Ame e abaixe a pressão
Ficar ao lado de quem se ama também tem bons efeitos para a saúde. Um estudo da Universidade do Estado de Nova York mostrou que estar em companhia do parceiro abaixa a pressão arterial. O fenômeno ocorre mesmo nos casos em que a relação não é tão boa. A explicação está no fato de que a presença do companheiro dá sensação de segurança, diminuindo o stress.
O coração agradece.
ISTOÉ, São Paulo: Editora Três, p. 59, 30 maio 2001.
O texto ressalta
Questões relacionadas
- História | 4.1 Alta Idade Média
Os homens da Idade Média estavam persuadidos de que a terra era o centro do Universo e que Deus tinha criado apenas um homem e uma mulher, Adão e Eva, e seus descendentes. Não imaginavam que existissem outros espaços habitados. O que viam no céu, o movimento regular da maioria dos astros, era a imagem do que havia de mais próximo no plano divino de organização.
(Georges Duby. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos, 1998. Adaptado.)
O texto revela, em relação à Idade Média ocidental,
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
You know the exit is somewhere along this stretch of highway, but you have never taken it before and do not want to miss it. As you carefully scan the side of the road for the exit sign, numerous distractions intrude on your visual field: billboards, a snazzy convertible, a cell phone buzzing on the dashboard. How does your brain focus on the task at hand?
To answer this question, neuroscientists generally study the way the brain strengthens its response to what you are looking for – jolting itself with an especially large electrical pulse when you see it. Another mental trick may be just as important, according to a study published in April in the Journal of Neuroscience: the brain deliberately weakens its reaction to everything else so that the target seems more important in comparison.
Such research may eventually help scientists understand what is happening in the brains of people with attention problems, such as attention deficit/hyperactivity disorder. And in a world increasingly permeated by distractions – a major contributor to traffic accidents – any insights into how the brain pays attention should get ours.
Scientific American, July 2014. Adaptado
(FUVEST 2015 1ª FASE) De acordo com o texto, a pesquisa mencionada pode
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(IBMECRJ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Texto 1
Max Weber, um dos analistas mais críticos da lógica da história moderna (ou da falta dela), observou que o fenômeno que marcava o nascimento do novo capitalismo era a separação entre atividade econômica e atividade doméstica – em que o doméstico significava a densa rede de direitos e obrigações mútuas mantidas pelas comunidades rurais e urbanas, pelas paróquias ou grupos de artesãos, em que as famílias e vizinhos estavam estreitamente envolvidos.
Com essa separação, o mundo dos negócios se aventurou por uma autêntica terra fronteiriça, uma terra de ninguém, livre de problemas morais e restrições legais e pronta a ser subordinada ao código de conduta próprio da empresa. Como já sabemos, essa extraterritorialidade sem precedentes da atividade econômica conduziu a um avanço espetacular da capacidade industrial e a um acréscimo da riqueza.
Também sabemos que, durante quase todo o século XX, essa mesma extraterritorialidade resultou em muita miséria humana, em pobreza e em uma quase inconcebível polarização das oportunidades e níveis de vida da humanidade. Por último, também sabemos que os Estados modernos, então emergentes, reclamaram essa terra de ninguém que o mundo dos negócios considerava de sua exclusiva propriedade.
Texto 2
As Quatro Gares
Oswald de Andrade
Infância
O camisolão
O jarro
O passarinho
O oceano
A visita na casa que a
Gente sentava no sofá
Leia os comentários sintático-semânticos abaixo elaborados sobre a frase "A visita na casa que a gente sentava no sofá".
I. Essa estrutura ressalta o sentimento de nostalgia, frequente na poesia modernista
II. Embora pareça incoerente, essa estrutura tenta retratar o registro da linguagem coloquial de uma criança.
III. Nesse poema pode ser encontrado uma das atitudes permanentes que singularizam a poesia oswaldiana: o humor
A respeito dessas afirmações pode-se dizer que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
No texto 1, as aspas empregadas na expressão “molhando a mão” (ℓ. 3) foram usadas para dar a ela um sentido
- Literatura | 2. Produção Medieval
(UFRGS) Considere as seguintes afirmações, relacionadas ao episódio do embarque do fidalgo, da obra "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.
I - A acusação de tirania e presunção dirigida ao fidalgo configura uma crítica não ao indivíduo, mas à classe a que ele pertence.
II - Gil Vicente critica as desigualdades sociais ao apontar o desprezo do fidalgo aos pequenos, aos desfavorecidos.
III - No momento em que o fidalgo pensa ser salvo por haver deixado, em terra, alguém orando por ele, evidencia-se a crítica vicentina à fé religiosa.
Quais estão corretas?