Na classificação de Robert H. Whittaker, os seres vivos foram agrupados nos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. A esse respeito, considere os seguintes conjuntos de reinos A = {Monera, Protista, Fungi}, B = {Plantae, Animalia, Fungi}, C = {Animalia, Protista, Fungi} e uma lista de indivíduos que os representam formada por {bactérias, levedura, samambaia, cogumelo, algas microscópicas, caracol, esponja, musgo}. Diante do exposto, conclui-se que todos os indivíduos que pertencem aos reinos que estão no conjunto são os seguintes:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Em uma espécie de mamíferos, a cor da pelagem é influenciada por dois genes não ligados. Animais AA ou Aa são marrons ou pretos, dependendo do genótipo do segundo gene. Animais com genótipo aa são albinos, pois toda a produção de pigmentos está bloqueada, independentemente do genótipo do segundo gene. No segundo gene, o alelo B (preto) é dominante com relação ao alelo b (marrom). Um cruzamento entre animais AaBb irá gerar a seguinte proporção de prole quanto à cor da pelagem:
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
(FUVEST 2016 1° FASE)
Tendo em vista o que a charge pretende expressar e a data de sua publicação, dentre as legendas propostas abaixo, a mais adequada para essa charge é:
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca. Só sei que em redor tudo era silêncio e treva. E que me sentia bem naquela solidão. Na embarcação desconfortável, tosca, apenas quatro passageiros. Uma lanterna nos iluminava com sua luz vacilante: um velho, uma mulher com uma criança e eu.
O velho, um bêbado esfarrapado, deitara-se de comprido no banco, dirigira palavras amenas a um vizinho invisível e agora dormia. A mulher estava sentada entre nós, apertando nos braços a criança enrolada em panos. Era uma mulher jovem e pálida. O longo manto escuro que lhe cobria a cabeça dava-lhe o aspecto de uma figura antiga.
[...]
Debrucei-me na grade de madeira carcomida. Acendi um cigarro. Ali estávamos os quatro, silenciosos como mortos num antigo barco de mortos deslizando na escuridão. Contudo, estávamos vivos. E era Natal.
A caixa de fósforos escapou-me das mãos e quase resvalou para o. rio. Agachei-me para apanhá-la. Sentindo então alguns respingos no rosto, inclinei-me mais até mergulhar as pontas dos dedos na água.
TELLES, L. F. Disponível em: http://www.releituras.com. Acesso em: 6 set. 2021.
Um mesmo gênero textual pode apresentar, de acordo com a intenção do texto, diferentes sequências tipológicas. Nesse fragmento do conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles, os tipos textuais predominantes na organização do texto são
- Física | B. Força Magnética
(UNIFACS)
Considere um campo magnético uniforme, de módulo B, perpendicular e entrando na folha dessa prova, que é sobreposto ao campo elétrico, de módulo E, representado na figura. Sabendo-se que, com a superposição de campos, o feixe das partículas α incide perpendicularmente sobre a chapa fotográfica, e desprezando-se a ação da gravidade, é correto afirmar que as partículas α
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia os depoimentos de Conceição e Paulo. Eles falam sobre a vida deles nas cidades onde viviam.
Nasci em Recife em 1931. Quando criança, morava com meus avós, pais, irmãos, tios, primos. A casa era enorme! Minha casa tinha um quintal e no fundo um mangue. Brincava de subir em árvore, casinha, caçar caranguejo, andar de bicicleta e de tudo que era proposto pelos meus irmãos e primos. Estudava pela manhã. Depois do almoço, tinha que fazer tarefas e depois brincava até escurecer. Ao retornar para casa, tomava banho, arrumava as coisas para o dia seguinte, jantava com a família inteira e depois ficava conversando na varanda. Ouvia-se rádio ou brincava-se de nada que sujasse até a hora da minha avó me mandar dormir. Conceição Maria da Conceição
Moro em São José dos Campos, em São Paulo. Nasci em 2005. Moro num apartamento com minha mãe. Vou à escola pela manhã, almoço na casa da minha avó, e fico lá à noitinha. Terças e quintas, na parte da tarde, tenho aula de Inglês. Segunda, quarta e sexta, tenho aula de futebol. Quando volto, faço meus deveres de casa. Gosto de jogar videogame e assistir TV, mas faço isso de 5 e meia da tarde até as 19 horas. Minha mãe me busca depois do trabalho. Fazemos um lanche e depois assisto televisão até dormir junto com minha mãe. Nos finais de semana, às vezes saio para ir ao shopping, vou ao clube ou fico em casa. Paulo
Enunciado:
a) Complete o quadro comparando as duas realidades:
b) Comparando os relatos de Conceição e Paulo e os dias atuais, a qual conclusão você pode chegar sobre o modo de vida das crianças?