Um químico e um biólogo discutiam sobre a melhor forma de representar a equação da fotossíntese. Segundo o químico, a equação deveria indicar um balanço entre a quantidade de moléculas e átomos no início e ao final do processo. Para o biólogo, a equação deveria apresentar as moléculas que, no início do processo, fornecem os átomos para as moléculas do final do processo.
As equações propostas pelo químico e pelo biólogo são, respectivamente.
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
O hábito de comer um prato de folhas todo dia faz proezas para o corpo. Uma das formas de varir o sabor das saladas é experimentar diferentes molhos. Um molho de iogurte com mostarda contém 2 cilheres de sopa de iogurte desnatado, 1 colher de sopa de mostarda, 4 colheres de sopa de água, 2 colheres de sopa de azeite.
DESGUALDO. P. Os Segredos da Supersalada. Revista Saúde. Jan. 2010.
Considerando que uma colher de sopa equivale a aproximadamente 15 mL, qual é o número máximo de doses desse molho que se faz utilizando 1,5 L de azeite e mantendo a proporcionalidade das quantidades dos demais ingredientes?
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(FUVEST 2015 1ª FASE) Um trabalhador de massa m está em pé, em repouso, sobre uma plataforma de massa M. O conjunto se move, sem atrito, sobre trilhos horizontais e retilíneos, com velocidade de módulo constante v. Num certo instante, o trabalhador começa a caminhar sobre a plataforma e permanece com velocidade de módulo v, em relação a ela, e com sentido oposto ao do movimento dela em relação aos trilhos.
Nessa situação, o módulo da velocidade da plataforma em relação aos trilhos é
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UNIT)
O heredograma representa a distribuição genética de uma patologia evidenciada em quatro gerações de uma família. A partir da análise dos dados, pode-se afirmar:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UERN) A reação de substituição entre o gás cloro e o propano, em presença de luz ultravioleta, resulta como produto principal, o composto:
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
Por que baleias encalhadas morrem?
Há 38 milhões de anos, quando os mamíferos ancestrais das baleias trocaram a superfície pelos oceanos, foi para nunca mais voltar. Tanto que uma baleia encalhada se sente um peixe fora d’água. Ela respira ar, claro; mas desidrata, superaquece, sufoca e não suporta o próprio peso. Não à toa, o protocolo nesses casos é a eutanásia. “Se ficar constatado que os danos são irreversíveis, o recomendado é sacrificar o animal. É um processo extremamente doloroso, um sofrimento enorme para o bicho”, diz o biólogo Salvatore Siciliano, da Escola Nacional de Saúde Pública. Nos EUA, desde 2003, dados do governo mostram um número crescente de encalhes fatais. Alguns cientistas dizem que há um aumento de notificações. Já a maioria pessimista acredita que o crescimento do problema é causado por atividades humanas. Baleias se ferem em redes de pesca, sofrem com doenças provocadas pela poluição dos oceanos e são afetadas por exercícios militares com o uso de sonar. Também é possível que mudanças climáticas estejam diminuindo a oferta de krill, base da alimentação das baleias – mais mal alimentadas, elas se tornam mais encalháveis.
Disponível em: https://super.abril.com.br. Acesso em: 12 jan. 2018.
Esse animal, mesmo com respiração pulmonar, morrerá por falta de ar, pois