Em uma espécie de mamíferos, a cor da pelagem é influenciada por dois genes não ligados. Animais AA ou Aa são marrons ou pretos, dependendo do genótipo do segundo gene. Animais com genótipo aa são albinos, pois toda a produção de pigmentos está bloqueada, independentemente do genótipo do segundo gene. No segundo gene, o alelo B (preto) é dominante com relação ao alelo b (marrom). Um cruzamento entre animais AaBb irá gerar a seguinte proporção de prole quanto à cor da pelagem:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Leia o conto. Abelhas, leões e paixões súbitas Generalizávamos muito, Júlio e eu. Quando aprendemos, por exemplo, que não devíamos correr de leões, aplicamos a técnica a todos os outros bichos. Sabíamos que, quando um leão aparece na nossa frente, devemos nos fazer de estátua. Depois de algumas horas, o leão naturalmente vai embora. Assim, certa vez, quando chupávamos picolé de limão num dia quente e enfadonho, e fomos atacados por abelhas, decidimos que era hora de aplicar nossos conhecimentos de sobrevivência na selva. Júlio congelou no ato. Boca aberta, língua de fora. Olhou para mim como quem diz: não se mexa! Eu dei sorte de estar com a boca fechada, língua para dentro. As abelhas, vendo nossa nova técnica, rapidamente chamaram as colegas. Gritaram: – Corram! Corram! Encontramos dois idiotas! Foram pousando no picolé, nariz, aro dos óculos, língua... Júlio se manteve firme, lágrimas escorriam. Só saiu gritando depois da primeira picada, na língua. Decidi, ali, que ele era digno do meu amor. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003420.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2015.
O conto é uma narrativa e, como tal, caracteriza-se por elementos próprios desse gênero.
Informe o tempo verbal predominante no conto, os personagens e o espaço da narrativa.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Diversos grupos étnicos estão na base da população de Minas Gerais. Essa diversidade étnico-cultural exerceu influência profunda nos costumes, nas crenças e nas tradições da população mineira desde o século XVIII. Tal diversidade deve-se
a) à existência de numerosos grupos indígenas na região desde o século XVII, únicos responsáveis pela composição da população em Minas.
b) à migração interna, à entrada maciça de africanos no período colonial e, também, à chegada de imigrantes europeus no século XIX.
c) ao desprezo dos mineiros pelos imigrantes provenientes de países externos à América do Sul, em especial, os africanos e europeus.
d) ao ingresso de imigrantes provenientes do sul do Brasil durante o período colonial e à valorização da cultura dos indígenas existentes na região de Minas.
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
"O primeiro que, cercando o terreno, se lembrou de dizer: “isto é meu” e encontrou pessoas bastante simples para o acreditar foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, misérias e horrores não teriam sido poupados ao gênero humano se aquele que, arrancando as estacas ou tapando o fosso, tivesse acreditado aos seus semelhantes: “não escutem esse impostor! Vocês estarão perdidos se esquecerem que os frutos são de todos e que a terra não é de ninguém!”.
ROUSSEAU, J.-J. A origem da desigualdade entre os homens. São Paulo: LaFonte, 2017.
Para Rousseau, filósofo suíço, a propriedade privada representa o(a)
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Cada região do Brasil tem suas próprias tradições e manifestações culturais, que ajudam a contar a história do povo brasileiro. Um exemplo de fonte imaterial é o frevo, dança típica da região Nordeste.
O que são fontes imateriais?
- Filosofia | 3. Medieval
Por conseguinte, verificamos que aprender essas tais coisas, cujas imagens não absorvemos pelos sentidos, mas vemos, tal como são, dentro de nós mesmos, em si mesmas, sem imagens, não é outra coisa senão como que recolher, pensando, aquilo que a memória, indistinta e desordenadamente, continha, e fazer com que, reparando nelas, as coisas, que estão como que colocadas à disposição na própria memória, onde antes, dispersas e esquecidas, estavam ocultas, ocorram facilmente à atenção já familiar.
AGOSTINHO, Santo. Confissões. Covilhã: UBI, 2008. p. 58.
Agostinho de Hipona foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo. No acima trecho, ele apresenta sua concepção acerca da produção de conhecimento. Partindo da análise deste excerto, pode-se dizer que para este filósofo o conhecimento verdadeiro é oriundo da(s)