Explicaê

01

. Texto base:  .


Enunciado:

Texto I 

Um aumento de R$ 0,20 no preço das passagens do transporte coletivo em São Paulo fez o Brasil inteiro ir às ruas em junho. Tamanha mobilização chegou a ser festejada como o despertar do gigante adormecido. [...] 

É nesse contexto que cidadãos de norte a sul do Brasil celebram hoje o Dia Mundial sem Carro. A ideia surgiu na França, 16 anos atrás, tendo aparecido por aqui no começo deste século, com a adesão de 11 cidades, para logo alastrar-se. De bicicleta, ônibus, metrô, patins ou a pé, importa que, hoje, as pessoas não tirem o veículo da garagem para circular. Mas que tampouco se deem por satisfeitas em atender a esse primeiro chamado. Para que os efeitos da atitude ultrapassem as 24 horas da mobilização global, é preciso estar atento para a necessidade de conscientizar e sensibilizar o outro, do vizinho às autoridades. Cartazes, faixas, camisetas e discursos devem estar afinados para grande alerta sobre as repercussões da melhoria da mobilidade urbana na qualidade de vida e também na saúde econômica dos entes municipais, estaduais e federais. 

Disponível em:  <http://goo.gl/pCf29c>.  Acesso em: 22 set, 2013(Fragmento).

Texto II 

Imagem

Disponível em: < http://goo.gl/TBG2Vl>. Acesso em: 20 mar. 2014.

  

  1. A) Formule hipóteses: em qual suporte foi publicado o texto I? Qual é o público-alvo de cada texto (I e II)? Qual é a expectativa desse público ao ler os textos? 
  2. B) Compare os dois textos acima, indicando pontos comuns e divergentes entre eles.