "actual"), los hipertextos e hipermedias, las simulaciones informáticas, la interactividad o las realidades virtuales. O segundo apartamento, Propuestas, constituye una extensa reflexión del autor sobre la tesis central de este informe, la idea de que la clave de la cultura del futuro es el concepto de "lo universal sin totalidad", y la forma en que éste se manifiesta en las nuevas formas artísticas, de conocimiento, educación, urbanismo y organización social nacidas con la cibercultura. Para Lévy, el ciberespacio es un "universal sin totalidad" porque cuanto más universal se vuelve, cuanta más información recibe, menos totalizador es. Frente a los medios tradicionales, que acotan la información y la fragmentan (esto es, la totalizan, la cierran, la dominan), el ciberespacio es cada vez más abierto, más libre, de forma que lo universal no se articula ya sobre el cierre semántico, sino por el contacto, por la interacción general que acepta todos los contenidos particulares y los conecta entre sí, dando lugar al nacimiento de una "inteligencia colectiva" que pone en común las competencias, imaginaciones, experiencias y energías intelectuales de los grupos humanos.
Internet: www.redalyc.org. (con adaptaciones).
Con relación al texto de arriba, juzgue lo siguiente ítem.
Lévy opone algo actual a algo real, en vez de considerarlo opuesto a virtual.
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
(UECE) Leia atentamente o seguinte excerto:
“A liberdade do homem em sociedade consiste em não estar submetido a nenhum outro poder legislativo senão àquele estabelecido no corpo político mediante consentimento, nem sob o domínio de qualquer vontade ou sob a restrição de qualquer lei afora as que promulgar o poder legislativo, segundo o encargo a este confiado”.
LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Martins Fontes, 1998, p. 401-402. Adaptado.
Considerando a definição de liberdade do homem em sociedade, de John Locke, atente para as seguintes afirmações:
I. A concepção de liberdade do homem em sociedade de Locke elimina totalmente o direito de cada um de agir conforme a sua vontade.
II. A concepção de liberdade do homem em sociedade de Locke consiste em viver sob a restrição das leis promulgadas pelo poder legislativo.
III. A concepção de liberdade do homem em sociedade de Locke consiste em viver segundo uma regra permanente e comum que todos devem obedecer.
É correto o que se afirma em:
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
Em relação ao sistema endócrino, são feitas as afirmações abaixo. Assinale a alternativa correta.