Analise o gráfico de uma pesquisa realizada na cidade de Natal em 2005.
Crie duas hipóteses para a escolha de relacionamento com o sexo oposto da maioria dos jovens.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 02. O comércio e as rotas de circulação
Observe o mapa a seguir. Ele mostra as regiões da África onde o tráfico de escravos para a América foi o mais intenso, ocupada pelos bantos e sudaneses, os que mais sofreram com esse tráfico.
A partir da leitura do mapa, complete as lacunas das frases a seguir com as palavras adequadas.
a) Os africanos que foram levados a Salvador saíram de _________________ e eram chamados de .
b) Os africanos que chegaram ao Rio de Janeiro e Recife vieram de e eram chamados de _________________ .
c) Agora responda. Como eram transportados os africanos nessas viagens até a América?
- Matemática | 15.2 Reta
Na figura, a reta r intercepta o plano α em P e forma com ele um ângulo de 30º.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Texto 2
A completude não existe
Vira e mexe ouço alguém dizer:
“Fulano não me completa”. Como se a
[120] completude existisse. Trata-se de um mito
originário da Grécia que se perpetua no
nosso imaginário. Segundo o mito, nos
primórdios, a forma humana era uma
esfera com quatro mãos, quatro pernas,
[125] duas cabeças e dois sexos. Os seres
humanos se deslocavam para a frente e
para trás e, ao correr, giravam sobre os
oito membros. Seu orgulho e sua força
eram tamanhos que, para enfraquecê-los,
[130] Zeus os cortou pela metade. Para os
gregos, o corte deu origem ao amor, que
junta as metades e de dois seres faz um.
Num de seus seminários, Lacan
retomou esse mito para ensinar que, na
[135] verdade, o amor é “o desejo impossível de
ser um quando há dois”. Noutras palavras,
é o desejo impossível da completude já
que o desejo de um sujeito nunca coincide
inteiramente com o do outro. A
[140] coincidência que o amante pode celebrar é
a da crença na liberdade do amado. Uma
crença que se expressa assim: “Faça o
que você deseja porque o seu desejo é o
meu”. Com ela, a relação se renova
[145] continuamente e se perpetua, torna-se
possível.
Isso significa que o egoísmo é
incompatível com o amor e este requer
uma educação especial. Que o próprio
[150] amor, aliás, oferece, porque ele torna os
amantes inteligentes. A paixão cega, mas
o sentimento amoroso ilumina. O amante
não precisa perguntar ao amado o que
este quer, pois quem ama sabe a
[155] resposta. […]
(Betty Milan. Veja. 1/04/2010. Edição 2161, an° 43, no 16.)
Assinale a opção em que o que se diz NÃO está relacionado corretamente com o mito da representação do ser humano em forma de esfera.
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Apesar do forte crescimento econômico verificado nos últimos anos na Índia, os indianos convivem com problemas políticos que vem da época da independência e que tem gerado conflitos como o Paquistão.O ponto central do conflito da Índia com o Paquistão é a disputa pela Caxemira.
Analise o mapa
Fonte:http://www.movimentocyan.com.br/home/movimente-se/agua-na-oca/2010/12/22/ponto- de-discordia Acesso em: 20/02/2011.
A partir das interpretações referentes aos dados históricos que fundamentam o conflito na Caxemira é possível afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
(ENEM 2016 1ª APLICAÇÃO) BONS DIAS!
14 de junho de 1889
Ó doce, ó longa, ó inexprimível melancolia dos jornais velhos! Conhece-se um homem diante de um deles. Pessoa que não sentir alguma coisa ao ler folhas de meio século, bem pode crer que não terá nunca uma das mais profundas sensações da vida, – igual ou quase igual à que dá a vista das ruínas de uma civilização. Não é a saudade piegas, mas a recomposição do extinto, a revivescência do passado.
ASSIS. M. Bons dias! (Crônicas 1885-1839). Campinas Editora da Unicamp, São Paulo: Hucitec, 1590.
O jornal impresso é parte integrante do que hoje se compreende por tecnologias de informação e comunicação. Nesse texto, o jornal é reconhecido como: